Quem nunca sentiu aquela fisgada chata na perda depois da pedalada? Ou até mesmo durante o pedal a ponto de interromper a atividade? Pois é, todo ciclista está sujeito àquelas cãibras desagradáveis. Sejam elas durante ou no final de uma prova ou nas pedaladas do dia a dia. Mas como evitar cãibras durante o pedal?  

O ciclismo é um esporte que exige muito fisicamente, principalmente em longas pedaladas, onde o movimento repetitivo do pedal é constante, durante horas, o que torna isso estressante para os músculos. 

E quando se trata de evitar cãibras, o que não faltam são métodos populares e remédios, para evitar ou amenizar a dor. 

O que são e o que causam as cãibras durante o pedal? 

As cãibras são contrações involuntárias e dolorosas, de um ou mais grupamentos musculares. 

Qualquer grupo muscular pode ser envolvido no processo da cãibra, mas o quadro acomete com mais frequência os músculos das extremidades, principalmente os da perna. 

Elas podem começar durante a atividade física, no repouso e sim, até mesmo durante o sono. 

Essa dorzinha, que por muitas vezes é insuportável, tem diversas causas. 

Por exemplo: alterações do nível de eletrólitos no organismo, redução do fluxo sanguíneo, exercícios extenuantes que exijam muito da musculatura e compressões de nervos periféricos. 

Tudo isso pode causar a indesejável contração muscular. Portanto, se você é um entusiasta pelo pedal, está sujeito às cãibras. 

Mas em algumas vezes é possível evitá-las! Por isso, trouxemos algumas dicas valiosas para te ajudar a escapar das cãibras. 

Vá com calma nos eletrólitos 

Manter o equilíbrio de eletrólitos no seu corpo é fundamental na prevenção das cãibras. Eles desempenham um papel muito importante nas contrações musculares, no equilíbrio de fluidos e nos impulsos neurológicos. 

Então, tenha sempre com você, mas esteja ciente de que a bebida eletrolítica não faz milagre, por isso, você deve levar em consideração alguns pontos de cuidado. 

Listamos aqui abaixo. 

Cuide da alimentação 

Parece clichê, mas a boa alimentação é essencial para combater o aparecimento de cãibras. Pois quando o corpo possui todos os nutrientes necessários, o desempenho físico é melhor. 

Alimentos ricos em potássio, magnésio e sódio são ideais para evitar as contrações. 

Veja alguns: 

  •  Banana 
  •  Tomate 
  •  Abacate 
  •  Couve
  • Espinafre 
  • Brócolis 
  • Sementes oleaginosas 
  • Grãos integrais 

Se quiser saber mais, veja aqui algumas dicas e alimentos para evitar cãibras. 

Hidratação, antes durante e depois do pedal. 

Sim, nunca vamos para de falar para você se hidratar. Beber água corresponde com boa parte do seu rendimento no pedal, mantêm o tecido muscular hidratado e claro, evita alguns problemas à saúde. 

Aposte também em bebidas isotônicas, elas são indicadas devido ao alto teor em sais minerais. 

Não ignore os alongamentos 

Alongar antes do pedal é ideal para evitar cãibras e possíveis lesões. Dedique um tempinho para se preparar, 10 minutos são suficientes. Pois dessa forma, a área muscular se aquece e contribui para um melhor desempenho. 

Respeite seus limites 

O esforço excessivo no pedal também pode causar uma cãibra. Portanto, conheça o seu corpo e os seus limites. 

Não force algo que pode te prejudicar, pois além das contrações, podem ocorrer outras consequências indesejadas, como lesões musculares. 

Lembre-se, você pode seguir essas dicas para evitar o aparecimento de cãibras, mas o nosso corpo não é sempre igual, em algum momento, ele estará suscetível a esses espasmos desagradáveis. 

Se a cãibra vier, como prosseguir? 

Quando a cãibra chegar, procure fazer alongamento para relaxar o músculo contraído. Não o estique demais ou o mantenha estático, isso pode piorar. No entanto, respire lentamente para auxiliar na diminuição do stress muscular. Beba sua bebida eletrolítica ou o isotônico para repor os sais minerais. 

É importante ter conhecimento adequado, não apenas para evitar as cãibras, mas também para agir quando elas acontecerem. 

Te ajudamos até aqui? Veja aqui 5 indicações de suplementos para ciclistas. 

Leave a Reply