Skip to main content

Sabe aquela sensação gostosa de liberdade em cima da bike? Vento na cara, paisagens agradáveis, livre de transito… Maravilhoso, não é mesmo? Mas chega uma hora é necessário apertar o freio. E já que entramos no assunto, você já se perguntou qual o freio ideal para sua bike?

O sistema de frenagem evoluiu desde a sua criação a partir de diversos modelos e tecnologias para desacelerar a bike com segurança, independente da situação. Para ficar por dentro, trouxemos os principais modelos de freios para bike. Confira e boa leitura!

Cantilever: o freio ideal para a sua bike? Conheça mais!

O ciclista que curte a Mountain Bike com certeza reconhece o Freio Cantilever. Afinal, ele é uma ótima pedida para quem pedala em ambientes com barro e lama. Formado por cabos, manetes, sapatas e hastes de acionamento, garante leveza e eficiência em terrenos diversos. Ficou interessado? Escolha bikes antigas e clássicas, pois infelizmente esse sistema de frenagem não é utilizado em versões mais modernas. Clique aqui e veja algumas opções!

Ferradura: o freio ideal para as Road Bikes!

Em primeiro lugar, você deve saber o que são as Road Bikes: bicicletas exclusivas para a estrada, mais leves, perfeitas para cortar o vento e pedalar em alta velocidade. Agora no que diz respeito aos freios, personagem principal deste artigo, se destaca a ferradura. Como o próprio nome sugere, o formato desse modelo se assemelha a letra “U” invertida. É justamente por esse motivo que o processo de manutenção é mais fácil e possuem alta performance!

Além disso, os freios a disco também são comuns neste tipo de bike, pois proporcionam mais precisão em momentos de parada brusca, na chuva, por exemplo. Mas a melhor parte disso é que não exigem que o ciclista tenha força nas mãos, evitando machucados e pressão nos dedos. Muito bacana, não é mesmo? Clique aqui e conheça algumas Roads Bikes disponíveis em nosso site.

V-Brake: freio moderno para bicicletas modernas!

Esse freio é considerado a evolução do Cantilever! A estrutura dele é composta por duas hastes paralelas, as sapatas, o aro e, claro, o cabo de aço. Com manutenção baixa e sistema eficiente, este modelo tem compatibilidade com a maioria das bicicletas do momento.

Chegou a hora deles: do freio a disco e do mecânico!

Está no quarto tipo de freio, mas ainda não encontrou o freio ideal para a sua bike? Fique tranquilo, porque ainda tem mais duas opções: o disco e o mecânico! Agora, vamos conhecer mais sobre o freio a disco! Quando foi desenvolvido, ciclistas e organizações do esporte sentiram certa resistência por esse tipo de modelo supostamente causar quedas aos atletas. Mas assim que surgiu esse boato, os fornecedores logo comprovaram a segurança da ferramenta. Já o freio mecânico é acionado por meio do manete e pistão! Além disso, a manutenção é mais simples, uma vez que basta trocar o cabeamento e regular a altura das pastilhas.

Enfim, o mais importante é entender que existem freios ideais para cada bike e para cada situação. Aqui, você conferiu alguns dos mais utilizados, desde os mais clássicos aos mais modernos. Quando for procurar por um freio, considere sempre o seu objetivo: você irá utilizá-lo mais no campo ou na cidade, diversão ou campeonato? E então lembre-se de optar por um sistema confortável e seguro.

E agora que você já descobriu qual o freio ideal para sua bike, saiba como realizar os cuidados necessários com a corrente da bicicleta. Veja aqui!

Leave a Reply