Skip to main content

Está em busca de uma boa rota de Mountain Bike em São Paulo? Então você está no lugar certo! Neste artigo separamos as 5 melhores rotas de MTB para você curtir o pedal.

Prepare a turma, os equipamentos e bora lá!

As melhores Rotas de Mountain Bike em São Paulo

O MTB é uma modalidade do ciclismo que se popularizou, conquistando muitos atletas pelo mundo. Por ser um tipo de pedal mais versátil, ele permite viver diferentes sensações, passando por montanhas, pedras, lama, ladeiras e muitas outras aventuras que só o Mountain bike pode oferecer.

Além disso, é uma possibilidade de se conectar com a natureza e tirar um tempo para se desligar da correia e tensões do dia a dia.

Se você mora ou está próximo ao estado de São Paulo, vale a pena conhecer alguns dos melhores roteiros para se aventurar com a magrela.

Afinal, se tem uma coisa que esse Brasil nos reserva de bom, são lugares e paisagens lindas para conhecer. Então, por que não aproveitar?

Confira aqui algumas rotas para você curtir o pedal e se aventurar no Mountain Bike em São Paulo.

Neste Post você irá conhecer as trilhas de:

  • Zig – Zag – Campos do Jordão;
  • Limeira – Iracemápolis;
  • Represa de Nazaré Paulista;
  • Trilha da Bocaina – Campinas.

Trilha do Zig – Zag – Campos do Jordão

Uma trilha de dificuldade moderada, com cerca de 15 km de extensão. Então, para encarar essa aventura, pode separar mais ou menos umas 2h para realizar todo o percurso. Mas o que são 2 horas para quem quer curtir um bom rolê, não é mesmo?

Sendo uma das mais tradicionais trilhas da Serra da Mantiqueira, você vai percorrer o que o próprio nome diz: um verdadeiro zig-zag entre a natureza, com lindos mirantes e terrenos irregulares, que vão aumentar a adrenalina e fazer com que o pedal fique ainda mais divertido.

Se sobrar um tempinho, você ainda pode se deliciar e recarregar as baterias na cachoeira do Lajeado, que fica próximo à trilha, em Santo Antônio do Pinhal.

Qual o percurso?

Iniciando no Portal de Campos do Jordão, que fica a mais ou menos 185 km de São Paulo, você vai seguir no sentido capital, indo pelo asfalto até pegar o início da trilha, que fica à direita em uma estrada de terra.

Trilha Limeira – Iracemápolis

A trilha da Limeira possui um nível mais difícil, com cerca de 15 km de trechos com inclinações acentuadas e boas subidas.

O percurso inicia em Limeira e vai até Tanquinho, distrito de Iracemápolis. Durante a trilha, você passa por uma área de linha férrea abandonada, chamada ponte do esqueleto, conhece fazendas histórica de limeira entre outras belezas exuberantes.

Para esse rolê, é necessário ter mais habilidade, para conseguir desviar de árvores, galhos, pedras e até mesmo lama, pois em períodos chuvosos deixa o terreno mais pesado.

Esse um pedal, um tanto quanto diferente, porém, bem divertido para quem gosta de aventura.

Qual o percurso?

Com início no bairro Jardim Sto. André, em Limeira, você vai percorrer trechos que passam ao lado da via-férrea abandonada, com áreas de inclinações e subidas acentuadas.

Durante o rolê, você irá atravessar a ponte do esqueleto, que aliás, possui um belo visual, porém, tome cuidado, para completar esse percurso, será necessário descer da bike e seguir o trecho a pé.

Logo após, pelo caminho ao Morro Azul, trecho que possui um topo com a vista mais incrível da cidade e de outras regiões próximas. Em seguida, chegará em Tanquinho, distrito de Iracemápolis, local onde finaliza a trilha.

Represa de Nazaré Paulista

A Represa de Nazaré Paulista é uma ótima oportunidade para quem já é experiente no mountain bike, pois existem percursos desafiadores que podem ser realizados. Mas nada impede que os iniciantes se aventurem por ela.

Em quase todo o caminho você terá a companhia do belo espelho d’água da represa, que deixa o pedal ainda mais encantador em prazeroso.

Qual o percurso?

O pedal começa na Estrada de servidão da Sabesp, com direito a uma paradinha até o famoso dar do Taide para o almoço. Para os iniciantes, o pedal pode ter cerca de 18 km, com o percurso bem tranquilo, com poucos trechos puxados.

Mas para quem busca uma aventura de respeito, pode fazer a rota completa da represa que tem cerca de 90 km e, é um pouco mais pesada devido às subidas elevadas.

Trilha da Bocaina

Essa é uma trilha bem desafiadora, com cerca de 25 km, passando por vários obstáculos, como pedalar entre as pedras, poças d’água e single tracks. Porém, vai te proporcionar uma bela visão da Mata Atlântica.

Qual o percurso?

O rolê começa em Joaquim Egídio, em Campinas, pegando o incio da estrada de Bocaina. Durante o trecho você vai se deparar com locais mais pedregosos e passará entre diversas fazendas.

Na bifurcação, vire a direita como se estivesse acompanhando o rio Atibaia – ele será a sua companhia por grande parte da rota, passando pela Usina Hidrelétrica até retornar a Joaquim Egídio onde finaliza a trilha.

Dicas para o Mountain Bike

Antes de ir para o Mountain Bike, revisa a sua bicicleta e leve todos os equipamentos básicos com você. Veja os equipamentos indispensáveis para uma trilha.

Depois dessas dicas fica mais fácil escolher onde será o longão no final de semana, certo?

Agora é só se preparar e curtir o pedal!

Mas se quiser buscar por trilhas de Mountain Bike mais próximas à capital de SP, temos algumas dicas com as melhores trilhas para um rolê de respeito e perto de casa. Veja aqui!

 

Fonte da Imagem: aventrilha

Leave a Reply