Skip to main content

Por maior o cuidado que temos, infelizmente, estamos suscetíveis a certos contratempos, como assaltos. E fala sério, ninguém quer ter a bike roubada, certo? Por isso, saber como proteger a bicicleta contra roubo é fundamental para curtir o pedal sem preocupações e estar prevenido para certos aborrecimentos.

O roubo e furto de bicicletas são problemas que acontecem por todo o mundo e tem sido bem frequentes em diferentes regiões do Brasil. Com o aumento das bikes como meio de transporte urbano no dia a dia, consequentemente,  também tivemos uma crescente no número de roubos.

Por isso, você precisa estar preparado para evitar ao máximo que isso aconteça, mas claro, sem se colocar em perigo. Para te ajudar, separamos 7 dicas práticas sobre como proteger a bicicleta contra roubo, além de contribuir na sua própria segurança. Bora conferir?

1) Pesquise sobre o trajeto que irá percorrer

Ter um breve conhecimento sobre o percurso que irá percorrer é fundamental para evitar surpresas negativas. Além disso, é uma das maneiras de proteger a bicicleta contra roubo.

Antes de ir para o pedal, faça uma breve pesquisa sobre o lugar que pretende pedalar. Se informe sobre a segurança do local, se a via é movimentada e com boa iluminação, se possui ciclovia, entre outras informações que podem te ajudar a evitar lugares perigosos.

Assim, você evita locais possivelmente inseguros e terá um breve conhecimento sobre onde pode transitar com segurança, evitando ter a bicicleta e outros bens pessoais furtados.

E se você curte fazer percurso livre, não tem problema, tente  pelo menos ter uma noção sobre os possíveis lugares que irá percorrer para fazer essa breve pesquisa.

Confira algumas trilhas na região de São Paulo para você curtir a sua bike em segurança.

2) Escolha pedalar em locais movimentados

Locais isolados são considerados possíveis áreas de risco, pois ficam mais propícios a assaltos.

Se puder, opte por pedalar em lugares movimentados, seja por pedestres, ciclistas ou até mesmo por automóveis, principalmente se estiver sozinho.

E sempre que puder, tente ir acompanhado para o pedal por uma ou mais pessoas.

3) Escolha horários estratégicos para pedalar

Para evitar que a sua bike seja roubada, o ideal é que você pedale em horários onde ainda há luz do sol. Isso porque, muitos assaltantes aproveitam os locais escuros e  desertos para entrarem em ação. Ou seja, dê preferência por pedalar entre as 6h da manhã  e às 6h da tarde.

Mas, se você prefere curtir o pedal à noite ou mesmo na madrugada, escolha locais onde possuem ciclovias  com maior fluxo de pessoas e carros.

4) Use cadeados apropriados

Às vezes da vontade de parar durante o pedal para comprar uma água ou coisa do tipo, ou até mesmo estacionar. Nessas horas você só encosta a bike em algum lugar ou tem o costume de trancá-la? Esperamos que a resposta tenha sido trancá-la.

E para isso, os cadeados são eficientes para proteger a bicicleta contra roubo e furtos. Ou seja, itens essenciais para você carregar na mochila durante o pedal.

Quem tem a intenção de roubar, sabe bem como fazer e está sempre bem preparado para abrir e violar qualquer cadeado. Por isso, você precisa investir em cadeados que proporcionam uma maior segurança e sejam mais difíceis de romper, como os cadeados D-Lock e U-Lock que são feitos de ferro maciço, com aproximadamente 18mm.

Diferente dos convencionais de aço, esses modelos de cadeados são mais pesados e um pouco mais caros. Porém, o investimento vale o benefício que ele proporciona, isso porque é bem mais difícil romper um desses cadeados do que os feitos de aço.

Para o ladrão conseguir rompê-lo, ele vai precisar de um bom tempo e uma boa serra para cortá-lo, ou seja, grandes dificuldades e uma ótima forma de inibir roubos.

Aproveite os cabos de aço como um auxiliar dos cadeados citados acima, para prender as rodas. Como ele prende uma das rodas, você pode usar os cabos de aço para prender outras partes da sua bike, como o quadro ou a outra roda.

Viu só como é possível dificultar a ação de criminosos e proteger a bicicletas contra roubo? Garanta o seu cadeado e mantenha sua bike sempre em segurança.

5) Prenda todas as partes móveis

Se o ladrão não conseguir levar a sua bike, pode ser que ele tente levar alguma parte móvel, como, por exemplo, as rodas ou selim.

Para evitar que isso aconteça o primeiro passo é prender a magrela em bicicletários. Mas se não tiver essa estrutura a sua disposição, escolha lugares com grande movimento e dê preferência por prende-la em postes altos e grades fixas ao chão.

6) Faça um seguro para a sua bike

Além de todas as práticas citadas para proteger a bicicleta contra roubo, você ainda pode investir em um seguro de bike. Muitos ciclistas não conhecem, mas os seguros de bike são ótimos para proteger sua companheira de aventuras, não apenas de roubos, mas também para dar assistência em possíveis contratempos.

Parecido com o seguro de carros, você encontra diferentes coberturas e benefícios para você e sua bicicleta.

O Clube Santuu, é uma dessas seguradoras onde você encontra tudo que precisa para proteger e assegurar a sua bike contra roubos, furtos e até mesmo incidentes. Com ele você solicita a ajuda de um mecânico caso a bike quebre durante o pedal, recebe uma nova caso seja roubada, entre diversos outros benefícios. Vale a pena investir!

Faça seu cadastro gratuitamente e veja como garantir mais segurança para a sua bike!

7) Saiba o número de série da sua bike

Talvez você não saiba, mas toda bicicleta possui um número de série que funciona como um “código de barras” para a sua identificação. Essa informação pode ser encontrada na nota fiscal ou gravada no quadro, abaixo do movimento central.

Saber o número de série da sua bike é essencial, caso ela seja roubada. Com essa informação em mãos, você consegue realizar um boletim de ocorrência (B.O) na delegacia. Assim, ela pode ser identificada e localizada.

Além disso, você pode se registrá-la no Registro Nacional de Bicicletas, assim se sua bike for roubada você consegue fazer um alerta e caso uma pessoa compre-a ou a encontre, ela conseguirá consultar nesse registro a informação de que se trata de uma bicicleta roubada.

Curtiu nossas dicas? Compartilhe esse post com todos os amigos e amigas que pedalam. Veja também algumas práticas para melhorar sua performance no ciclismo.