Skip to main content

O selim da sua bike pode fazer da sua experiência com o esporte uma feliz descoberta ou uma tragédia completa. Por isso, não negligencie esse detalhe tão importante!

Geralmente, quando compramos uma bike para treinar e competir, ela vem com um selim em sua configuração padrão. E, provavelmente, esse padrão não será perfeito para seu novo dono. Isso porque as bikes de competição costumam sair de fábrica com componentes similares aos que ciclistas profissionais usariam, e o selim é um deles.

O selim é o ponto de contato mais importante do ciclista com a bike, pois suporta o centro de força do ciclista e ajuda a otimizar a energia aplicada em cada pedalada. Além disso, melhora o controle e evita os incômodos que a pressão pode causar com muito tempo de uso.

Sua importância só cresce à medida que vamos nos familiarizando com a bike: aprendendo a mudar de posição nas descidas, subidas e no plano. Isso desenvolve a força física, mas pode limitar a evolução do atleta se não estiver permitindo o apoio e posicionamento correto do quadril nos pontos de contato.

Algumas dicas podem te ajudar na busca do selim perfeito:

1 – Selim perfeito: Bike Fit

Não é à toa que essa profissão tem crescido tanto nos últimos anos. Hoje, temos profissionais muito bons no Brasil! A maioria deles possui uma gama de selins à disposição em seus estúdios para teste, além de ferramentas para analisar suas medidas específicas e posição em cima da bike.

2 – Procure selins de teste nos bike shops

Se não está pronto para investir em um bike fit, fale com seu lojista e procure opções de selins para testar em sua bike.

Existem muitas opções disponíveis hoje em dia: vazados, longos ou curtos, com diferentes gramaturas de acolchoados e formatos de apoio. O mercado de selins se desenvolveu muito nos últimos anos e oferece inúmeras opções para todo o tipo de gosto.

3 – Saiba suas medidas

Uma medida importante que vai ajudar a filtrar alguns selins é a distância entre seus ísquios. Além disso, hoje existem alguns vídeos no YouTube que ensinam a tirar essa medida em casa, mas você pode pedir ajuda em seu bike shop. Afinal, eles geralmente têm um banquinho especial que permite a tomada dessa medida

4 – Teste diferentes posições na bike

Às vezes, experimentar uma posição mais ou menos agressiva pode não parecer o melhor caminho, porém, não tenha medo de testar.

Tente girar sua pelve mais para frente ou para trás e, se fizer sentido e não estiver incomodando, permaneça nessa nova posição por alguns dias. Sinta a musculatura que recruta nas pernas, quadril e core.

Dessa forma, você vai conhecer melhor seu corpo e pode te ajudar a ter mais possibilidade sobre a magrela. Se sente que esta preparado(a) para o próximo passo, não perca tempo. Você não vai se arrepender e vai valorizar cada centavo investido!

Por: Marcella Toldi