Skip to main content

Saiba mais sobre o equipamento

Quando falamos em cicloturismo, um dos primeiros pontos que vem à mente é: qual é a melhor forma de carregar a bagagem? 

Afinal, é muito importante que o ciclista se sinta o mais confortável possível, para render nas pedaladas e fazer uma viagem tranquila.

Nesse sentido, os alforjes para bike são essenciais, pois são peças de grande ajuda na hora de transportar objetos importantes para o atleta.

Pensando nisso, hoje, te explicamos melhor o que são os alforjes e, de quebra, damos algumas dicas para escolher bem antes de comprar. Confira!

Alforjes para bike – sobre o equipamento

Basicamente, os alforjes para bike são bolsas acopladas à magrela, para facilitar o transporte de alguns objetos – inclusive, indicados para pedais longos. 

Contudo, pensando justamente nisso, é que frisamos que alguns pontos devem ser muito bem avaliados antes da aquisição: a distância que será percorrida, os tipos de viagem e bagagens e, claro, quais são as condições dos terrenos passados.

Ademais, pode ser que esses fatores citados acima somados à quantidade de dias, necessitem de uma bolsa extra – geralmente acoplada ao guidão.

Todavia, tenha muita atenção com os pesos extras! O recomendado mesmo é não ultrapassar os 20 ou 25 kg, pois isso pode dificultar e muito o trajeto. Imagine só subir ladeiras com spanersos obstáculos no solo carregando muito peso? Sem dúvidas, é uma tarefa um tanto quanto complicada!

A seguir, listaremos outros pontos mais específicos de atenção, a fim de que você faça uma boa escolha!

#1 – Alforjes para bike – Tecidos

Esse equipamento conta com uma boa variedade de tecidos – o que influenciará na resistência, impacto e afins. 

Os tipos mais encontrados são:

– PVC

Também conhecidos como vinil ou lona, são materiais bem resistentes e, inclusive, podem possuir ação antifúngica, proteção UV e/ou antichamas. Além disso, é normal que o atleta se depare com tecidos 100% impermeáveis;

– Cordura

É um material produzido a partir do poliéster ou nylon que, assim como o PVC, é marcado por sua alta resistência – estamos falando do mesmo material que os soldados americanos usaram na guerra.

Esse tecido é pesado e bem rígido. Contudo, pode ser impermeável ou não – o que afetará a faixa de preço;

– Ripstop

Não se trata especificamente de um tecido, mas sim de uma técnica de tecelagem pensada para a resistência em rasgos, que pode ser utilizada em materiais como algodão, poliéster ou nylon, por exemplo. 

#2 – Fixação

A forma como os alforjes para bike são fixados influenciará diretamente no rendimento e desempenho da pedalada. O equipamento precisa ficar firme o suficiente para encarar os obstáculos do solo. 

A nossa sugestão é que, ao avaliar os alforjes, converse com o vendedor e informe qual é a sua bike, pois determinadas marcas funcionam apenas em determinados modelos. 

#3 – Capacidade

Frisamos que a escolha do equipamento deve ser baseada nos seus objetivos no pedal. Um exemplo prático é que, para pedais mais curtos na cidade, por exemplo, um alforje que varia de 10 a 12 litros já é o suficiente.

Agora, para os pedais mais longos, é possível encontrar alforjes de até 60 litros. 

#4 – Proteção contra chuva

Alguns modelos já contam com uma capa de proteção extra ou costuras seladas e reforçadas – que dispensam o uso de capas, livrando totalmente os equipamentos da água.

Preços

Os preços do equipamento podem variar entre R$ 50,00 a R$ 400,00. Tudo vai depender dos fatores mencionados acima.

E aí, curtiu saber um pouco mais sobre os alforjes para bike

Esse post foi útil para você? Compartilhe com os amigos!