Skip to main content

Pedalar com crianças, além de ser um ótimo exercício para os pequenos, os incentivam desde cedo em relação ao desenvolvimento de habilidades.

Todavia, ainda que sejam filhos, sobrinhos, irmãos mais novos ou apenas amiguinhos próximos, todas as crianças que vão para o pedal precisam de muito cuidado e atenção, a fim de que o passeio seja seguro e sem maiores imprevistos.

É por isso que hoje, a The Bike Culture te dá 6 dicas para pedalar com os pequenos. Confira a seguir:

Pedalar com crianças

#1 – ande no ritmo delas

Primeiramente, apesar de ser uma dica óbvia, o reforço é essencial: precisamos sempre respeitar o limite das crianças. Ainda que algumas possuam mais habilidades do que outras no pedal, cada uma tem o seu próprio ritmo. Não exija muito!

Sempre se atente às ações dos pequenos, oriente-os e, aos poucos, a agilidade vai aumentando.

#2 – a princípio, não dispense o uso de rodinhas

Essa dica é especialmente para as crianças que são muito pequenas, ou que ainda não andaram muito com a bike.

As rodinhas laterais dão muita confiança para os primeiros passeios, e podemos afirmar que funcionam como uma espécie de ponto de partida no mundo do pedal.

Entretanto, uma recomendação importante é que ao equipar a mini bike, a peça seja preferencialmente de aço. E que ao final, você se certifique de que elas estão firmemente acopladas com arruelas e porcas, para não correr o risco de soltar no meio do caminho.

#3 – Capacete sempre!!

Nunca dispense o uso de capacetes ao pedalar com crianças. É uma das principais regras, uma vez que a cabeça precisa estar protegida caso ocorra alguma queda ou outro incidente, por exemplo.

Todavia, essa é uma dica válida para todas as idades, ok?!

#4 – Se for preciso, utilize cadeirinhas

Se as crianças são muito novinhas, mas já demonstram uma curiosidade/interesse sobre o pedal, ou até mesmo se essa vontade for sua, pode utilizar as cadeirinhas. Afinal, estamos falando de um equipamento seguro, mas que deve contar com muita cautela. Só para ilustrar, há tipos certos para cada idade:

Cadeirinha traseira

A cadeirinha traseira acomoda crianças entre 3 e 6 anos de idade, ou até 25kg em média. Possui modelos com suporte próprio, que são fixados com trava ao tubo do selim ou fixação no bagageiro.

Cadeirinha dianteira

A cadeirinha dianteira é um pouco mais limitada – acomoda crianças entre 1 e 3 anos de idade e suporta até 15kg. É essencial se atentar ao limite máximo de peso, pois se ultrapassar, pode atrapalhar a direção do ciclista. Além disso, certifique-se de que há cinto e um suporte firme.

#5 – Faça os ajustes da bike e prefira peças de alumínio

Verifique se os freios e as rodas estão funcionando bem, ajuste o selim em uma altura que a criança possa ficar confortável, a fim de evitar dores nas costas ou pernas.

Ademais, outra ótima dica é que as rodas, manetes e freios, assim como as rodinhas de apoio, sejam constituídas por alumínio. A maioria das bikes para crianças conta com peças de plástico, o que não é tão confiável a longo prazo.

#6 – No pedal, mantenha-se à direita

Manter-se à direita ao pedalar com crianças evita muitos problemas com veículos passando na via, ou com ciclistas que vêm à esquerda. Procure prezar pela segurança de todos os envolvidos!

E por fim: nunca deixe-as para trás! Pedale ao lado ou atrás, para monitorar melhor e garantir que o passeio seja tranquilo.

Curtiu as dicas da The Bike Culture para andar com os pequenos por aí?

Então é só continuar de olho no blog para mais dicas incríveis!