Skip to main content

A relação mais intimista que muitas pessoas criam com a bicicleta faz com que muitos tenham receio de confiar o veículo a desconhecidos. Portanto, saber lavar a bike em casa é uma das habilidades indispensáveis para qualquer ciclista, e pode ser, também, a escolha mais prática!

A falta de tempo também é um possível impeditivo para levar a bicicleta em um bike shop. Contudo, fazer uma boa limpeza na bike é um dos cuidados primordiais para a vida útil da bicicleta e o bom desempenho no pedal. Aliás, manter a sua máquina limpa evita o desgaste nas peças e pode significar uma importante economia.

Existem ferramentas específicas e indispensáveis para limpar a bike por conta própria. Além de contar com esses itens, é preciso encontrar a técnica correta e ter conhecimento de todas as peças e áreas da bicicleta que precisam ser limpas.

Neste post, você vai conhecer os itens essenciais para lavar a bike em casa. Também daremos dicas valiosas para realizar a limpeza de forma correta e garantir o bom funcionamento de sua bicicleta para pedalar com desempenho e segurança. Se liga!

Crie o ambiente e siga um método para lavar a bike em casa

Antes de se preocupar com os produtos e as melhores técnicas para lavar a bike em casa, é preciso se planejar. Este planejamento começa com a escolha de um local adequado para dar aquele trato em sua bicicleta.

É necessário escolher um lugar mais espaçoso, para poder movimentar bem a bike, sem gerar muita sujeira no espaço em que está cuidando da sua parceira!

Depois disso, é hora de olhar para a bicicleta e visualizar todos os compartimentos dela. Quadro, pneus, suspensão, freios, relação de marchas, rodas… Cada parte exige um tipo diferente de limpeza. Portanto, não basta apenas dar um banho na bike, com um produto qualquer. É imprescindível seguir um método cuidadoso.

Agora é o momento de criar um checklist de tudo que será usado no momento da limpeza. Sendo assim, fazer uma lista com todos os itens e monitorá-la antes de iniciar a lavagem é importantíssimo. Dessa forma, você não esquece de nada, não precisa interromper o trabalho e vai ter uma experiência muito mais agradável.

Balde, mangueira, esponja, escova… Esses produtos são os mais fáceis, mas separamos alguns itens essenciais para lavar a bike em casa. Eles vão garantir uma limpeza realmente completa e profissional, então, se liga na lista!

Desengraxante possibilita a limpeza segura e profunda das peças

Um dos primeiros produtos de sua lista precisa ser o desengraxante. Ele remove a sujeira acumulada nas peças, e ao remover a graxa, prepara o material para uma limpeza mais profunda e uma nova lubrificação.

A corrente da bike é uma das peças em que o uso do desengraxante é mais importante para se fazer a limpeza. Leia este post em nosso blog, em que explicamos os cuidados necessários com a corrente, e saiba como isso funciona na prática!

Limpador de corrente é item obrigatório para quem vai lavar a bike em casa

E falando nas correntes, vamos detalhar um pouco mais a limpeza nessa que é uma das peças mais sensíveis da bicicleta. Ao passo que elas são fundamentais para que um pedal flua normalmente, também se sujam com maior facilidade.

Uma corrente suja prejudica a transmissão da bike, o desgaste pode causar danos irreparáveis à peça e isso precisa estar bem claro para quem vai lavar a bike em casa!

O limpador de corrente é uma máquina com escovas que funcionam em um compartimento com água e produtos de limpeza especiais. Portanto, o uso é muito simples: basta girar o pedivela e colocar a corrente em atrito com a parte interna do limpador. Além de ser eficiente, o instrumento tem fácil manuseio, o que já é uma grande vantagem.

Aposte nas escovas certas para retirar a sujeira em lugares complicados

Em alguns compartimentos da bicicleta é muito complicado fazer uma limpeza mais completa. O cassete, as coroas do pedivela e o câmbio dianteiro por exemplo, são algumas dessas partes em que é mais difícil acessar quando você se propõe a lavar a bike em casa.

Escovas resistentes, com boa durabilidade e fabricadas para proporcionar esse alcance são de fácil acesso nos mercados e bike shops. Mas para quem não tem o instrumento em casa e precisa improvisar, é possível utilizar pincéis com cerdas mais duras para fazer aquela varredura!

Usar espumas e panos certos ajuda a fazer uma limpeza mais profunda

Alguns produtos de limpeza só funcionam se são aplicados com o auxílio de uma espuma macia. São itens fáceis de encontrar e é possível utilizar, até mesmo, espumas de lavar louça ou aquelas vendidas em lojas de materiais de construção.

Contudo, a preocupação não termina depois de lavar bem todas as áreas da bicicleta. Fazer uma boa secagem também é fundamental, e não dá pra contar apenas com a luz do sol para isso.

Algumas peças precisam estar bem secas para funcionarem bem, portanto, invista em um pano com boa aderência para secar bem a sua bike!

Além disso, o momento de lavar a bike em casa também pode ser uma ótima oportunidade para identificar a necessidade de levar sua bicicleta para a revisão. Quer saber como identificar a hora certa de fazer isso? Leia este artigo aqui no blog!

Também é crucial utilizar equipamentos para se proteger durante a limpeza.  Sendo assim, as luvas, principalmente, são itens importantíssimos para se proteger de produtos que podem causar feridas ou cortes durante a lavagem. Além disso, elas também proporcionam aquela aderência ideal para manusear bem a bike.

Se você quer saber tudo sobre limpeza, manutenção e outros conhecimentos valiosos para cuidar bem de sua bicicleta, siga a The Bike Culture nas redes sociais e siga nos acompanhando aqui no blog!