A bomba de ar para a bicicleta, é sem sombra de dúvidas, um dos equipamentos mais importantes para quem pedala. Porém, na hora da compra, pode ser um item complicado de escolher, devido à variedade de modelos existentes. 

E na hora de adquirir uma bomba de ar, é preciso ficar atento a alguns pontos, para não correr o risco de levar pra casa um produto que não terá serventia alguma e ainda pode te deixar na mão. 

Para que isso não aconteça, trouxemos aqui os principais tipos de bombas de ar para te ajudar a escolher o modelo de bomba de ar ideal para sua bike. Confira! 

Portátil ou mini bomba 

Utilizada apenas para fins emergenciais, esse modelo se caracteriza por leveza e praticidade. Ou seja, não são indicadas para o dia a dia. Esse equipamento é obrigatório para o ciclista que vai se aventurar longe de casa, sendo projetado para acompanhar o passeio. 

Seu tamanho compacto significa menos energia e mais e mais esforço para alcançar a calibragem ideal. 

Bomba de piso 

A bomba de piso é aquele equipamento obrigatório na garagem de qualquer ciclista. Esse modelo infla mais rápido e com menos esforço. A base larga e robusta fornece um suporte no qual você pode ficar em pé e manter a bomba imóvel, enquanto enche o pneu da bike. 

Você só precisa ficar atento em alguns pontos, como a compatibilidade com válvulas de Schrader e Presta, ao tamanho da mangueira de ar, barril com grande volume e medidor de pressão com boa legibilidade. Ignore os modelos sem manômetro. 

Bomba de quadro 

Maior e mais eficiente que a bomba portátil, esse modelo proporciona um maior volume de ar. Por outro lado, é pesada e pode se soltar do quadro durante uma trilha. 

Mais indicada para quem pedala de road bike. 

Bomba de suspensão 

Indicada para usuários de amortecedores e garfos de suspensão a ar. Esse modelo é diferente dos convencionais, pois prioriza a pressão de detrimento e não o volume de ar. 

Compatível apenas com válvula Schrader, e deve possuir um manômetro de boa leitura e fácil calibragem. 

Cartucho de CO2 

Projetado para situações de emergência, como provas e competições, esse modelo permite encher o pneu em pouco mais de 3 segundos. 

O investimento no cartucho de CO2 é um pouco maior do que nos demais modelos de bomba de ar, e o cartucho é descartado após uso. 

Diferença entre a bomba de ar para Mountain Bike e Road Bike 

Vale lembrar que as bombas para essas modalidades são diferentes. Embora, algumas vezes, você possa usar a bomba de MTB para encher um pneu de estrada, isso lhe tomará o dobro do tempo. E ao contrário, na maioria das vezes não é possível usar a bomba de road em uma MTB. 

Isso acontece pela pressão de ar ser diferente entre os pneus. Geralmente, os pneus de road bike são mais fininhos e trabalham com pressão superior a 100 psi. Devido a isso, a bomba para esse tipo de pneu deve ser capaz de oferecer pressões até 160 psi, enquanto a bomba de MKT precisa priorizar o volume de ar, para encher o pneu sem esforço. 

Pois bem, antes de adquirir uma bomba de ar, certifique-se que ela é indicada para a bicicleta que você possui. Essa informação costuma estar em evidência na embalagem do produto. 

Tipos de válvula 

Quando falamos sobre bombas de ar, incluímos dois tipos de válvulas. 

Preste a atenção, essa informação é muito importante, já que no Brasil encontra apenas dois modelos; Presta, ou bico fino, e Schrader, parecida com as de automóveis. 

A maioria das bombas de ar são compatíveis com esses modelos, mas é bom ficar de olho, se surgir alguma dúvida, volte nesse post e leia os tipos de bombas e suas indicações. 

Mas se por um acaso você comprou uma bomba incompatível, nem tudo está perdido. Existe a possibilidade de usar um adaptador externo, popularmente chamado como “cabeça inteligente” que reconhece automaticamente o tipo de válvula.  

Calibragem adequada = tenha um manômetro 

Se você quer saber se está calibrando seu pneu corretamente, então precisa de uma bomba de ar com manômetro. Normalmente esse equipamento está presente nas bombas de piso, então evite usar apenas a bomba portátil, caso você pedale com frequência. 

Além disso, avalie se o manômetro da bomba é fácil de usar, se são confiáveis e oferecem uma leitura confortável. Os modelos digitais são mais precisos, porém valem um pouco mais. 

Dica valiosa: dimensão e peso 

Para os longas, em trilhas ou estradas, a bomba deve ser compacta e leve. No caso, o modelo portátil. 

Porém, na modalidade de Mountain Bike, é preciso tomar muito cuidado. Pois se a bomba tiver um corpo muito pequeno, dificilmente ela entregará um bom resultado em pressão. Ou seja, você não vai conseguir encher o pneu da sua bike com facilidade. 

Na hora de escolher a bomba de ar portátil para MKT, evite os modelos com o corpo muito fino, isso indica que o barril possui baixo volume e trará dificuldades na hora do uso. 

Bomba de ar precisa de manutenção? 

Sim, ela precisa! Quando bem cuidada, a bomba de ar pode durar muito tempo. Mas isso também vai depender da qualidade do produto. 

Os modelos fabricados com plástico são os mais econômicos, em compensação os de menor durabilidade. Já os produzidos com fibra de carbono e alumínio entregam mais resistência. 

Se puder, evite sempre que possível modelos com alavancas de travamento da cabeça feita em plástico, pois se quebram com facilidade. 

E caso queira uma bomba de ar que necessite de desmontagem da cabeça para alterar o tipo de válvula, escolha os modelos com rosca metálica, para aumentar a durabilidade. 

Lembre-se: 

Chuva, lama e outros tipos de detritos podem oxidar e até mesmo inutilizar o equipamento. Assim como na bike, você precisa cuidar da bomba de ar. Esse serviço pode ser transferido para uma oficina, ou se quiser, faça a manutenção de casa mesmo. 

Ou seja, você deve limpá-la com frequência. Mantenha a tampa da cabeça sempre fechada para evitar que detritos e sujeiras entrem e danifiquem seu mecanismo. 

Ah, se na hora de inflar o pneu você observar uma resistência incomum, é sinal de que a bomba precisa ter o interior do seu barril lubrificado. Utilize graxas leves e resistentes a água.  

Depois dessas dicas, você está pronto para encontrar a bomba de ar perfeita para sua bike. 

Agora é hora de conhecer os principais tipos de quadros. Clique aqui e confira! 

Leave a Reply