Skip to main content

5 dicas para pedalar na chuva com segurança pela The Bike Culture!

Já deixou de sair de casa com a sua magrela por medo de tomar chuva? Pois a The Bike Culture te apresenta 5 dicas para pedalar na chuva com segurança e não precisar encarar congestionamentos ou transportes lotados! 

 Confira como pedalar na chuva e voltar inteiro para casa! 

 

1. Como pedalar na chuva com segurança? O que vestir?

Para encarar um dia de chuva pedalando na cidade é muito importante utilizar a roupa adequada a fim de não ficar encharcado.

Em primeiro lugar, utilize uma capa de chuva, de preferência do tipo poncho, já que dessa forma você consegue cobrir boa parte do corpo, sem perder a ventilação.

Além disso, outras vestimentas impermeáveis, como uma jaqueta, também são uma boa opção, mas vale ressaltar que as roupas não devem obstruir a ventilação do seu corpo, já que isso pode causar suor em excesso.

Seja como for, é sempre aconselhável levar uma muda de roupa extra caso sinta necessidade  de trocá-las ao chegar no seu destino.

2. Mãos e pés

Descuidar das mãos e pés em dias de chuva é um erro! Por isso, utilize algum material impermeável para cobrir seu calçado. Quer ser criativo? Até sacolas plásticas amarradas aos pés quebram esse galho.

Todavia, se você viajar para fora do país ou quer investir num material mais apropriado, há um acessório chamado overshoes, que consiste numa cobertura impermeável para o seu calçado.

Luvas impermeáveis também devem ser usadas não só para proteção contra a chuva, mas também para evitar que as mãos escorreguem no guidão da bike.

3. Atenção aos detalhes

De nada adianta proteger o seu corpo, chegar no destino e encontrar seu celular encharcado. Portanto, é importante proteger os acessórios que você leva dentro da bolsa ou mochila.

Uma opção igualmente interessante para prevenir esse tipo de situação é utilizar uma capa de chuva para sua mochila. Da mesma forma, você também pode guardar seus acessórios em uma sacola plástica e colocá-los dentro da mala.

4. Cuidado nos paralamas

Instale paralamas na sua bike! Não é um acessório que demanda um alto investimento e, ao mesmo tempo, é muito útil em dias de chuva.

Isso porque os paralamas impedem que a água que os pneus jogam para cima numa pista molhada, atinjam seu corpo ou de outros.

5. Asfalto

Ao pedalar na chuva pelas cidades é preciso estar atento a dois aspectos envolvendo asfalto e rodovias. Em primeiro lugar, as primeiras gotas de chuva se misturam ao óleo da pista, o que pode deixar a superfície ainda mais escorregadia.

Da mesma forma, fique atento aos buracos. Redobre a atenção ao passar por uma poça d’água, pois é possível que ela esteja escondendo um buraco. Sendo assim, reduza a velocidade e posicione o corpo para trás do selim, a fim de tirar o peso da roda dianteira.