Skip to main content

Quem pedala bastante sabe o quanto as pernas podem cansar depois de um longo rolê ou treino, né?! Fora que o desejo de praticamente todos os ciclistas é diminuir o tempo de recuperação pós-pedal para poder ter cada vez mais gás na performance.

Nesse sentido, o mercado disponibiliza uma série de recursos que auxiliam os amantes da magrela nos desafios. Hoje, especificamente, falaremos sobre as meias de compressão. Saiba quais são os benefícios do acessório para o corpo!

Confira a seguir:

Meias de Compressão: como o acessório funciona?

Primeiramente, precisamos enfatizar que as meias foram criadas com o objetivo de reduzir aquela sensação de peso e cansaço nas pernas.

Isso porque a compressão gradual – concentrada nas regiões do tornozelo e panturrilha – auxiliam no chamado retorno venoso. Ou seja, ameniza os possíveis danos causados às paredes das veias, causando uma ótima sensação de alívio.

Elas são indicadas não só para o ciclismo, como também para outros esportes e tratamentos pós-cirúrgicos, de trombose, flebite, varizes, úlceras de perna e afins. Além disso, é um excelente companheiro para as gestantes, que geralmente passam por quadros de inchaço.

Voltando para os ciclistas, listaremos abaixo as principais vantagens em utilizar o acessório:

Vantagens das meias de compressão

#1 – Performance

As meias de compressão são mais poderosas do que você pode imaginar. Os benefícios aerodinâmicos são facilmente vistos com a sua utilização. Ademais, elas aumentam os níveis de oxigenação da região, fazendo com que a performance do atleta seja potencializada.

Segundo o Portal MTB Brasília, testes em túneis de vento realizados comprovaram que as mesmas são capazes de reduzir até 90 segundos em uma prova de triatlo Ironman.

#2 – Um UP na recuperação pós-treino

Os treinos de níveis médios ou intensos podem fazer com que parte do sangue fique “parada” na região da panturrilha.

As meias de compressão, por sua vez, ajudam na circulação desse sangue concentrado ao promover a oxigenação sanguínea e a eliminação de toxinas.

#3 – Diminui os riscos de lesões na região

Quando fazemos esforços físicos, realizamos uma espécie de “vibração muscular”, que causam micro danos ao tecido muscular das pernas. Essa reação do organismo pode resultar em inchaço e dor, principalmente quando pensamos em treinos ou pedaladas intensas.

Ainda de acordo com o Portal MTB Brasília, a utilização das meias reduzirá essa pressão muscular em até 32%, consequentemente diminuindo os danos e a fadiga em até 43%.

O acessório possui contraindicações?

De modo geral, não há “efeitos colaterais” causados pelas meias. Todavia, o acessório não é indicado para pessoas que possuem insuficiência cardíaca congestiva ou doenças arteriais obstrutivas periféricas. Nesses casos, o mais indicado é conversar com um médico antes de comprar.

Por fim, também recomendamos que você converse com profissionais e informe o seu objetivo no pedal, para que assim possa adquirir meias com os níveis certos de compressão.