Skip to main content

Está na dúvida sobre como escolher a bike de trilha ideal para você? Essa é uma tarefa importante para quem quer começar a pedalar, mas em muitas vezes não sabe por onde começar. Para escolher o modelo certo é uma somatória de fatores até chegar ao resultado final de qual é a bicicleta ideal para você.

Com tantas opções no mercado, talvez fique difícil escolher. Por isso, para te ajudar nessa missão, separamos as principais características que você deve avaliar para investir na sua bicicleta.

Qual a diferença das bikes de trilha para as outros modelos?

As bikes de trilha conhecidas também como Mountain bike, são muito requisitadas por quem ama pedalar em diferentes terrenos.

Diferente das bicicletas utilizadas para lazer ou mesmo transporte, as MTB em específico, possuem algumas características únicas que se diferem das demais. Isso porque, devido aos terrenos irregulares em que são utilizadas, elas precisam ser mais robustas, bem estruturadas e de fácil adaptação.

Outra diferença das mountain bikes é que elas podem ser usadas para diversos fins, além de trilhas, diferente das bicicletas de lazer e esporte que não são recomendadas para outras finalidades.

As mountain bikes possuem pneus mais largos e com cravos, algumas chegam até 27 marchas, são mais estáveis e muitas outras características que as tornam incríveis.

Antes de falar sobre as características importantes para escolher a bike de trilha ideal, conheça os dois modelos de mountain bike, são eles:

Bike Hardtail

O termo Hard significa rígido e o tail é cauda, deixando o apelido para esse modelo de “rabo duro”. Isso porque, esse tipo de bike possui quadro rígido e suspensão no garfo dianteiro. Essas duas características eliminam o peso da bike, deixando-a muito mais leve.

Além disso, como o quadro é rígido, as arrancadas serão mais rápidas, pois a força dos pedais é transferida sem perda de energia para a roda traseira, aumentando a potência sem perder o desempenho na trilha.

Bike Full suspension

O termo Full significa cheio e Suspension é suspensão. Dá para imaginar o porque essa bike ganhou esse nome, não é mesmo?
Esse modelo é composto por suspensão dupla, sendo no garfo dianteiro e no quadro. Com isso, essa bike consegue proporcionar mais conforto em percursos longos, absorvendo bem os impactos causados pelo terreno acidentado e evitando desconforto e dores no corpo.

Além disso, sua roda traseira possui mais tração, agarrando bem ao solo e proporcionando maior estabilidade quando estiver em alta velocidade.

Confira alguns modelos de mountain bike para você escolher a bike de trilha ideal.

Principais características para escolher a bike de trilha

Agora que você conhece os modelos de MTB, veja algumas características importantes que deve considerar para escolher a bike de trilha ideal para você:

Tamanho das rodas

As rodas de MTB são de 26, 27,5 e 29 polegadas e a diferença entre elas está na arrancada.

As rodas com polegada 29, possuem uma arrancada mais lenta, porém após pegar embalo ela desenvolve melhor, mantendo uma velocidade maior e diminuindo os impactos do terreno. Diferente da roda de polegada 26 que possui uma ótima arrancada, mas perde no desenvolvimento posterior.

E a roda de 27 polegadas fica ali no meio-campo, sendo uma intermediária entre as duas opções anteriores. Entretanto, esse modelo se destaca bem em subidas íngremes.

Por isso, defina qual é o seu objetivo para dar preferência a um desses modelos.

Tipo de pneu

Os pneus cumprem um papel importante de garantir aderência ao solo e precisam ser bons para evitar furos ou rasgos.

Por isso, após definir a polegada da sua roda, opte por pneus largos que tem entre 2.2 a 2.4 polegadas. Assim, com a ajuda dos cravos você ganha mais estabilidades, aderência e conforto.

Tipo de selim

Um dos fatores de desconforto para os ciclistas normalmente é o selim. Por isso, na hora de escolher o banco da bike, não pegue qualquer um!

Para obter um bom desempenho enquanto pedala, é necessário que o selim absorva um pouco das vibrações causadas pelo terreno acidentado. Por isso, opte por um modelo que possua preenchimento, seja em espuma, gel couro ou até mesmo em tecido.

Além disso, você pode optar por selim vazado, para ajudar na descompressão do períneo.

Tipo do pedal

O pedal está ligado diretamente a pedivela, que é a responsável por transferir a força das pernas do ciclista à coroa e ao eixo, fazendo com que a bicicleta se movimente.

Já deu para perceber a importância de escolher bons tipos de pedal para bike, certo? Além disso, para o mountain bike você pode optar por um pedal de encaixe para a sapatilha, que deixa os pés bem presos, melhorando o desempenho durante as pedaladas.

5 vantagens das Mountain Bikes

Até aqui já deu para percebeu que a mountain bike é o modelo ideal para trilha, certo?

Para dar aquele empurrãozinho e te ajudar na escolha, confira essas 5 vantagens que tornam a MTB incrível e perfeita para as aventuras:

  1. Fácil adaptação em diferentes terrenos como lama, pedras, buracos e obstáculos naturais;
  2. Suportam subidas mais íngremes sem impactar no seu desempenho;
  3. Oferecem mais equilíbrio e conforto independente de onde estiver;
  4. Podem ser usadas em diversos terrenos, desde montanhas até o asfalto;
  5. Permitem mais velocidade mantendo a bike estável.

E aí, gostou das dicas? Dentre tantas opções no mercado, agora ficou mais fácil escolher a bike de trilha ideal para você.

Compartilhe esse post com aquele amigo que também está em busca do modelo perfeito.

E já que o assunto é Mountain Bike, fique por dentro de tudo que vai rolar na Copa do Mundo de MTB em 2022 aqui no Brasil. Clique aqui!

Leave a Reply