Skip to main content

Assim como qualquer tipo exercício, pedalar é uma atividade que está diretamente ligada com a nossa saúde. Ela movimenta não só o corpo, mas também a mente, promovendo bem-estar e qualidade de vida. Além de ser uma atividade feita para todas as idades e sem contraindicações. Sendo assim, nunca é tarde para conhecer os benefícios do ciclismo para a saúde e fazer desse esporte um estilo de vida.

Além de ser a principal ferramenta para o ciclista se exercitar, a bicicleta é um meio de transporte barato e sustentável, que vem ganhando espaço nas ruas em meio o trânsito. O que se torna a união perfeita entre pedalar para manter a boa saúde e se locomover de forma mais econômica.

Tirar um tempo para praticar com a bike regularmente, faz com que o corpo se acostume com a atividade física e transforme desse momento, um prazer e uma necessidade ao mesmo tempo. Pois o pedal é um grande aliado ao nosso bem-estar, e proporciona inúmeras vantagens, que vão muito além da perda de peso e o ganho de condicionamento físico, já que esse esporte influencia em diversos fatores que contribuem com uma vida mais saudável. Por esse motivo, trouxemos neste post 10 benefícios do ciclismo para a saúde. Vamos a eles!

1 – Emagrecimento

Um dos principais benefícios de andar de bicicleta é o emagrecimento. A prática frequente do pedal acelera o metabolismo, ou seja, faz com o que o corpo queime calorias de forma mais rápida. Sendo assim, o resultado é menos acúmulo de gordura e, consequentemente alguns quilinhos a menos.

2 – Melhora a resistência muscular

O ciclismo, assim como outros exercícios, exige a força dos músculos. Por esse motivo, pedalar regularmente faz com que você ganhe força muscular, principalmente na parte inferior do seu corpo, pois empurrar os pedais envolve o quadríceps, as coxas e os glúteos. Além disso, os braços e ombros também são usados, principalmente ao segurar o guidão em subidas íngremes.

3 – Melhora a respiração

A respiração também é beneficiada a medida que você ganha condicionamento físico. Pedalar exige muito fôlego, principalmente em longas aventuras com a bike. Sendo assim, o esporte ajuda a reforçar os pulmões. E o respirar ganha um melhor ritmo e constância, o que é muito bom para o bombeamento de sangue pelo corpo. Dessa forma, o fluxo sanguíneo é regulado e afasta os problemas de circulação.

4 – Auxilia no equilíbrio

Pedalar envolve força nas pernas, equilíbrio e estabilidade. Além disso, a medida que a prática do ciclismo se torna regular, o ganho de equilíbrio sobre duas rodas é transportado para outros exercícios e, também para a mente, que acompanha o corpo ao manter a forma de balancear as emoções.

5 – Contribui com a saúde do coração

30 minutos de pedal por dia faz com que o corpo passe por uma diminuição da glicemia, o que ajuda consideravelmente no controle da diabetes. Além disso, a atividade contribui com a redução do colesterol, o que diminui as chances de sofrer um infarto ou derrame cerebral.

6 – Elimina toxinas

Enquanto você queima calorias durante o pedal, o suor é responsável por ajudar a eliminar as toxinas do corpo e limpar o organismo. Com menos substâncias tóxicas, melhor será o resultado e o seu rendimento no dia a dia.

7 – Promove o bem-estar

Pedalar estimula a produção de endorfina e serotonina no organismo, hormônios que causam a sensação de prazer e felicidade. Não importa se está no trânsito caótico ou em uma trilha de belas paisagens, a sensação de bem-estar sempre vai estará com você.

A bike é um dos melhores remédios para quem busca aliviar crises diárias de estresse. Isso porque durante o exercício você se concentra naquele momento e esquece questões externas.

8 – Melhora o sistema imunológico

O ciclismo pode contribuir para manter as células do sistema imunológico ativas e mais fortes, prontas para combater possíveis infecções. Pedalar estimula o aumento da produção de glóbulos brancos e a defesa de vírus e bactérias.

9 – Tenha uma boa noite de sono

A regularidade nas pedaladas pode devolver boas noites de sono que foram perdidas ao longo da rotina. Isso porque durante o exercício você movimenta o corpo e a mente e, como consequência, as noites de sono são mais prazerosas.

10 – Viva por mais tempo

Se você quer se manter jovem por mais tempo, o segredo está em pedalar com frequência. O exercício previne o envelhecimento da pele e estimula a produção de colágeno. Ou seja, tenha uma pele mais firme, bonita e saudável

Além disso, o pedal pode ajudar a manter a força muscular cheia de vigor, e aumentar a longevidade.

Bom, agora que você conhece os benefícios do ciclismo para a saúde, já pode preparar a bike para pedalar. Mas se ainda restam dúvidas sobre praticar, veja 10 dicas para começar a pedalar.

E se você ainda não tem uma magrela para chamar de sua, veja neste post tudo o que você precisa saber antes de comprar uma bicicleta.

Leave a Reply