Skip to main content

Se tem um tema que gera muita dúvida e respostas controversas entre muitas pessoas, é se é possível ganhar massa muscular pedalando. Alguns acreditam que bicicleta pode não ser boa para ganhar musculatura. Entretanto, podemos te garantir que isso é um grande engano. E vamos te explicar agora!

Essa dúvida acerca de que pedalar ganha ou perde massa muscular, está ligado ao tipo de exercício, intensidade, tempo e maneira com que você lida com seu corpo no pré, durante e após o exercício.

Então, se você, ciclista, está em busca do ganho de massa muscular pedalando, continue essa leitura que temos algumas dicas especiais. Vamos lá?

 

Como obter ganho muscular nas pernas pedalando?

Em primeiro lugar, andar de bike é um esporte aliado de pessoas que buscam perder uns quilinhos na balança, mas, também, pode ser um grande fornecedor de massa muscular. Aliás, as pernas são as primeiras a serem beneficiadas, e claro, o restante do corpo também recebe os bons resultados ao longo do tempo. 

Agora que você já sabe que é totalmente possível obter o ganho muscular pedalando, é necessário entender como fazer com que esse processo aconteça.

Pedalar pode te trazer diferentes resultados, dentre eles a perda de peso e ganho de resistência. Mas, se seu objetivo é engrossar as pernas e deixá-las torneadas, então, você precisa realmente seguir algumas dicas para que esse ganho muscular ocorra da maneira correta. Veja abaixo!

 

Treinos com intensidade

Os treinos com a bicicleta que envolvem intensidade e tempo curto, estarão totalmente interligados com o crescimento de massa nos músculos. Sendo assim, se você optar por longas pedaladas e de baixa intensidade, maior será a perda de peso e não o ganho de musculatura. Todavia, entender e direcionar o seu treino de acordo com seu objetivo é que trará os resultados.

Logo, se você quiser ganhar massa muscular pedalando, é preciso treinos com alta intensidade. Outra dica é optar por marchas pesadas e subidas íngremes, pois elas podem ser grandes aliadas. Afinal, vão estimular a sua musculatura. Mas muito cuidado para não se lesionar. 

 

Mantenha uma alimentação adequada

Pode parecer repetitivo, porém, é sempre muito importante lembrar que a sua alimentação também trará efeito quando se trata de ganhar massa muscular pedalando. Afinal, ter uma dieta rica em proteínas e carboidratos é fundamental para alcançar esse objetivo.

Sendo assim, você precisa adequar a sua rotina de exercícios com uma boa alimentação, voltada para o ganho de massa muscular. A melhor alternativa é procurar um profissional que possa desenvolver uma dieta de acordo com os seus objetivos e claro, que esteja adequada à sua rotina de treinos.

 

Veja algumas proteínas indicadas para o ganho de massa muscular

  • Frango;
  • Carnes Vermelhas;
  • Ovos;
  • Peixes;
  • Leite e derivados;
  • Soja;
  • Grão-de-bico;
  • Amendoim.

Saiba quais são os carboidratos indicados para o ganho de massa muscular

  • Batata-doce;
  • Inhame;
  • Macarrão;
  • Mandioca;
  • Pães;
  • Frutas, especialmente a banana;
  • Mandioquinha, ou batata baroa.

Cada tipo de corpo terá suas necessidades individuais para o ganho de massa muscular. Por esse motivo é altamente recomendado a procura de um nutricionista, pois ele conseguirá desenvolver o melhor plano alimentar. Veja em nosso blog algumas dicas de nutrição para ciclistas.

 

Capriche na hidratação

Não adianta nada treinar incansavelmente para ganhar massa muscular pedalando e ignorar a necessidade de hidratar o corpo. Aliás, os resultados serão reversos e você pode perder o desempenho no pedal. Isso porque quando os níveis de água diminuem em nosso organismo, há um encolhimento das células, o que causa a degradação da proteína muscular.

Pegou essa dica? Hidrate-se bem sempre! Preparamos um post em nosso blog com os erros mais comuns de ciclistas iniciantes. Veja aqui

 

Não ignore o descanso

Com certeza você já ouviu isso antes, pode parecer repetitivo, porém é necessário e que fará total diferença quando falamos de ganhar massa muscular pedalando. O descanso é fundamental para contribuir com o ganho de musculatura!

Portanto, se você tiver uma rotina com pouco tempo para descanso entre os treinos ou até mesmo na hora de dormir, isso acarretará graves consequências aos seus resultados. O mais indicado é você buscar uma rotina de 8 a 9 horas de sono por dia e ter intervalos entre os treinos para não se lesionar.

 

Faça exercícios complementares

Se você é daqueles que ama praticar exercícios, então essa dica é moleza. Busque uma variação de esportes e exercícios que se aproximem ou que potencializam o seu objetivo de ganhar massa muscular. Dessa forma, você estará 100% focado no seu objetivo e terá os resultados mais rápido do que imagina. 

Para te ajudar, preparamos em nosso blog um post com os melhores exercícios de musculação para ciclistas.

Agora você já sabe que é possível ganhar massa muscular pedalando e que não é nenhum bicho de sete cabeças, não é mesmo?! Então, o que está esperando para começar?  Siga todas essas dicas e em pouco tempo verá os resultados. Além disso, você irá melhorar a sua performance no pedal. Ou seja, chegar cada vez mais longe. Portanto, mãos à obra! 

 

Veja também 4 dicas para evitar lesões no pedal. Aproveite e siga a The Bike Culture no instagram e fique por dentro de tudo que rola no mundo das bikes.