Skip to main content

Liso, com rachaduras, com variações de preço, de fibra de carbono, de alumínio, mais simples ou sofisticados, o pedal de bicicleta é tão importante quanto a própria bike para o pedalar. É o pedal que vai garantir o conforto, o desempenho e até mesmo a segurança do ciclista.

Está pensando em fazer um upgrade ou trocar de pedal e quer dicas, então veio ao post certo!

Melhorando sua experiência

Pedalar traz vários benefícios, como aprimorar a resistência, emagrecer, ajudar na respiração, reduzir o colesterol, controlar a glicemia no sangue, eliminar as toxinas, melhorar a circulação, regular a pressão arterial, rejuvenescer, dentre outros benefícios. Além de contribuir com a qualidade de vida, o ciclismo transforma interessados em apaixonados pelo esporte.

Portanto, independente se seu objetivo é lazer, trabalho, transporte, saúde ou esporte, você vai passar por transformações e sua companheira, a bicicleta, também. À medida que o tempo passa, o ciclista percebe esses avanços e sente a necessidade de equipamentos auxiliares, componentes e claro, de fazer ajustes na bicicleta.

Assim como quando comprou a sua primeira bike, escolher o pedal adequado a ela também requer atenção. Além de um upgrade eventual, talvez você também queira mudar de objetivo e esse, também, deve ser o momento para trocar o pedal e melhorar a sua experiência.

Pedal de Bicicleta

Você conhece os tipos de pedal de bicicleta e suas funcionalidades? Para entender melhor qual o pedal ideal, fizemos uma lista para te auxiliar em sua decisão. Vamos a eles:

  • Plataforma;
  • Clip;
  • Misto.

Assim como escolher a sapatilha para cada modalidade, o pedal deve ser escolhido conforme a bicicleta e o objetivo. Veja 4 dicas para escolher a sapatilha de ciclismo e suas peculiaridades.

Pedal de Plataforma

O primeiro pedal de bicicleta a gente não se esquece! Aliás, o modelo de plataforma é o mais simples. Feito de plástico, nylon ou alumínio é o pedal mais comum. A plataforma serve como base para os pés. Sendo assim, podem vir com muito ou pouco cravo e também com refletores. Além de poder, ser menor ou maior, o que vai depender da modalidade.

Um dos tipos de pedal de plataforma é usado para a prática do bicicross, ou BMX, como é mais conhecida. Este modelo tem cravos removíveis, com parafusos que podem ser trocados.

Pedal de Bike Trial

Embora seja um pedal de plataforma, o pedal de bike trial apresenta garras que facilitam a aderência da sapatilha. Mas têm um porém, caso esteja pedalando com esse tipo de pedal e seu pé escorregue, a canela pode receber um golpe e se machucar. Nesse caso, para evitar lesões, é indicado o uso de caneleiras.

Pedal de Clip

O pedal de clip foi pensado para encaixar em uma determinada sapatilha ao pedal. Sendo assim, para que o sistema de clipe funcione, é preciso encontrar o pedal certo para a sapatilha ou o contrário.

Aliás, o pedal de clip serve para maximizar a eficiência da pedalada. Portanto, independente de empurrar o pedal para baixo ou puxá-lo para cima, durante a atividade, é possível imprimir energia no movimento, em ambos os pés, diferente de outros tipos de pedal.

Outra vantagem é que pedais de clip evitam que o pé escape durante a pedalada. No entanto, é preciso ter experiência com pedais de clip, pois é necessário desclipar ao descer da bicicleta e nem sempre o ciclista se lembra disso. Nessas horas o tombo é certo!

Existem pedais de clip diferentes, que se adéquam a determinadas funções. Taquinho é o nome da peça ajustada à sapatilha. É ele que prende a sapatilha ao pedal. Existem taquinhos de cores e tamanhos diferentes. Os pedais de estrada são maiores, logo o tanquinho também deve ser maior, para transmitir a força dos pés no pedal de bicicleta com maior eficiência. Para a prática de mountain bike, o acessório deve ser pequeno, por conta da dificuldade de encaixar os pés com lama.

Pedal de Clip para Road Bike

A modalidade de ciclismo de estrada requer pedais de clip próprios para ela. Geralmente em formato triangular, os pedais para uma road bike são mais rígidos e têm taquinhos maiores.

Portanto, para ter mais firmeza no ciclo da pedalada, esse tipo de pedal oferece mais segurança, porque tem um sistema de molas. Além disso, o ajuste por molas facilita a clipagem e a desclipagem. Como os modelos da Shimano, por exemplo.

Pedal de Clip para Mountain Bike

Essa modalidade exige do ciclista a facilidade na hora de clipar e desclipar. Portanto, existe o modelo por pressão ou o modelo de encaixe de quatro lados iguais, por exemplo.

Pedal Misto

Existem também os pedais mistos. De um lado a plataforma e do outro o encaixe por clip. Aliás, com este tipo de pedal é possível desencaixar a sapatilha de um lado e usar a plataforma de outro, para dar mais segurança no pedalar.

O pedal de bicicleta é o elo que liga o ciclista à bike, por isso a escolha do pedal ideal é tão importante.

Além disso, a decisão, embora seja muito pessoal, deve ser ponderada e analisada. Portanto, se necessário, procure um profissional para te ajudar na escolha do pedal adequado para sua bike.

Agora você já sabe como escolher o pedal de bicicleta ideal? Apesar de muitas informações, essa não é uma tarefa difícil, muito pelo contrário, seguindo essas dicas, você tira essa tarefa de letra e verá os bons resultados a cada pedalada.

Continue acompanhando nossas dicas aqui no blog e fique por dentro de tudo que precisa saber para pedalar com segurança, performance, agilidade e claro, com muito prazer.

Compartilhe o post em suas redes sociais ou envie o link pelo WhatsApp!

Aproveite que já está por aqui e continue a leitura! Saiba qual o melhor momento para levar sua bike para a revisão.