Se você está se aventurando no pedal e já pensou na possibilidade de participar de uma competição de ciclismo, então você está no lugar certo!
Com a prática e ganho de performance e experiência, aos poucos surge a vontade de encarar as competições para testar as habilidades nesse esporte que tanto amamos.
Porém, para participar não basta apenas ter um bike, existem alguns critérios que precisam ser seguidos na risca, para que a sua atuação durante a disputa ocorra de forma tranquila e segura.
Continue a leitura e saiba como participar de competições de ciclismo. Além disso, confira dicas e instruções para que nada dê errado no pedal. Vamos lá?
Primeiros passos para iniciar em uma competição de ciclismo
Nessa primeira etapa, nós listamos os primeiros passos que você precisa para participar de uma competição de ciclismo. Veja
Itens básicos de segurança e proteção
Além da bike, existem outros equipamentos básicos e fundamentais que você precisa ter em mãos. São eles:
- Capacete;
- Luvas;
- Óculos;
- Roupas.
Todas as competições exigem que os atletas estejam bem equipados com os itens essenciais, para garantir a própria segurança.
Preparação do ciclista
Uma competição de ciclismo exige muito preparo físico. Por isso, mesmo praticando no dia a dia é importante dedicar tempo para se preparar especificamente para a prova.
Para isso, você pode criar uma rotina de treinos, sem exceder o seu limite para que não ocorra lesões. Busque condicionamento físico através de outras atividades como corrida, pular corda e por aí vai, mas sem se esquecer de praticar as pedaladas.
Além disso, é importante manter uma boa alimentação e hidratação, considerando que, assim como nos treinos, o ciclismo exige bastante do nosso corpo e durante a competição não será diferente, muito pelo contrário.
Portanto, uma boa alimentação irá ajudar no seu bem-estar e desempenho.
Quais são os próximos passos para participar de uma competição de ciclismo?
Agora que você já sabe o que precisa para participar de uma competição de ciclismo, veja os próximos passos que também são indispensáveis.
Escolha a modalidade que quer competir
No ciclismo existem diversas modalidades, por isso, na hora de escolher a competição que quer participar, use como critério a modalidade, considerando a que você mais curte e tem afinidade.
Entre as diversas modalidades, existem três que são as mais comuns e com maior número de competições. São elas:
- Ciclismo de estrada;
- Mountain Bike;
- BMX.
Em nosso blog temos um artigo com as 7 principais competições de ciclismo que acontecem no Brasil, talvez alguma delas acontece próximo da sua região, então não deixe de conferir.
Processo de inscrição
Grande parte das competições, se não todas, exigem a inscrição antecipada. Além disso, em alguns casos é necessário o pagamento da taxa de inscrição, que pode variar o preço de acordo com a prova e categoria escolhida.
Neste processe é importante confirmar se a participação está condicionada a ser um atleta federado – aquele que se afiliou a federação de esporte – e se é individual ou em grupo.
Caso seja necessário ser um atleta federado, você pode acessar o site da Confederação Brasileira de Ciclismo para identificar os dados da federação da sua região e se filiar.
Outro fator importante é verificar as categorias existentes. Algumas competições dividem os participantes apenas por gênero, ou em outros casos pode ser separado por idade, como:
- Iniciantes;
- Infanto-juvenil;
- Elite;
- Master;
- Grandmaster;
- Outras.
Se essa for a sua primeira competição, é aconselhável iniciar na categoria iniciante, até pegar prática e experiência nas provas e ir avançando para as próximas divisões.
Revise e faça todos os reparos necessários na bike
A bike é seu principal instrumento de uso, por isso, ela precisa estar devidamente revisada e regulada.
Essas revisões são necessárias de acordo com a forma ao qual você a utiliza, por exemplo se você pedala em trilhas com pedregulhos, lama e por aí vai, o ideal é que você dê a revisão a cada dois meses. Veja este post em nosso blog e saiba quando levar sua bike para revisão.
Por isso, mesmo que você já tenha feito a manutenção há poucos meses, é importante levar sua bike na oficina pouco antes da competição, para confirmar se está tudo certo e evitar possíveis imprevistos.
Além disso, verifique também se os equipamentos de segurança estão todos regulados e adequados.
Curta o pedal e se divirta!
Não se cobre demais no início, você está apenas começando e os bons resultados vêm com o tempo. Mas isso não é motivo para desanimar!
Aproveite a oportunidade de participar de uma competição de ciclismo para observar e se divertir. Além disso, com o tempo e prática você pega o jeito, melhora a performance e vai se desafiando, até conquistar os resultados desejados e quem sabe subir ao pódio.
Por isso, relaxe e busque deixar seu corpo e mente equilibrados para conseguir fazer todo o percurso da competição, pois finalizar a prova já é uma grande vitória!
Acompanhe nossos conteúdos no blog e confira as dicas que vão deixar você por dentro do mundo do ciclismo.
Ah, mas antes de competir nas pistas, você deve saber como pedalar com segurança no trânsito, veja aqui 10 dicas que preparamos. Clique e confira!