Skip to main content

A ideia de praticar o pedal noturno tem sido cada vez mais difundida. Muitos querem fugir do calor ou aproveitar o período noturno para se manter em forma e liberar o estresse do dia de trabalho. Porém, essa escolha traz alguns riscos. 

O principal é a falta de luminosidade, que aumenta as chances do ciclista ser surpreendido por pedras, buracos e pedestres. A baixa visibilidade também dificulta a vida dos motoristas, que podem ter mais dificuldade em notar os ciclistas que se aproximam.

Tudo isso torna o ambiente noturno mais propenso para acidentes. Mas não se preocupe. Existe formas de tornar o pedal noturno uma opção prazerosa e segura. 

É preciso tomar todas as precauções, como ter certeza de que você está sendo visto e ouvido e certificar-se de que você enxerga perfeitamente o que está à sua frente. 

Além disso, boa iluminação, trajes adequados e proteção para os olhos estão entre os acessórios que tornarão seu pedal noturno bem mais seguro. Dá uma olhada nas dicas que temos para você.

Luz de led traseira

A regra para bike é a mesma para os carros: luz vermelha para a traseira e luz branca para a parte dianteira. Então para garantir que você seja visto por outros ciclistas, pedestres e motoristas a melhor opção é utilizar uma luz de led vermelha intermitente, que são aquelas que ficam piscando. 

Farol

O tipo de pedal que você quer influencia bastante na escolha do farol. É importante verificar a quantidade de luz produzida através dos Lúmens (quanto mais deles, mais forte a luz) e a distância que a iluminação alcança.

A relação entre quantidade e distância vai influenciar na carga da bateria, quanto mais eficiente essa relação, ou seja, quanto mais foco e distância tiver o seu farol, maior a carga para manter o farol acesso. 

Um fato óbvio, mas que vale lembrar é: quanto mais longo o pedal, maior deverá ser a carga para que o seu farol fique ligado por muito tempo. 

Existem faróis de alta performance com baterias de alto desempenho, que te oferecem uma visão de 160º, uma capacidade de recarga para até 3h e diversas opções de lúmens 

E outra boa opção é usar um farol no capacete. Existem suportes para isso. Mais uma possibilidade de aumentar sua visibilidade para as trilhas noturnas. 

Aqui na TBC nós recomendamos as marcas Knogg ou Serfas!

Roupas refletivas

A opção de roupas que refletem a luz funcionam muito bem para o pedal de estrada. Permite que você seja visto por outros ciclistas e principalmente pelos motoristas, o que ajuda a evitar acidentes e te deixa mais seguro. 

Você tem até aquelas opções de coletes refletivos também. Mas as roupas que refletem as luzes externas estão cada vez mais modernas e confortáveis. Elas brilham bastante e com certeza você será visto com facilidade.

Óculos

Tão importante quanto ver bem é proteger os olhos. Podem surgir insetos ou partículas imperceptíveis ao ciclista, já que a luminosidade é baixa. Acessórios: Óculos de lentes amarelas cumprirão muito bem essa função. 

O mercado oferece modelos super confortáveis e de alta qualidade. Hastes de borracha e com grip vão fixá-los melhor e evitar a queda. 

Ah, é sempre bom lembrar daqueles cuidados especiais:

  • Coloque o tire os óculos com as duas mãos
  • Não limpe a seco e sim com água
  • Guarde sempre limpo
  • Não limpe enquanto está no pedal, ou nas roupas, eles podem arranhar
  • Cuidado com o suor, ele estraga os óculos mais rápido

Com iluminação e proteção correta, não haverá dúvidas que o pedal noturno será seguro e tranquilo. Lembre também de preparar com antecedência sua rota e uma dica super importante: pedale sempre em grupos!

Existem grupos noturnos com bastante experiência, que conhecem as rotas mais seguras e que vão poder te dar todo o suporte necessário. Então pegue sua bike, esteja equipado, acompanhado e preparado para aproveitar o seu pedal noturno!

Leave a Reply