Skip to main content

De uma coisa é certa, a medida que o ciclista se apaixona pelas aventuras com a bike, ele vai sempre buscar novos destinos pra intensificar a experiência sobre o selim. E isso inclui sair do asfalto e levar a magrela para percursos de terra e pedregulhos. Mas em alguns casos costuma bater uma certa insegurança, afinal, quem está acostumado com o ciclismo de estrada, ao sair dessa modalidade vai encontrar um tipo de rolê desafiador. E aí bate a dúvida; como pedalar em pista de cascalho?

Por aqui você vai encontrar:

  • A bicicleta ideal para pedalar em pista de cascalho;
  • Se é preciso investir em uma bike específica para esse tipo de estrada;
  • A diferença da Gravel Bike para os modelos Road Bike e Mountain Bike;
  • O que vestir para as aventuras em pista de cascalho;
  • Quais equipamentos levar.

Existe uma bicicleta ideal para pedalar em pista de cascalho?

Bom, não existe nenhum segredo, mas sim técnicas importantes. Em primeiro lugar, o ciclista deve saber que existe uma bicicleta específica para o pedal em cascalho.

As gravel bikes, também conhecida como híbrida, são assim chamadas devido sua versatilidade. Elas trazem características diferentes das que estamos acostumados a ver. Aliás, para simplificar as coisas, elas tem um pouco das road bikes com as mountain bikes. Veja neste post tudo sobre a Gravel Bike.

As bicicletas para pista de cascalho são versáteis para múltiplas superfícies, exatamente para facilitar a mudança das estradas pavimentadas para trajetos de terra e pedregulhos. O ciclista familiarizado com as modalidades, ao ver uma gravel bike vai identificar alguns pontos familiares.

Elas são projetadas com uma geometria confortável. No primeiro instante, parece uma road bike, no entanto, com as rodas mais robustas grandes de MTB. Ou então, uma MTB com o guidão drop, que lembram as bikes de estrada. Daí surge o nome híbrido.

A verdade é que essa junção das modalidades nesse modelo de bicicleta é essencial para pedalar em pista de cascalho. Pois oferecem um pedal mais confortável e de maior tração em terrenos mais soltos. Ou seja, as gravel bikes foram desenvolvidas para rodar bem em estradas de qualquer condição, seja asfalto, terra batida ou pedregulhos.

É necessário investir em uma gravel bike para pedalar em pista de cascalho?

As gravel bikes costumam ser as preferidas dos pilotos de MTB que buscam bicicletas para usar no dia a dia. Da mesma forma, é uma boa escolha para ciclistas de estrada que procuram por trilhas uma vez ou outra.

Além disso, ela é a bike perfeita para acompanhar os amantes do cicloturismo. Pois ela possui diversos furos que auxiliam para colocar bolsas e outros acessórios que ajudam na viagem. Mesmo em locais mais difíceis de serem percorridos, ela continua confortável e tem um bom desempenho.

Aliás, pedalar em pista de cascalho é como pedalar na estrada. Você pode fazer isso de qualquer lugar, mas ficará muito mais confortável com a bicicleta ideal para isso. As gravel bikes são desenvolvidas especificamente para enfrentar rotas mais exigentes. Pense bem!

Mas olha, se rolar a aventura e você não tiver a bike apropriada, recomendamos que use uma bicicleta com freios a disco e pneus mais largos. Esses itens irão proporcionar maior controle no pedal, confiança e maior frenagem em terrenos soltos e lamacentos.

Para entender melhor sobre as bikes de pista de cascalho, separamos algumas de suas principais características.

A diferença da Gravel Bike dos modelos Road Bike e Mountain Bike

1 – Pneus mais largos e com melhor desempenho

De modo geral, esse modelo de bicicleta usa pneus de 35, 38 ou 40 mm, para aguentar os impactos do cascalho e atritos em vários tipos de terrenos. Diferente das road bikes, que são aqueles mais finos.

2 – Quadro para otimizar a performance

Os quadros das road bikes são projetados para ter uma performance melhor e garantir mais velocidade, o que não acontece com as gravel bikes. O espaço para os pneus, tanto no quadro quanto no garfo, é maior que nas outras.

3 – Tipo de freio

É bem comum ver freios a disco nas gravel bikes. Diferente das roads, afinal, o seu uso não é muito comum. Esse freio é acionado do cabo, que empurra o pistão e a pastilha contra o disco, reduzindo a velocidade pelo atrito.

4 – Guidão

Os guidões drop bars são um grande diferencial das gravel bikes, em comparação as MTB. Aliás, esse modelo garante maior estabilidade em percursos técnicos, íngremes ou trilhas. Eles são mais curtos e possuem curvatura – lembram as road bikes. Esse modelo oferece mais possibilidades de apoio para mãos e pulsos.

Até aqui você já viu as características das gravel bikes e as suas principais diferenças dos modelos road e MTB. Então já pode ter uma noção da sua importância para pedalar com um bom rendimento nas pistas de cascalho. Mas não para por aí!

O que vestir para pedalar em pista de cascalho?

A roupa adequada para o ciclismo é muito importante. Afinal, não é apenas para deixar o ciclista mais estiloso para o pedal, ela garante conforto e mais segurança para o atleta. Além disso, são projetadas para melhorar a performance com a bike.

É necessário levar equipamentos para pedalar em pista de cascalho?

A resposta é sempre sim! Em qualquer pedal, seja pelas ruas da cidade, em estrada, terras e pedregulhos. Os equipamentos são itens indispensáveis e precisam acompanhar o ciclista em toda aventura. Afinal, nunca vamos saber quando um acidente ou contratempo com a magrela pode acontecer.

Então, para evitar maiores aborrecimentos e talvez precisar interromper o rolê, nunca deixe os equipamentos para trás. Além disso, grandes aventuras sempre começam com listas e planejamentos. Ou seja, o bom ciclista sempre se prepara antes de sair de casa.

Se for fazer uma trilha, preparamos neste post algumas dicas e equipamentos indispensáveis para sair com a bike. Saia sempre preparado!

Como pode ver, não existe nenhum segredo para pedalar em pista de cascalho. Basta seguir as mesmas orientações de qualquer pedal como planejamento, equipamentos e preparo físico, por exemplo. Além de estar preparado para estradas de terra e pedregulhos, e claro que a bike adequada faz toda a diferença.

Para finalizar, temos algumas recomendações que são essenciais no seu rolê. Afinal, cuidado nunca é demais.

  • Beba muita água;
  • Use faróis e lanternas de circulação diurna;
  • Lembre-se das luvas de proteção;
  • Mapa e ciclocomputador com GPS.

Agora sim, seguindo todas essas recomendações, você já pode detonar nas pistas de cascalho. E se quiser conhecer os melhores modelos de Gravel Bike para o rolê perfeito, no site da TBC você vai encontrar aquele que mais combina com seu estilo. Aproveite e siga a The Bike Culture no instagram, tem sempre uma novidade te esperando por lá.

Mas antes de sair por aí pedalando, saiba como evitar lesões no pedal. Clique aqui!

Leave a Reply