Skip to main content

Por aqui, vimos um pouco mais sobre a história da Fat Bike e suas principais características.

Projetada para encarar qualquer tipo de terreno, a “magrela robusta”, como apelidamos carinhosamente, definitivamente chama atenção por onde passa, com sua classe, elegância e claro, pneus extra largos!

Hoje, veremos quais são os principais tipos de fat bikes e quais são as diferenças entre os modelos disponíveis no mercado.

Confira a seguir:

Tipos de fat bikes

#1 – Fibra de carbono

Basicamente, uma fat bike de fibra de carbono leva o nome pois esse material está presente no quadro e garfo. Isso as torna mais leves do que o “comum”, facilitando muito as subidas mais íngremes.

Todavia, precisamos reforçar que esse modelo pertence a uma categoria que costumamos chamar de “top de linha”, e seu preço corresponde a tal adjetivo.

#2 – Rígida

Pensadas para treinos nos mais spanersos tipos de terreno e para passeios, tem como principal característica o garfo rígido. Ademais, seu peso é reduzido.

 #3 – Alumínio

Podemos dizer que é um modelo mais tradicional de fat bike, que possui leveza e resistência.

Aliás, é pertinente mencionarmos que há uma galera que acredita que por possuir rodas gigantes, a fat é difícil de pedalar. Mas, não é bem assim! Muito pelo contrário, os fabricantes procuram e testam formas cada vez mais inteligentes para deixar uma bike que parece um trator com “peso de pena”.

#4 – Elétrica

A magrela robusta elétrica é ideal para quem busca muita spanersão em 02 rodas! Seu motor é muito potente e reúne outras características positivas da bike elétrica convencional.

#5 – Aço Cromoly

Lembra que falamos no post anterior que as fat bikes são ótimas opções para cicloviagens ou bikepacking? As constituídas por aço cromoly são, de longe, as mais indicadas para tal feito, uma vez que oferece alta durabilidade e resistência para quem deseja encarar trilhas complicadas e com muita bagagem.

#6 – Full Suspension

As magrelas full suspension são para aqueles atletas que encaram muitos obstáculos por seus trajetos e desejam treinar pesado!

#7 – Hardtail

Indicada para passeios mais esportivos e confortáveis – voltamos à sensação de “andar por trilhas de algodão”. Nesse caso, a suspensão é dianteira.

Agora que você é praticamente um expert em tipos de fat bikes, já pode procurar a sua e desbravar caminhos!