Andar de bike vai muito além de um hobby ou opção de lazer. É um estilo de vida que traz inúmeros benefícios à saúde física e mental. Além de ser um meio de transporte sustentável. Em tempos de isolamento social, nada melhor do que exercícios que estimulem esforço, para aliviar a carga das mudanças decorrentes desde o último ano. Isso facilita passar por essa “fase” de uma maneira mais tranquila. Começar a pedalar pode ser uma ótima opção nesse momento, e é possível pedalar de forma segura e sem aglomerações.

Listamos aqui 10 dicas super legais para você começar a pedalar sem medo. Vamos lá?

Auxilia na queima de calorias

Andar de bicicleta é um dos exercícios mais poderosos que existe. A prática, combinada a uma alimentação saudável, faz com que o emagrecimento seja mais rápido. Além do mais, contribui com a diminuição do colesterol, controla a glicemia e a pressão arterial.

Ou seja, é o esporte perfeito para quem busca melhorar a condição física, à saúde e perder uns quilinhos. Funciona como uma espécia de “academia ao céu aberto”. Vale destacar, que a prática também é ótima para fortalecer a musculatura, sem correr o risco de comprometer os joelhos e articulações.

Alivia o estresse

Você já viu alguém de mau humor pedalando?

Pedalar pode estimular a produção de endorfina no organismo. Essa substância, é uma das responsáveis pela sensação de bem-estar. A bike é um dos melhores remédios para quem busca aliviar crises diárias de estresse. Isso porque, ao pedalar, você se concentra na paisagem e no trajeto, e isola questões externas.

Ao final de uma boa pedalada, você estará mais aliviado e sentindo-se melhor do que quando iniciou a atividade.

Melhora o sistema imunológico

O ciclismo pode ser um grande aliado para deixar as células do sistema imunológico mais ativas e prontas para combater possíveis infecções. Pois a prática estimula o aumento da produção de glóbulos brancos e a defesa contra vírus e bactérias.

E vamos combinar, ninguém quer ter a imunidade baixa, não é mesmo?

Fique Jovem por mais tempo

Para manter o corpo jovem, boas pedaladas podem ser a solução. Andar de bike com frequência ajuda a proteger a pele contra os raios UV, fazendo com que os sinais de envelhecimento sejam reduzidos, mas nada disso vai adiantar sem usar o protetor solar.

Além de proteger a pele, pedalar durante o dia pode estimular a produção de colágeno. E foca bem nessa dica! O colágeno é um grande aliado, é ótimo para combater aquelas rugas e linhas finas indesejáveis.

Praticar o ciclismo pode , ao longo do tempo, manter a sua força muscular cheia de vigor, e aumentar a longevidade. A atividade física, faz com que você viva mais do que uma pessoa sedentária.

Você vai dormir melhor

Não tem dormido muito bem? Andar de bike pode ajudar na qualidade de sono. A partir do momento que você exercita o corpo e a mente com atividades físicas, consequentemente as noites de sono podem ser mais prazerosas.

Uma pesquisa feita pela Universidade de Stanford mostrou que pessoas sedentárias que sofriam de insônia melhoraram em 30% a qualidade do sono após começar a praticar uma hora de ciclismo por dia.

Regularidade nas pedaladas pode devolver a as boas noites de sono e aumentar o tempo de descanso.

Aquela sensação gostosa de liberdade

Pedalar pela estrada, vento na cara, brisa da estação e sensação de liberdade. Esses são alguns dos principais motivos que conquistaram o coração de ciclistas no mundo inteiro.

Se aventurar com a bike é uma das sensações mais gostosas que existem.

Pegar a bicicleta e se aventurar é uma das sensações mais gostosas que tem. Pois além de ser uma excelente prática de bem-estar à saúde, é também um refúgio para quem busca fugir dos dias caóticos, cansativos e de trânsito intenso. Pedalar é prazeroso desde aquela ida rápida ao comércio até longa aventura na estrada.

Ao andar de bike você pode conhecer novos lugares, ver o nascer e o pôr do sol, e ir aonde suas pernas te levarem.

Praticidade e economia

O seu bolso vai agradecer quando você trocar o transporte coletivo, carro ou viagens de aplicativos pelo uso da bicicleta.

O trajeto diário dentro de um veículo automotor pode ser feito de bike, e na ponta do lápis é uma oportunidade para economizar dinheiro. Se você gasta 30 minutos até o trabalho, poupe o valor da gasolina ou passagem e ganhe em condicionamento físico e economia. Ah! Ir pedalando para o trabalho também pode ser uma boa alternativa para fugir do trânsito.

Além do mais, com a bike você não precisa se preocupar com estacionamento ou pagar para sair com ela.

O Planeta também agradece

Andar de bicicleta faz bem à saúde do Planeta. Os veículos automotores são um dos principais responsáveis pela emissão de dióxido de carbono na atmosfera. Ao escolher a bike para sair de casa, você deixa de emitir qualquer gás e componentes dos combustíveis fósseis.

A bicicleta é um veículo movido pela força do condutor, ela não precisa de nenhum combustível para se movimentar. Não emite gases poluentes que causam o efeito estufa e o aquecimento global. Ou seja, zero poluição!

Pulmões mais fortes

Durante o rolê com a bike, a respiração será muito exercitada, para aguentar o tranco das peladas. Uma respiração controlada pode significar bom desempenho, menos fadiga e claro, benefícios à saúde.

Respirar de maneira correta, auxilia no controle da atividade cardíaca e beneficia o condicionamento físico, de forma de que evite a fadiga e sobrecarga. Mas para alcançar esse controle, é necessário que a prática do exercício seja regular.

Com o passar do tempo, você vai notar os efeitos das pedaladas na respiração, ao subir escadas, correr ou praticar alguma atividade que exige fôlego.

A diversão é garantida

Pegar a bike e sair para um rolê, pode ser uma atividade pra lá de divertida. Não tem contra indicação de idade e pode ser uma boa oportunidade de conhecer a cidade e novas paisagens. Pode ser um passeio a só, a dois, em família, ou até mesmo em grupo – quando as medidas de segurança forem flexibilizadas.

Pedalar é uma ótima iniciativa para fazer novas amizades e fazer desse exercício um estilo de vida.

O que achou das dicas? Agora você tem 10 bons motivos para começar a pedalar.

Agora já pode começar a planejar suas futuras e próximas aventuras de bike. Veja aqui 6 dicas para começar a pedalar!

Leave a Reply