Skip to main content

Bikes fixas explicadas em 4 pontos principais pela TBC!

Você já ouviu falar nas bikes fixas? São as magrelas queridinhas entre os mais descolados, que vêm ocupando cada vez mais espaço nas ruas da cidade. Por conta dessa nova tendência do ciclismo urbano, a The Bike Culture vai te mostrar um pouco da história por trás dessa bike, além de listar algumas de suas características específicas. Vamos lá? 

1. O que são as bike fixas? Como surgiram?

Originalmente, as bicicletas eram utilizadas apenas por ciclistas que pedalavam em velódromos para treinos e competições.

No entanto, por serem uma opção de transporte mais econômica, dificilmente serem roubadas e terem baixo custo de manutenção, os chamados “mensageiros” de Londres e Nova York passaram a usar as bikes fixas para trabalhar.

A moda pegou entre os que buscavam um estilo de vida mais livre e contemporâneo, e as bikes passaram a ocupar um importante espaço no ciclismo urbano.

Foi na década passada que as primeiras magrelas podiam ser vistas pelas ruas de São Paulo. Como resultado, as bicicletas viraram sinônimo de cultura urbana e de uma geração mais atenta aos problemas de poluição e mobilidade urbana.

2. Características

Em uma bike fixa, menos é mais. Sendo assim, não há marchas, nem câmbio nessa bicicleta. Também não há freios tradicionais.

Mas então como fazer quando precisar frear? A catraca da bike fixa está diretamente ligada à roda, portanto, quando tiver que parar a bicicleta, basta pedalar ao contrário. Como se fosse andar para trás.

Sendo assim, é preciso pedalar o tempo todo, tornando o ciclista, parte integrante da engrenagem da bike.

3. Montagem

Outro ponto interessante da bike fixa é a independência que ela proporciona, uma vez que você mesmo pode montar a sua bicicleta.

Como os componentes que formam essa bike são os mais básicos, é possível comprar as peças separadamente e montá-las por conta própria. Ainda assim, se você tiver dificuldade e precisar de assistência, visite uma das lojas da The Bike Culture. Temos os melhores profissionais do mercado para te ajudar com qualquer tipo de demanda!

Por outro lado, aos que acharem mais conveniente, também é possível adquirir a sua bike fixa já montada.

4. Limitações e desvantagens

Embora possua pontos positivos nas questões de estilo e economia, existem spanersas limitações na performance das bikes fixas. Começando pelo fato de serem exclusivamente urbanas.

Por não possuírem marchas, promovem um alto grau de desconforto nas subidas, mesmo as menos íngremes.

Nas descidas, muita atenção do ciclista é exigida para que não se perca o controle da bicicleta. Por possuir o pinhão fixo, os pedais soltos podem ocasionar sérios acidentes.

Outro ponto negativo é a alta dificuldade de fazer curvas fechadas. Devido a impossibilidade de parar os pedais numa posição, como é feito numa bicicleta de roda-livre, há a grande chance dos pedais baterem no chão e derrubarem o ciclista.