Skip to main content

Na hora de escolher uma bike o ciclista deve, em primeiro lugar, saber como vai utilizá-la. Pois, apesar de ser uma verdadeira fonte de felicidade comprar a bike, essa nem sempre é uma tarefa fácil, devido a grande variedade de modelos, estilos e tamanhos disponíveis no mercado. Sendo assim, o atleta, principalmente os iniciantes, devem estar munidos de informações para não fazer a escolha errada, conhecer os tipos de bicicleta e qual a finalidade de cada uma é fundamental.

Por esse motivo, preparamos um guia para te ajudar a escolher a bicicleta que mais combina com você.

Neste post você vai conhecer 7 tipos de bicicleta, sendo os modelos mais tradicionais no mercado e, além disso, terá na palma da mão dicas fundamentais para usar a bike que é a sua cara. Vamos lá?

1) Bicicleta Urbana

Se a sua intenção é dar rolê de bike pelas ruas da cidade, ou usar a magrela como meio de transporte, a escolha ideal é a bicicleta urbana.

Cheia de estilo, a bike urbana é perfeita para passeios com os amigos e a família, e claro, se deslocar pela cidade. Geralmente, ela é um dos principais tipos de bicicleta escolhida por iniciantes, devido à versatilidade.

Mas, assim como todos os modelos de bike, as urbanas também possuem variações de estilos, modelos, acessórios e componentes que a deixam apropriada para cada tipo de percurso na cidade.

Sendo assim, você pode escolher entre os modelos, urbana clássica, retrô, híbrida, dobrável, especial e de cargas. Cada um desses modelos é mais indicado para passeio, deslocamentos no trabalho ou transporte, embora todos possibilitem seu rolê.

Outro ponto importante é que as bicicletas urbanas, geralmente, são de tamanhos aro 26 para adultos e aro 24 para crianças, os pneus são mais grossos, indicados para trajetos mais irregulares. Além disso, os tamanhos com rodas 700 mm são projetados para estradas de asfalto e estradas lisas.

2) Bicicleta fixa

O termo fixa é usado para descrever uma bike de pinhão fixo na roda traseira, inspirada nas bicicletas de velódromo, essa é a principal característica desse modelo. Isso significa que ela não possui roda livre, ou seja, é uma catraca que gira junto com a roda traseira.

É uma bike muito simples e prática, o modelo também permite ao ciclista o controle da velocidade de acordo com o ritmo da sua pedalada, podendo desacelerar pedalando mais lentamente. Além disso, a bicicleta fixa demanda menos manutenção, pois não tem freio, apresenta apenas uma marcha.

Para quem curte pedalar aos finais de semana, por puro lazer, esse modelo é um dos mais indicados. Veja aqui um pouco mais sobre a bike fixa.

3) Bicicleta híbrida

O nome híbrida é dado pela mistura de características das Mountain Bikes e das bikes de estrada. Aliás, esse é um modelo muito usado ultimamente. Ideal para quem quer pedalar em diferentes terrenos e momentos do dia, pois rodam muito bem na cidade, estradas de asfalto e de terra batida. Além disso, são muito confortáveis!

Mas, se for escolher a bike híbrida, fique atento e pense no seu perfil de ciclista. Esse modelo é equipado com uma ampla gama de marchas, sendo assim, se você vai fazer apenas passeios mais urbanos, não precisará de tantas marchas leves, o que já é o contrário de quem irá pedalar por grandes subidas, por exemplo.

Ah! Vale ressaltar que a bicicleta híbrida é perfeita para cicloturismo!

4) Bicicleta elétrica

A bicicleta elétrica é uma das queridinhas do momento! Um modelo que funciona com pedaladas e também com motor. Um verdadeiro veículo híbrido! Ela é muito usada para realizar atividades cotidianas, normalmente feitas com carros e motos.

Muito confortável, a bicicleta elétrica conta com uma bateria para te ajudar no tráfego, o que torna a pedalada muito mais fácil. Além disso, ela auxilia no percurso de subidas e pode ajudar, também, no transporte de mercadorias. No entanto, é um modelo muito pesado e você precisa ficar atento na quantidade de peso que ela suporta, pois, isso, aliado ao terreno e o trajeto, determina o gasto de bateria. Veja neste post em nosso blog um pouco mais sobre as bicicletas elétricas.

5) Bicicleta dobrável

A bicicleta dobrável é um modelo que traz praticidade para quem precisa se deslocar pela cidade, ou, até mesmo, para quem busca curtir momentos com a bike em outros lugares, mas têm pouco espaço para o transporte. Afinal, por ela ser dobrável, existe a vantagem do fácil transporte, podendo ser levada em qualquer lugar, seja ele ônibus, carro, ou metrô.

Além de fácil transporte, as bicicletas dobráveis são práticas na hora de guardar, por serem desmontáveis elas podem ser guardadas em pequenos lugares, sem ocupar muito espaço.

6) Bicicleta de estrada

As bicicletas de estrada foram desenvolvidas para quem busca pedalar cada vez mais longe e mais rápido. Conhecida também como speed ou road bike, esse modelo possui os pneus mais finos e com opções de marcha projetadas para o asfalto. A bicicleta de estrada é leve e rápida, desenvolvida para o pedal com bastante performance no asfalto.

Direcionadas para a prática esportiva, esse modelo pode ser um pouco mais difícil de pilotar. Mas também não estamos falando de nenhum bicho de sete cabeças.

Indicada para quem deseja praticar o ciclismo de estrada ou até mesmo em provas nos velódromos.

Sendo assim, se você busca voar no asfalto e praticar o ciclismo de estrada, as road bikes são a melhor opção.

7) Mountain Bike

As Mountain Bikes ou bicicletas de montanha são as mais populares no Brasil! O motivo dessa popularidade toda é a sua versatilidade. Normalmente são usadas para qualquer terreno e condição. No entanto, são projetadas para trilhas, terrenos acidentáveis, estradas de terra e lama.

A principal característica da MTB é a presença da suspensão, que pode ser dianteira ou full suspension – dianteira e traseira.

Além disso, elas são equipadas com pneus mais largos, com cravos que oferecem mais estabilidade em trajetos mais difíceis.

Indicadas para todas as modalidades de Mountain bike e também para quem está iniciando no pedal e deseja sair de rolê na cidade e pegar algumas trilhas em estradas de terra. Veja aqui um guia para iniciantes no Mountain Bike.

Agora que você já conhece os tipos de bicicleta mais comuns no mercado, ficou muito mais fácil escolher aquele que mais combina com seu estilo, não é mesmo? Aproveite e ajude seus amigos a escolher o modelo ideal para pedalar, compartilhe este post.