Skip to main content

O tempo fechou por aí? Está com “cara de que vai chover”? Pois é, as condições climáticas podem mudar de uma hora para outra e pedalar na chuva pode ser uma experiência um tanto desconfortável e até mesmo perigosa.

Uma chuvinha pode chegar de surpresa durante o pedal e como sabemos,  esses imprevistos de fato acontecem, portanto, queremos que você esteja preparado e bem equipado para pedalar. 

Por isso, reunimos 6 dicas importantes para te ajudar a pedalar na chuva com segurança e evitar incidentes. Vamos lá? 

 

1) Antes de sair confira a previsão do tempo

Existem períodos do ano que são marcados pelas chuvas, por exemplo, entre os meses de outubro a março. Porém, o temporal pode ocorrer em qualquer período, dia e até hora, pegando muitos ciclistas de surpresa.

Para evitar o inesperado, antes de sair de casa, sempre confira a previsão do tempo. Assim, você acompanha as mudanças climáticas e verifica se existe alguma probabilidade de chuva. Fazendo isso, você irá se programar quanto a proteção e segurança.

Existem diversos aplicativos gratuitos para você  baixar e ter o controle das informações climáticas. Alguns permitem até registrar os dados de mais de um local, o que funciona muito bem para turma que curte um pedal longo passando por diversas cidades, podendo assim, acompanhar o clima de todos os locais por onde pedalarem.

Ou se preferir, de forma ainda mais prática, você pode colocar no navegador do seu celular ou computador a palavra “clima” e o nome da cidade ou bairro onde vai passar. Assim, você terá de forma rápida informações básicas para fugir da chuva.

 

2) Tenha roupas apropriadas

Pense, ao pedalar na chuva você fica todo molhado e frio, automaticamente o seu corpo vai trabalhar para produzir mais energia e mantê-lo aquecido, certo?

Considerando que você está pedalando, seu corpo terá que dobrar o trabalho para produzir ainda mais energia, ou seja, um possível desgaste físico que pode muito bem ser resolvido com roupas apropriadas. 

Já citamos aqui no blog sobre as roupas de ciclismo ideais para você curtir o rolê com total conforto. No geral, elas devem ser roupas próprias para o pedal, pois possuem tecnologia e materiais específicos que proporcionam comodidade e liberdade durante a atividade.

Em clima de chuva, esses trajes apropriados chegam para somar, visto que ajudam na melhor absorção da umidade, secam com facilidade e contribuem para ter uma melhor movimentação.

Outra peça importantíssima e fundamental é a capa de chuva, que evita o excesso de umidade, protege dos ventos, dentre outros benefícios.

Por isso, saia para o pedal com roupas de ciclismo e na mochila sempre tenha uma capa de chuva, com materiais de impermeabilização.

Dica extra: opte por capas que tenham cores claras e/ou com refletivos para o caso de chuvas fortes, para que motoristas na via possam te ver, 

Além dessas roupas, se atente também para uma mochila que seja impermeável, evitando que seus itens e acessórios molhem.

 

3) Utilize luvas

As luvas são acessórios fundamentais, seja em dias de chuva ou sol, pois garantem uma melhor aderência ao pedalar, além de proteger as mãos.

Quando digo proteção, não é apenas de um possível acidente, mas também quanto ao frio durante as chuvas, podendo causar formigamento e até dormências.

Por isso, se for pedalar em dias chuvosos ou for pego de surpresa, tenha com você as luvas de proteção ao frio, aquelas de modelo mais fechado nos dedos e punhos.

 

4) Cuidado ao frear e trocar as marchas

Dias chuvosos por si só já são perigosos, mesmo para aqueles ciclistas que possuem certa experiência.

Portanto, ao frear o cuidado precisa ser dobrado, pois, a água acaba diminuindo a eficácia dos freios. Sendo assim, o ideal é que você diminua a velocidade e tente continuar o pedal em um ritmo um pouco mais devagar.

Outra peça que sofre um pouco com as chuvas é o câmbio de marchas. Isso acontece, pois, o contato com a água faz com que a ação lubrificante da transmissão fique comprometida. Por isso, se puder, evite ao máximo trocar as marchas.

5) Invista em boa iluminação da bike

Assim como os acessórios de segurança que você costuma carregar na mochila, os itens de iluminação devem estar funcionando devidamente.

Em períodos chuvosos, principalmente nas cidades, as vias podem ficar com pouca visibilidade e a iluminação será uma grande aliada nesse momento.

Portanto, invista em uma boa iluminação para garantir em dia chuvoso, nublados ou no período noturno, mais segurança e proteção.

Se você ainda não tem ou nem sabe quais os melhores itens de iluminação para sua bike, confira as dicas para escolher um bom kit de iluminação para sua companheira de aventuras

6) Redobre a atenção ao pedalar na chuva

Nunca se sabe onde terá um buraco ou mesmo uma mancha de óleo. Esses são só alguns dos fatores que podem acabar te derrubando da bike. Por isso, evite passar muito próximo ao meio fio, onde possa haver bueiros destampados e causar um acidente.

Além disso, evite poças d’água ou lugares alagados, pois há possivelmente um buraco que pode te desequilibrar.

Outra dica é ter cuidado com as surpresas, como, por exemplo, as manchas de óleo, que junto a água deixam tudo ainda mais escorregadio. Sem contar algumas vias como paralelepípedos, passeios, lajotas e faixas de pedestre podem fazer com que o pneu perca um pouco da aderência.

E aí, já se sente mais preparado para enfrentar a chuva caso seja surpreendido durante o pedal? Lembre-se que todo cuidado é pouco.  Nas épocas chuvosas do ano, nunca saia despreparado. 

 

Confira também algumas dicas para evitar a fadiga no pedal, é só clicar aqui e entender tudo sobre como evitar esse mal ao pedalar.

Aproveite e siga a The Bike Culture no instagram, por lá você fica por dentro de tudo que rola no mundo do pedal.