Skip to main content

Saiba mais sobre o treino indoor

Nada se compara àquela pedalada em plena luz do dia, com diferentes tipos de terreno: seja cidade ou trilha, não é mesmo?!

Contudo, nem sempre é possível realizar essa atividade, por spanersos motivos como condições climáticas ou um horário seguro no dia, por exemplo – sabemos que dependendo do horário, o risco de roubo é muito grande.

Nesse sentido, os rolos de treino para ciclistas são uma ótima pedida.

É por isso que hoje, nós explicaremos o que são os rolos de treino, quais são os tipos, preços e principais vantagens. Confira! 

Rolos de treino para ciclistas – o que são?

São peças que funcionam como apoios aos treinos de estrada ou trilhas. Basicamente, eles ajudam a simular a pedalada nesses locais, proporcionando um condicionamento físico ao atleta semelhante ao real – ainda que seja apenas para manter a resistência e intensidade.

Além disso, como mencionamos logo no início do texto, ele é de grande ajuda quando as condições não estão favoráveis para uma boa pedalada ao ar livre.

Todavia, é importante frisar que esses treinos não substituem 100% o pedal tradicional. Mesmo que você já saiba disso, reforçamos: não abandone todos os tipos de solo e aquele vento espetacular que bate no rosto!

Rolos de treino – quais são os principais tipos?

Alguns diferentes tipos de rolos de treino estão disponíveis no mercado, cada um com seu objetivo específico. Sendo assim, listamos abaixo quais são os principais modelos:

#1 – Hidráulico

Os rolos do tipo hidráulico são considerados os melhores. Portanto, consequentemente, seus preços são mais “salgados”. 

Eles oferecem ajustes de resistência bem certeiros – especificamente em sua roda traseira, fornecendo fixação e suporte mais vigorosos. 

Inclusive, dentre esse tipo, há o rolo que conta com ciclocomputador com conexão wireless e projeção de realidade virtual, a fim de realizar treinos em quaisquer tipos de condições.

#2 – Solto

Considerados mais simples, esses rolos de treino geralmente são constituídos por aço ou outros tipos de materiais, e não conta com ajuste de resistência para rodar ou de engate para a roda traseira. Dessa forma, é necessário apenas posicionar a bike em cima do rolo e iniciar o seu pedal – conforme seu próprio tempo e necessidade.

Dentre esse tipo, há modelos para as duas rodas ou somente para a roda traseira.

#3 – Magnético

Esses tipos de rolos são mais desenvolvidos quando comparados aos soltos. Podemos dizer que eles se encaixam em uma linha intermediária.

São bastante eficientes e silenciosos, mas se você precisar de alguns pontos mais avançados como mais resistência na rolagem, por exemplo, recomendamos que adquira o modelo hidráulico.

Rolos de treino – preços

Os valores desses equipamentos são bem variados. Na verdade, tudo dependerá da sua necessidade para o momento. A média de mercado está entre R$ 300,00 a R$ 2.000,00.

Rolos de treino – principais vantagens

Como um bom exercício físico que se preze, os rolos de treino são acompanhados por uma série de vantagens. São elas:

  • Curto prazo para aprimoramento de performance do ciclista;
  • Alta durabilidade – não necessita de constantes manutenções;
  • Os treinos podem ser realizados em qualquer horário ou condições climáticas, afinal, ele estará dentro de casa;
  • É consideravelmente compacto, então cabe em qualquer ambiente;
  • Dependendo do modelo, é possível obter a mesma resistência de uma situação “hard”, como subida;
  • Ganho de massa muscular.

Se o seu objetivo for treinar para competições e necessita de um up no condicionamento físico, o modelo mais indicado, sem sombra de dúvidas, é o hidráulico.

Por fim, se você deseja apenas manter o ritmo do pedal, os modelos soltos ou magnéticos são suficientes.