Skip to main content

Um dos contratempos que você pode enfrentar durante o pedal, é o pneu da bike furado. E se você não souber como reparar ou estiver preparado para isso, o jeito é voltar pra casa. E sim, é uma situação bem chata interromper o rolê por causa disso. 

Saber como reparar um pneu furado é uma das tarefas mecânicas mais simples que existem, algo que todo ciclista deve saber, até mesmo para não ficar na mão e voltar pra casa a pé. 

Se você ainda não sabe como resolver esse problema, chegou a hora de aprender. Listamos aqui 10 dicas que vão te ajudar na hora do aperto. Dá uma olhada! 

1- Não saia despreparado 

A sua vida pode ficar bem mais fácil se você levar os equipamentos básicos quando for pedalar, e as ferramentas são um deles. 

Segue alguns equipamentos que podem resolver problemas com pneu da bike furado.

° Câmara de ar 

° Kit remendos 

° Espátula 

°Kit CO2 

Para evitar esquecimentos, vale a pena criar um checklist de itens essenciais. Faça uma lista, sempre que for sair com a bike, verifique se não está deixando nada para trás. 

2- Pneu furou, comece removendo a roda. 

Reparar um pneu furado sem remover a roda antes pode não ser uma boa ideia. Você corre o risco de danificar outra peça da bicicleta. 

Então, para começar, é fundamental retirar a roda do pneu danificado para trabalhar mais à vontade. Mantenha as ferramentas por perto, para que o conserto seja mais prático.  

3- Retire a câmara de ar 

Esvazie o pneu por completo através da válvula de ar, e com cuidado, remova a câmara com uma espátula. Depois, solte o rebordo do pneu e o empurre em direção ao centro para dentro do aro. Passe a mão com cautela por dentro do pneu, pode haver algum pedaço de vidro, madeira ou algum material alojado por ali. 

4- Decida entre remendar ou trocar a câmara 

Se ao remover a câmara de ar ela não estiver muito danificada, você tem a opção de fazer um remendo. Para localizar um furo pequeno, você deverá encher a câmara com a ajuda de uma bomba manual até descobrir onde está esvaziando. Se dessa forma não conseguir encontrar o furo, mergulhe a câmara numa bacia com água. As bolhas de ar que forem aparecendo vão denunciar o local do furo. 

Se liga nessa dica de mestre: Se estiver em um local sem água por perto, encha a câmara de ar e depois coloque no pescoço. O “friozinho” que você sentir, vai indicar o local do furo. 

Na hora de remendar o pneu, você deve ter consigo o kit remendo, que já falamos no início desse post. 

5- Lixe o local do furo 

Depois de localizar o furo na câmara de ar, você deve lixar a área afetada. Mas use uma lixa própria para essa atividade, ela fica com os demais itens no kit remendos. 

É necessário tirar todas as impurezas que possam estar contidas nele, para que a cola e o remendo fiquem bem colados. 

6 – Coloque o remendo na câmara de ar 

Após lixar o local do furo, é preciso passar uma camada fina de cola sobre a área. Depois coloque o remendo e deixe a cola secar. 

Agora é conferir se deu tudo certo: Encha a câmara de ar antes de colocar na roda para ter certeza de que não há mais nenhum buraco.  

7- Hora de voltar a câmara para o pneu 

Na hora de recolocar a câmara de ar no pneu, tem um truque para você fazer isso mais rápido. Encha a câmara levemente com a bomba de ar, encaixe-a no pneu e depois volte a encher. Certifique-se que o pneu assenta direitamente em sua posição e que a câmara não fique presa no aro. 

8- Coloque a roda do pneu no quadro da bicicleta 

Agora você deve colocar a roda do pneu no quadro da bicicleta. Observe se todas as mudanças estão bem ajustadas e aproveite ao máximo suas pedaladas. 

9- A prática leva a perfeição 

Se você nunca precisou reparar um pneu furado, não deixe pra passar esse aperto quando isso acontecer. Pratique esse passo a passo aí na sua casa, dessa forma você consegue sanar dúvidas que podem aparecer e saberá como executar a tarefa do jeito certo. E o melhor de tudo, não vai ficar na mão no meio de uma trilha.  

10- Fique de olho durante o pedal 

Você pode tomar algumas medidas para evitar problemas com pneu furado. Uma delas, é durante o pedal, evitar passar por obstáculos exagerados. Não se trata apenas de evitar acidentes com os pneus, mas situações perigosas, que podem levar a acidentes. 

Todo ciclista deve considerar a possibilidade de um pneu furado no meio do rolê. Mas se você seguir as dicas desse artigo, não vai precisar terminar a aventura empurrando a bike de volta para casa. 

Agora que você sabe tudo sobre como reparar um pneu furado, vem conhecer sobre os aros da bike. É só clicar.