Skip to main content

Conheça alguns suplementos indicados para a rotina do ciclista

Nós reforçamos em alguns posts aqui no blog: uma alimentação balanceada é imprescindível para manter a saúde do ciclista em dia e, inclusive, potencializar as pedaladas.

Contudo, muitos atletas – sejam profissionais ou amadores –, se queixam da falta de tempo e, consequentemente a falta da devida atenção a uma dieta regrada. Nesse sentido, os suplementos para ciclistas são cada vez mais procurados. 

Por isso, a fim de explicar um pouco melhor sobre o assunto e trazer boas indicações, a The Bike Culture preparou uma lista com 5 tipos de suplementos. Confira!

Suplementos para ciclistas #1 – Isotônicos

Também conhecida como bebida esportiva, o isotônico é composto por carboidratos, água e sais minerais – sua formação é semelhante a um plasma. A bebida é rica em potássio, sódio, fósforo e cálcio. Uma das suas principais funções é recuperar os sais minerais e líquidos perdidos durante a transpiração. 

Basicamente, os ciclistas já estão acostumados a ingerir isotônicos – ou pelo menos, boa parte deles. Isso porque essa bebida potencializa a hidratação e melhora a qualidade das pedaladas, uma vez que a desidratação causada pelo suor do esforço físico elimina muito sódio. Com isso, alguns problemas como cãibras podem aparecer. 

Suplementos para ciclistas #2 – Ferro

Muito se ouve falar no ferro, e não é à toa, pois esse nutriente dá uma enorme ajuda quando o quesito é qualidade dos exercícios.

Ainda que o ferro esteja presente em alguns alimentos que consumimos no nosso dia a dia, como feijão e outros grãos ou folhas verde-escuras, em alguns casos pode ser necessário a reposição de urgência, como por exemplo para as mulheres, que sofrem com a perda desse nutriente durante o período menstrual.

Suplementos para ciclistas #3 – Multivitamínico

Um multivitamínico é um complemento alimentar composto por vitaminas, sais minerais e spanersos outros elementos nutricionais. Estão disponíveis no mercado de várias formas: através de pastilhas, comprimidos, cápsulas, formulações injetáveis ou até mesmo em líquidos.

Sendo assim, esse tipo de suplemento potencializa o desempenho físico, melhora a imunidade e ainda evita algumas doenças.

#4 – Beta-alanina

O beta-alanina se trata de um composto aminoácido capaz de aumentar os níveis de carnosina presentes no sangue, retardando a fadiga e as possíveis falhas musculares. Desse modo, o ciclista consegue treinar por mais tempo, sem sentir dor muscular.

#5 – Probióticos

Os probióticos são responsáveis por regular algumas funções do nosso organismo, e age na flora intestinal. Se tratam de produtos alimentares que contêm microrganismos, e ingeri-los traz uma série de benefícios para a saúde do ciclista.

Mas, atenção! SEMPRE procure um profissional para indicar suplementos

Ainda que os suplementos para ciclistas que mencionamos acima sejam muito eficazes, é estritamente necessário que um médico seja consultado. Isso porque as indicações variam de pessoa para pessoa, e cada caso exige um tratamento complementar específico. Não caia no erro de automedicação!

I am text block. Click edit button to change this text. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.