Skip to main content

Quem pedala com frequência está cada vez mais envolvido no universo da bike e tem buscado saber mais sobre equipamentos, acessórios e vestuários para o pedal. Muitos ficam sempre atentos às novidades do mercado, outros ainda contam com a ajuda de especialistas. Principalmente quando chega a hora de trocar a sapatilha ou de comprar uma nova. E aí surge a pergunta: como escolher a sapatilha de ciclismo?

 

Ciclismo

Muito esforço físico, disciplina, perseverança, suor e endorfina. Estamos falando de um esporte cujo meio de locomoção é a bike. 

Uma pesquisa feita em 2017, aponta que existem mais de 70 milhões de bikes só no Brasil. Já pensou na sua importância não só como veículo de transporte, como também aliada da saúde física e mental das pessoas?

O ciclismo pode ser praticado individualmente ou em grupo. Portanto existem seis modalidades do esporte. O Bicycle Motocross, o Bicycle Motocross freestyle, o Mountain Bike, o Ciclocross, o Road Bike, o ciclismo indoor e o Triathlon. Para cada modalidade, um tipo de bike diferente e os equipamentos, não necessariamente são os mesmos. Aliás, a sapatilha é um desses itens essenciais para o pedal.

Sapatilha é essencial

A sapatilha não é um item pra te deixar mais cool ou na moda. Então qual o objetivo da sapatilha, afinal? A razão de existir da sapatilha é o posicionamento do pé no pedal.

Ao pedalar, o pé muda de posição, com a sapatilha, o pé permanece fixo, o que reflete diretamente no desempenho. O ciclo da pedalada completo é quando existe um esforço equivalente, ou menor, para atingir uma velocidade maior. Diferente de outros calçados, as sapatilhas são projetadas para garantirem a eficiência desse ciclo.

Benefícios

Além de possibilitar um melhor desempenho e conforto, o uso de sapatilhas de ciclismo também dá segurança ao ciclista. Com o pé firme ao pedal, a possibilidade dele escapar ou de um tombo ocorrer, é menor.

Por isso, aqui você vai encontrar dicas para escolher a sua sapatilha de ciclismo. Vamos lá?

Dicas para escolher a sapatilha de ciclismo:

 

1 – Finalidade

Cada sapatilha tem suas peculiaridades, de acordo com a modalidade de ciclismo praticada. Cada modelo melhora o desempenho por modalidade.

Independente do terreno, as sapatilhas para a prática de Mountain Bike, Bicycle Motocross, Bicycle Motocross freestyle e Ciclocross devem ser bem resistentes e versáteis. Outra característica são as garras no solado, que possibilitam o deslocamento. Conforme a necessidade de caminhar em terrenos irregulares, empurrar a bicicleta, por exemplo, a sapatilha deve facilitar o clipar e desclipar. 

Para a prática de Road Bike, a necessidade de caminhar é menor. Aliás, as sapatilhas indicadas precisam ter solado mais rígido e liso. Como na estrada o esporte exige mais velocidade, nesse caso a transferência de potência é essencial.

Geralmente, as sapatilhas de ciclismo de pista ou indoor são semelhantes às de Road Bike. Pois têm o solado liso ou cravos que podem ser recuados para o caminhar. Mas mesmo sendo rígidas, devem ser confortáveis e a refrigeração dos pés também é importante.

Para a prática de Triathlon as sapatilhas devem proporcionar mais facilidade na hora do calçar e descalçar. Para esse esporte, elas também devem ter aerodinâmica, rigidez e conforto. Principalmente por ser uma modalidade que exige do atleta descer da bicicleta, você deve estar atento se a sapatilha também possibilita conforto ao caminhar.

 

2 – Sistema de encaixe

O clip ou clip-in é o sistema de encaixe da sapatilha no pedal. Para puxar e empurrar os pedais. Os modelos de sapatilhas disponíveis podem ter 2 ou 3 pontos para o encaixe. Portanto, você deve estar atento aos sistemas de encaixe se são os mesmos da sua bike.

 

3 – Sistema de ajuste

A forma como a sapatilha deve ser ajustada ao pé é também muito importante. Ela deve estar firme no pé. Afinal, uma sapatilha que não está ajustada pode causar incômodo ou até mesmo atrapalhar o desempenho.

Sapatilhas com cadarço são bem semelhantes aos tênis. Pois apresentam um ajuste preciso, aerodinâmica e são bem confortáveis.

As sapatilhas de velcro, assim como as de cadarço, também apresentam ajuste perfeito ao pé, além de serem mais leves.

Outra forma de ajuste são as sapatilhas feitas com um sistema de catraca. Embora seja mais seguro, esse sistema precisa de ambas as mãos para o ajuste.

Já o sistema de disco é o que tem de mais moderno e mais avançado em termos de fechamento para sapatilhas. O sistema permite que o ajuste seja feito de forma fácil, segura e até mesmo usando uma mão só, como alguns modelos da Shimano, por exemplo.

 

4 – Tamanho

Igualmente aos outros calçados, a numeração errada pode provocar até mesmo lesões. O que parece óbvio, não é tanto assim. A maioria dos modelos de sapatilha de ciclismo são fabricadas no exterior, portanto a numeração é diferente. Basta seguir esse guia de conversão de medidas para acertar a numeração na hora da compra.

Agora que você já tem o passo a passo do que é importante e necessário para encontrar a sapatilha de ciclismo ideal, não se esqueça de se preocupar com outros equipamentos para o pedal.

Você já está à procura do selim perfeito para a sua bike? Aqui também tem post com dicas para te ajudar nessa busca. Clique Aqui!

Leave a Reply