Skip to main content

Pedalar se tornou uma atividade comum para grande parte dos brasileiros, seja para manter a saúde em dia, se tornar um ciclista profissional ou apenas para lazer. Portanto, para quem está começando no ciclismo, pegar algumas dicas para ciclistas iniciantes é indispensável para começar bem.

De acordo com a Aliance Bike, em Julho de 2020 houve um aumento de 118% nas vendas de bicicletas, comparado ao mesmo período do ano anterior. Um crescimento e tanto, não é mesmo? Por isso, se você faz parte desse grupo que está começando a pedalar, veja aqui 7 dicas fundamentais para se dar bem sobre o selim e evitar perrengues no pedal.

Neste artigo, você vai conferir dicas para ciclistas iniciantes, que serão valiosas no seu dia a dia enquanto pedala. Vamos lá?

1. Invista na bike ideal

Escolher a sua bicicleta é um fator crucial para iniciar as pedaladas. Por isso, tenha em mente o objetivo de uso da bike para então investir no modelo ideal para você. Por exemplo, se você quer apenas usá-la para lazer, opte por bicicletas de passeio que são mais simples, mas que apresentam ótima performance em ciclovias e parques.

Entretanto, se o desejo é usar a bicicleta para praticar esportes, é interessante que escolha um modelo de mountain bike, que se adapta facilmente a diferentes terrenos e mais resistentes.

Além disso, independente do modelo escolhido, você precisa se atentar ao tamanho da bike, que precisa se ajustar ao seu biotipo. Saiba mais sobre o bike fit nesse post e veja a importância de uma bicicleta sob medida.

2. Use os equipamentos de segurança

Quando se trata de dicas para ciclistas iniciantes não podemos esquecer de falar sobre segurança! No ciclismo existem alguns riscos de lesões e acidentes. Por isso, para evitar que algum incidente aconteça, é indispensável o uso de equipamentos básicos, como:

  • Capacete: protege de impactos causados em quedas;
  • Luvas: absorve as vibrações, evitando lesões e dores;
  • Óculos: evitam insetos, protege do sol ou sujeiras que possam afetar os olhos;
  • Roupas: opte por roupas leves e confortáveis que forneça segurança;
  • Farol: trará visibilidade durante a pedalada, evitando acidentes;
  • Buzina: uma forma de sinalizar quando for necessário.

3. Adquira seu próprio Kit Ferramentas

Para não ficar no meio do pedal, tenha sempre com você um kit ferramentas, que além de salvar nos momentos inesperados, ajuda também com a segurança. Não é necessário ter muitos itens, você pode adquirir apenas as ferramentas básicas que vão te tirar do sufoco. São elas:

  • Câmara de ar;
  • Bomba de ar;
  • Adaptador de válvula;
  • Vedação de furos;
  • Chave inglesa.

Essas são as ferramentas básicas que você pode usar, porém existem outras ferramentas para bike que você complementar nas que já indicamos.

4. Se atente a alimentação e hidratação

Boa alimentação e hidratação são cuidados que você precisa ter antes mesmo de ir para o pedal. Isso, porque como em qualquer esporte, se você não tiver uma alimentação saudável e se manter bem hidratado, o seu desempenho será baixo e não terá um bom rendimento.

Além disso, a falta de uma boa alimentação e hidratação pode acarretar problemas futuros. Sendo assim, aposte em alimentos de fácil digestão e beba bastante água! Inclusive, nesse combo de dicas para ciclistas iniciantes não poderia faltar o suporte para caramanhola, que é um grande apoio quando se trata de hidratação durante o pedal.

5. Faça revisões periódicas

Mantenha sua bike em dia e assim você evita situações inesperadas. As revisões periódicas são essenciais para diminuir riscos de quebra e falhas durante o uso. Consequentemente, você evita acidentes e cuida da sua própria segurança.

As revisões podem ser feitas periodicamente, considerando a quilometragem e podendo variar de acordo com o uso. Por isso, é importante que você tenha uma oficina de confiança para realizar esse tipo de serviço.

6. Respeite seus limites

Respeite os seus próprios limite e evite os exageros. Às vezes, extrapolamos demais nas pedaladas, forçando o corpo, quando na verdade você só precisa seguir o seu ritmo. Com dedicação e prática, o corpo vai se adaptando e você conseguirá resultados superiores ao atual. Mas isso leva tempo e você precisa respeitá-lo.

Por isso, uma das dicas para ciclistas iniciantes é: vá com calma! Pegue leve com você mesmo e respeite o seu limite para não se lesionar.

7. Se alongue antes e depois do pedal

Como em qualquer outro esporte, se alongar antes e após pedalar é um ponto importante. O alongamento bem feito pode melhorar a irrigação sanguínea, aquecer os músculos, ampliar a flexibilidade e muito mais! Portanto, é uma prática que não deve ser descartada. Assim, você evita incômodos e possíveis lesões que poderiam te deixar parado por um bom tempo. Serão apenas alguns minutos antes e após, que vão fazer total diferença no seu pedal.

É normal sentir um pouco de insegurança, mas com as dicas que demos neste artigo tenho certeza que você terá um excelente começo com a bike!

Tem amigos que também estão começando no ciclismo? Compartilhe essas dicas para ciclistas iniciantes e vamos juntos fazer boas pedaladas!

Agora que você sabe tudo que precisa para começar a pedalar, veja nesse post algumas dicas para evitar as lesões com a bike.

Leave a Reply