Skip to main content

Quer deixar o carro ou o transporte público de lado? Então anote nossas dicas!

Com a implementação de ciclovias nas grandes cidades, muitas pessoas estão adotando a magrela como meio de transporte até o trabalho. Quem só cogitou, mas ainda não o fez, se questiona: afinal, trabalhar de bike realmente vale a pena?

O que já podemos adiantar é que, além de ser um meio econômico, é saudável para o corpo e para o meio ambiente. 

É por isso que hoje listamos 10 dicas para que sua adaptação ao trabalhar de bike seja tranquila. Confira!

Trabalhar de bike #1 – adapte o vestuário para o trajeto

A nossa primeira recomendação é não pedalar com a mesma roupa que irá trabalhar o dia inteiro. Além de ser desconfortável, com certeza você não vai querer participar de alguma reunião ou executar suas atividades comuns com a roupa cheia de suor. 

Portanto, procure levar a roupa do trabalho na bolsa e trocar de roupa no banheiro da empresa, por exemplo. 

Trabalhar de bike #2 – Equipe sua magrela

Um acessório muito importante para essa finalidade é o para-lama da bike. Procure colocar para-lamas na parte dianteira e traseira. Dessa forma, você ficará preparado(a) para os dias chuvosos, nos quais sua magrela infelizmente não irá escapar da sujeira e poças de água pelo caminho. 

Com esse equipamento, você ameniza o impacto e ainda preserva suas roupas também. Importante frisar que o tipo do para-lama tem que ser de acordo com o modelo da sua bike. 

Trabalhar de bike #3 – Nunca se esqueça de usar o capacete

O capacete é um item indispensável para qualquer pedalada. E olha, tem para todos os gostos, viu?! Escolha o que faz mais o seu estilo – mas que seja resistente – e assim, você nunca esquecerá de usá-lo.

Trabalhar de bike #4 – O ideal é que sua bicicleta possua um bagageiro

Imagina ir e voltar todos os dias com uma mochila pesada nas costas? Provavelmente, você irá desistir bem rápido de trabalhar de bike. Mas, não desanima que para tudo tem um jeitinho!

Ter um bagageiro é a solução ideal para essa questão. Adquira um modelo traseiro resistente (indicamos o traseiro pois é o que suporta mais peso) e pedale sem medo.

#5 – Kit de iluminação? Sim, senhor(a)!

O kit de iluminação para quem irá usar a bike frequentemente é mais do que essencial. Afinal, você precisa ser visto(a) por motoristas, outros ciclistas e até mesmo alguns pedestres que invadem a ciclovia. Seja à noite ou em algum dia com a visibilidade limitada.

#6 – Ande com uma capa de chuva

Sabe aquele dia que você sai de casa e o dia está 100% ensolarado… mas, de uma hora para outra, o tempo fica nublado e começa a chover? Pois é, precisamos sempre nos lembrar desses dias! 

Portanto, prepare sua capa de chuva – tente a acomodar no bagageiro ou até mesmo protegida dentro da sua bolsa/mochila.

#7 – Adquira cadeados

Ao chegar no trabalho, você precisa de um lugar seguro para deixar sua bicicleta, certo?! Todavia, o ideal mesmo é garantir a segurança e adquirir cadeados. Desse modo, você trabalhará mais tranquilo(a). 

Aliás, pode até mesmo pensar em colocar um seguro na magrela. 

#8 – Coloque fitas antifuro e selante na sua bike

Fitas antifuro nos pneus não impede 100% de que sua magrela passe por um buraco e você tenha que os trocar. Contudo, diminui e muito as chances de isso acontecer. Ademais, o selante nas rodas é tão válido para as que possuem câmara quanto as que não possuem.

#9 – Aposte nos kits de higiene

Como falamos logo no primeiro tópico, é complicado passar o dia inteiro com uma roupa suada. Ainda que você troque de roupa, é preciso levar consigo alguns itens de higiene, como desodorante, por exemplo. Além disso, se for o seu caso e a sua empresa disponibilizar, quem sabe incluir shampoo ou sabonete para tomar uma ducha.

#10 – Mantenha a manutenção da bike em dia

Aqui no blog, fizemos um post especialmente sobre isso. É possível manter o funcionamento da bike em casa com algumas dicas valiosas. Clique aqui e confira como deixar sua bike com aspecto de novinha! 

E aí, está preparado(a) para trabalhar de bike? Para continuar conferindo dicas sobre ciclismo e qualidade de vida, é só ficar de olho no blog da TBC!