Skip to main content

Você já ouviu falar no dicionário da bike? Pode parecer estranho, mas sim, ele existe. Os ciclistas têm um idioma só para chamar deles. Com gírias e expressões bem peculiares.  

E para quem está iniciando no pedal, vale muito a pena conhecer essas palavras. Até mesmo para não ficar perdido em meio aos veteranos.  

Reunimos neste post algumas das expressões mais utilizadas pelos atletas. Então, continue lendo e conheça o dicionário da bike.

 

Dicionário da Bike em ordem alfabética 

 

Afogado: quando o ciclista força muito o ritmo e chega a sentir falta de ar. Além disso, perde o ritmo que tinha antes no início da pedalada.  

Andar na roda: ficar atrás de outro ciclista na prova, a uma distância de poucos centímetros aproveitando-se do vácuo. 

Atacar ou torcer o cabo: quando o ciclista tenta uma fuga aumentando a velocidade de forma repentina durante o percurso. 

Bater guidão: disputa entre dois ciclistas.  

Botar a cara no vento ou puxar: é sair do vácuo proporcionado pelos ciclistas imediatamente à frente e ditar o ritmo da prova  

Cadência: trata-se de uma pedalada mantendo um ritmo constante. Como também, o número de voltas de cada pedal nos ciclos de movimento. 

Camelar: é quando o ciclista tem que ficar muito tempo puxando o pelotão (camelando) para ajudar o companheiro. 

Caramanhola: squeeze ou garrafinha para levar a água. 

Curiosidade do dicionário na bike que aparece nas grandes competições 

Contra-relógio: Modalidade dentro do ciclismo em que um ciclista tem que pedalar um percurso no menor tempo possível. O atleta larga sozinho e seu tempo é cronometrado. Além disso, não é permitido pegar vácuo dos adversários. No entanto, existe também o contra-relógio por equipe, onde os integrantes correm todos juntos e fazem o revezamento do vácuo para conseguir andar no maior ritmo possível. 

 

Dar roda: Pedalar à frente de um grupo, contra a resistência do ar, facilitando aos ciclistas que estão atrás.  

Enrolar o cabo: pedalar na maior velocidade possível. 

Fuga: quando um ciclista ou um grupo se desliga do pelotão para tentar ganhar tempo e estabelecer uma diferença dos demais.  

Garfo: peça que une a roda dianteira com o quadro da bicicleta, importante na direção e conforto. 

Girar: pedalar. Por exemplo: vamos dar um giro?  

Gregário: é fundamental em uma equipe. Esses atletas abdicam do sucesso pessoal para servir a equipe e ao líder. Além disso, colocam a cara no vento, neutralizam fugas e ainda buscam água e alimentos. 

Lanterninha: ciclista que fica sempre pra trás.  

Magrela: bicicleta  

Pedal: trajeto ou percurso pelo qual o ciclista pedalou.  

Panela: buraco grande na estrada. 

Passista: é aquele atleta que consegue manter um ritmo forte durante um longo tempo. Geralmente tenta vencer as provas escapado ou trabalha em função da equipe.  

Pelotão: grupo grande de ciclistas. A vantagem gerada pela diminuição da resistência do ar faz com que um grupo de ciclistas andando próximos e se revezando seja mais rápido que um indivíduo pedalando sozinho.  

Queimou as pernas: ficou fraco, fadigou. 

Rolê: passeio de bike. Por exemplo: vamos dar um rolê?  

Sobrado: é o ciclista que não consegue acompanhar o ritmo do pelotão. Fica para trás e acaba perdendo o contato com o grupo que está mais à frente.  

Sprintista: especialista em arrancadas de alta velocidade. Geralmente corre o percurso quase todo no vácuo do pelotão, guardando energia para a chegada, onde tem obrigação de ganhar. 

Suspa: suspensão de bike 

 

Nossa, muita coisa, não é mesmo?! Você conhecia todos esses termos? Então acredita que ainda não é tudo?  

Existem muitas expressões que os ciclistas usam no pedal, e elas podem variar muito de acordo com vários fatores. Como por exemplo, a região de cada atleta.  

Ou seja, é impossível colocar todos as gírias do mundo das bikes nesse artigo. Mas aqui nesse post você viu os principais termos, para não ser o sobrado do pelotão.  

Agora você pode pedalar e ao mesmo tempo interagir com os demais ciclistas. Treine tudo que você aprendeu aqui no dicionário da bike 

E se você é iniciante no pedal, veja aqui como reparar o pneu da bike. Para não interromper o rolê e voltar para casa empurrando a magrela. Clique aqui!