Skip to main content

Sair de rolê com a bike pela cidade está cada vez mais comum aqui no Brasil. Não apenas para passeio, mas também para se deslocar ao trabalho ou até mesmo como meio de transporte, por lazer ou a prática de exercícios. A bike está ganhando espaço nas grandes cidades. No entanto, é necessário seguir algumas regras para pedalar com segurança no trânsito.

Afinal, mesmo com as ciclovias, muitos ciclistas precisam pedalar em trechos na rua. Por esse motivo, a atenção precisa ser redobrada. 

Nesse Post você vai encontrar 10 dicas de como pedalar com segurança no trânsito. Vamos lá? 

1 -Para pedalar com segurança, conheça o código de trânsito. 

Em primeiro lugar, você deve conhecer o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Nele está incluso os direitos e deveres relacionados aos ciclistas. É muito importante ter conhecimento sobre ele, antes trafegar nas vias de trânsito. 

2 -Use iluminação na sua bike para pedalar no trânsito

Apesar de pouco mencionado como um item de segurança, as luzes da bike têm um papel essencial para pedalar no trânsito. Afinal, o motorista precisa ver o ciclista, para não realizar nenhuma manobra que possa prejudicá-lo. 

Use a luz branca na frente e a vermelha atrás. Dessa forma, o motorista irá perceber rapidamente se você está indo ou vindo. 

3 – Nunca pedale na contramão 

Pedalar na contramão, além de ser uma infração do código brasileiro de trânsito, essa é a pior forma de se andar de bicicleta. 

Por mais que muitos ciclistas acreditem que essa é a forma mais segura, pois é possível ver os veículos a frente. A verdade é que ao pedalar na contramão não vai dar tempo de tomar nenhuma atitude em casos de perigo. Além de correr sérios riscos de causar uma batida, principalmente nas conversões. 

4 – Seja educado

Um ciclista bem-educado é melhor recebido nas ruas. Afinal, motoristas ficam mais suscetíveis com abordagens educadas. Caso contrário, ele pode não te dar passagem nem se quisesse. 

Pense bem, pois um simples sorriso e seguido de um agradecimento ao pedir passagem pode criar a simpatia do motorista. Que verá o ciclista como uma pessoa legal, e não como mais um ocupando o trânsito. 

Ou seja, a educação e cortesia no trânsito é uma via de mão dupla.

5 – Não escute músicas ao pedalar no trânsito 

Sabemos que ouvir música no pedal é muito bom. Mas escolha para fazer isso quando estiver em áreas sem carros. Pois você precisa estar atento aos sons ao seu redor. E os fones de ouvido vão impedir que isso aconteça. 

Além de colocar em risco a sua segurança, pode atrapalhar outros veículos. Como ambulância, carros de polícia ou veículos de transporte público. 

6 – Evite andar na sarjeta 

Embora pareça seguro, pedalar colado no canto da via não é uma boa escolha. Aliás, é extremamente perigoso. 

Além de toda a sujeira acumulada, os cantos das vias costumam ser cheios de buracos, e grelhas de bueiro. Que podem desgastar, furar ou prender o pneu da bike. 

Além disso, pode ficar sem espaço para manobras, se o motorista virar, há grandes riscos de um acidente muito grave. Que pode jogar te jogar para baixo das rodas do carro. 

7- Fique longe das portas para pedalar com segurança no trânsito 

Se você está pedalando em uma via com o trânsito movimentado, considere manter distância das portas, principalmente de carros parados. 

Muitos motoristas olham para o retrovisor em busca de algum carro e acabam não vendo a bicicleta chegando. Ou até mesmo se o campo de visão do motorista faz a bicicleta ficar em um ponto cego. 

Então, quando passar pedalando por uma fileira de carros estacionados, mantenha sempre uma distância suficiente deles. Mesmo que isso faça você ocupar a pista inteira. 

8 – Sinalize sempre 

Os motoristas precisam saber a sua trajetória. Portanto, sempre sinalize o que pretende fazer usando sinais com as mãos. Seja para pedir ou dar a passagem, sempre avise o motorista o seu próximo passo no trânsito. 

Sinalize com a mão esquerda em 90° quando virar à esquerda, e faça o mesmo com a mão direita quando virar à direita. Quanto seguir em frente num local onde muitos carros viram à direita, sinalize com a mão em 45°, pedindo aguardar. E veja se o motorista vai te esperar. 

9 – Mantenha distância de veículos nas curvas e rotatórias 

Jamais fique ao lado de veículos em curvas e rotatórias. Pois a chance de ser prensado é enorme. Quando estiver se aproximando de uma rotatória ou curva, procure ocupar a pista e não deixe que ultrapassem você. Ou então, espere não ter algum carro por perto. 

Aliás, quanto maior for o veículo, mais a parte central dele chega perto da guia em mudanças de direção. O que pode ser um grande risco para quem está ao lado.

10 – Fique atento ao pedalar no corredor 

Andar no corredor é uma situação bem comum, porém arriscada. Portanto, é preciso ter muita atenção. 

Cuidado ao ultrapassar veículos grandes, pois corre o risco de algum motoqueiro, ou até mesmo pedestre sair de trás de um deles no momento que você vindo. 

Por isso, reduza a velocidade e fique com as mãos próximas aos freios. 

Andar de bike tem sido uma alternativa de muitas para fugir do trânsito e criar um hábito mais saudável. Além disso, a prática é extremamente prazerosa, e fornece inúmeros benefícios à saúde. 

Mas não é por isso que devemos andar de forma despreocupada, principalmente em vias movimentadas. 

Então, se você é novo por aqui, e quer pedalar com segurança no trânsito, siga todas essas dicas e aproveite ao máximo o pedal. 

E caso você saia com a bike em dias de chuva, veja nesse post 5 dicas para pedalar na chuva com segurança.

Leave a Reply