Ao finalizar aquele treino pesado – ou nem tão pesado assim, mas em um dia quente, por exemplo -, dá aquela sede monstra, né?!
Mas, logo de cara, nossa recomendação é: BEBA ÁGUA, muita água!
Você pode até achar que uma simples cervejinha gelada não terá efeitos no seu corpo ou no seu desempenho na pedalada.
Todavia, nesse post, te explicaremos porque bike e bebida alcoólica não são uma boa combinação.
Confira a seguir:
Desidratação
Ao beber uma cerveja ou qualquer outra bebida alcoólica após um pedal cansativo, a impressão é que o corpo está se hidratando.
Entretanto, é justamente o contrário, pois essas bebidas possuem efeito diurético. Em outras palavras, elas estimulam a eliminação de líquidos do corpo.
Além disso, muito importante frisar os líquidos perdidos durante o pedal, uma vez que o corpo libera bastante suor.
Seja qual for a ocasião, um exemplo claro: é comum sentir sede um tempo após a ingestão de álcool. Algumas pessoas sentem mais, outras menos, mas o efeito é basicamente o mesmo.
Dentre os sinais da desidratação, podemos destacar moleza, sede ou sono excessivos e boca seca.
Por isso, para evitar situações como essa, opte por um suco natural ou a clássica água.
O ganho de massa muscular é afetado
Nesse caso, não importa a condição do atleta, pode ser profissional ou amador. Os músculos do corpo inteiro – especialmente das pernas – precisam se recuperar após uma pedalada intensa. E sentimos em informar, mas o álcool afeta essa recuperação.
Isso ocorre porque naturalmente, o seu corpo sintetizará proteínas após o pedal. Essas substâncias são responsáveis pela construção das fibras musculares, auxiliando no ganho de massa muscular, proporcionando mais resistência e rigidez ao corpo.
Em suma, a sensação que você tem de estar mais forte a cada treino é real. Entretanto, ao ingerir a bebida alcoólica, esse processo é interrompido.
O corpo fica mais “enfraquecido” para os pedais seguintes
Complementando o que falamos no tópico anterior, o corpo do atleta precisa de uma boa recuperação para enfrentar os próximos pedais.
Todavia, ao prejudicar o devido funcionamento do fígado, a ingestão de bebida alcoólica não permite a total recuperação e, por mais que pareça um detalhe simples, vai ficar bem difícil estender uns quilômetros.
Aliás, falando especialmente sobre o fígado, ele será prejudicado porque ficará saturado. Pense que ele é uma espécie de “filtro do organismo”, que seleciona nutrientes e outras substâncias que ficarão no corpo ou serão expulsas após ingerir comida ou bebida.
Quando você exige muito do seu corpo num pedal ou até mesmo em outras atividades físicas, o fígado também é levado ao seu limite e trabalha o máximo que ele puder. Sendo assim, ao consumir a bebida alcoólica, você satura ainda mais o órgão que já está saturado.
Por fim, não queremos te assustar e dizer que a bebida é proibida em qualquer ocasião. Porém, recomendamos que você aguarde ao menos algumas horas antes de ingeri-la, a fim de dar o tempo necessário para o seu corpo se recuperar do treino intenso.
Dessa forma, seu desempenho no pedal não será prejudicado.