Skip to main content

Se você é um amante do Mountain Bike, então com certeza você sabe que temos um atleta campeão nesse esporte. Mais que um grande atleta, temos um campeão mundial.

Henrique Avancini, ou Avança, pedala desde a infância com grande incentivo da família. Desde então já conquistou inúmeros títulos, foi campeão brasileiro por seis vezes e é hoje o número 1 no ranking mundial da União Ciclística Internacional. E ainda tem mais.

foto por Bike RegistradaHenrique Avancini, o número 1 do mundo
Foto: © Bike Registrada

Infância e principais títulos

Avancini nasceu em 30 de março de 1989 e aos 8 anos já dava suas primeiras pedaladas. Na época, seu pai, Ruy Avancini, proprietário de uma oficina de bicicletas em Petrópolis, construiu para ele um modelo adaptado (aro 12’’) a partir de outra bike velha de aro 22’’.

Avancinis, pai e filho em suas bikes
© ARQUIVO PESSOAL

A partir de então Henrique não se cansou de criar seus próprios circuitos. Subia e descia o mesmo trecho repetidas vezes. Uma brincadeira que lhe trouxe o título de segundo lugar como atleta mirim em uma competição no interior do Rio de Janeiro.

Em 2006 e 2007, Avancini conquistou 4 títulos importantes, ainda na categoria júnior:

  • 2 Ouros consecutivos no campeonato brasileiro XCO;
  • e 2 ouros consecutivos no Campeonato Pan-Americano de MTB

Com certeza ele não parou por aí. A partir de 2009, ele começa a integrar uma equipe europeia e, com a mudança para a Itália, alcança vários pódios na categoria sub-23 e logo depois na Elite. Veja a seguir algumas de suas principais conquistas ao longo de sua história como atleta:

  • ouro nos campeonatos brasileiros de MTB XCO: 2008, 2009, 2011, 2013, 2015, 2016, 2018 e 2019;
  • ouro nos campeonatos Pan-Americanos MTB em 2015;
  • ouro nos Jogos Sul-Americanos em 2014.

Avancini coleciona ao todo 17 títulos nacionais, entre eles os dois mais recentes: hexacampeão na categoria Cross Country Olímpico (XCO) e o primeiro título de short track (XCC)

Mas calma que o melhor ainda está por vir!

Campeão Mundial

O ciclista já afirmou em várias entrevistas que o seu maior objetivo não era ser o melhor do Brasil, mas sim do mundo. A partir de sua entrada na equipe Cannondale Factory Racing e sua inserção cada vez mais agressiva nas competições internacionais, o atleta campeão Henrique trouxe para o Brasil dois ouros: 

  • campeonato Mundial MTB XCM em 2018, na Itália;
  • e a Copa do Mundo de MTB XCO na República Tcheca, em outubro de 2020.
Avancini-Atleta-Campeao-HistoriaCampeão do Mundo em 2018, na Itália
Foto: ©Michal Cerveny

Esses títulos transformaram Avancini numa referência mundial e com certeza difundiu ainda mais a prática do Mountain Bike no Brasil. Pela repercussão mundial, os brasileiros começaram a se encantar ainda mais pelo esporte (que já gostavam) e entenderam que o país não precisa se contentar só com o sucesso do futebol. Mas nem tudo são flores…

Obstáculos e dificuldades

Até aqui acompanhamos os momentos de glória do campeão. Mas tanto Henrique Avancini quanto o seu pai já esclareceram publicamente as dificuldades enfrentadas no início da carreira. 

A decisão de ir para a Europa e começar a disputar campeonatos internacionais ainda muito jovem foi iniciativa do próprio Avancini. Ele poderia ter optado por ter um agente responsável por seus ganhos e contratos. Mas preferiu caminhar de forma independente e tomar conta de tudo sozinho. Uma opção mais trabalhosa, porém lhe ajudou a aprimorar seu lado empreendedor desde cedo. 

Ele permaneceu independente por um bom tempo, dividindo apartamento com outros competidores, indo para as competições internacionais e voltando para o Brasil de 3 em 3 meses, passando por tantos lugares para competir que nem sabia onde estava.

Como se não bastasse, Avancini lidou por um período com algumas lesões e a situação saiu do controle até o ponto em que ele percebeu que sua saúde mental estava sendo afetada. 

Foi quando ele começou a se cuidar de forma mais completa com acompanhamento psicológico especializado, o que trouxe enormes contribuições para seu lado pessoal e profissional. Afinal, hoje temos um brasileiro campeão do mundo de MTB.

O “Avança”

E é por isso que ninguém segura Henrique Avancini, carinhosamente apelidado por “Avança”, já que nunca pára em suas conquistas e está sempre em busca de mais. Como se não bastasse o seu talento sobre duas rodas, ele não deixou barato no desenvolvimento de seu lado empreendedor.

Avança, juntamente com seu pai, criou em 2015 o AVA Project com o intuito de desenvolver e treinar jovens atletas para o ciclismo no MTB. Nada mais justo que compartilhar sua rica experiência e contribuir na formação de novos campeões. 

Ele relata que a criação da equipe foi de grande realização pessoal e é um dos projetos que mais lhe proporciona alegria e satisfação. Atualmente, é composta pelos jovens ciclistas: Edson Rezende, Marcela Lima e Pedro Lage. 

Os Avancinis e os integrantes da Caloi Race Team
Foto:
©Hudson Malta

Henrique Avancini nos mostra, ao longo de sua história, que determinação e persistência só nos levam à vitória. E não podemos nos enganar achando que assumir a escolha do Mountain Bike será fácil. 

Com o objetivo de ser atleta ou não, o biker aprende com ele que essa prática esportiva requer, além de esforço físico, uma visão de futuro, com metas a ser cumpridas e muitos circuitos a serem conquistados. 

Aprendemos com ele que MTB e coragem são aliados importantes para os amantes da bike!

Leave a Reply