Skip to main content

Saiba mais sobre esse tipo de exercício

Podemos dizer que as aulas de spinning estão entre as mais animadas da academia – e, consequentemente, mais procuradas! Afinal, há muita energia envolvida e música tocando no ritmo, que dá aquela animação logo de cara para os praticantes!

Mas, muitas pessoas ficam em dúvida sobre a aula ser liberada para todos, como ela de fato funciona e outros questionamentos comuns. 

Então, nesse post, te contaremos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Veja a seguir:

 

Spinning – o que é?

Spinning é uma modalidade bem conhecida nas academias, que simula o ciclismo indoor – que já falamos por aqui no blog. As bikes são estáticas, e os alunos treinam – de forma moderada ou intensa – sem literalmente saírem do lugar.

As aulas na bike indoor são excelentes para quem deseja ter resistência e manter uma rotina ativa e saudável. Geralmente, são orientadas e monitoradas por um treinador que, por sua vez, pode simular subidas ou terrenos de difícil passagem. Em outras palavras, isso exigirá força e dedicação do aluno.

Importante frisar que, seja direcionada para atletas iniciantes, amadores ou profissionais, cuidar da alimentação e hidratação é totalmente imprescindível, a fim de gerar bons resultados.

O guidão da bike de spinning é mais pesado do que de uma bicicleta comum. Todavia, pode ser ajustada para cargas, velocidade ou movimentos distintos – de acordo com o condicionamento físico de cada pessoa.

Spinning – benefícios para a saúde

 

#1 – Emagrecimento – queima de calorias e gorduras

Tudo vai depender da intensidade do seu treino, porém, em apenas uma hora, é possível queimar uma média de 600 calorias. 

Sendo assim, o praticante pode perder algumas medidas e gordurinhas indesejadas – mantendo uma boa forma física e prevenindo a obesidade, por exemplo.

#2 – Redução do estresse

Decerto, a prática de exercícios físicos faz bem para o corpo e para a mente. Então, considere treinar algumas vezes por semana, e você já verá uma melhora significativa nos níveis de estresse. A ansiedade vai embora e dá lugar à sensação de bem-estar, devido à liberação de endorfina.

E falando das aulas na academia, realmente dá aquele gás ao interagir com outras pessoas, ouvir uma boa música e liberar toda a energia!

#3 – Fortalecimento da região lombar e das pernas

A atividade na bike trabalha diretamente em algumas regiões, como coxas, lombar e glúteos.

#4 – A frequência cardíaca é beneficiada

A atividade é uma ótima pedida para os iniciantes que desejam aumentar a frequência respiratória. Com o aumento gradativo do ritmo, algumas atividades que pareciam sufocantes, não parecerão mais. Como por exemplo: subir escadas ou correr um determinado percurso.

#5 – Liberado para todas as idades

Exceto pelos cuidados que citamos no tópico anterior, o spinning de maneira geral não apresenta contraindicações. Portanto, todas as faixas etárias podem participar, desde que acompanhadas por profissionais, se necessário.

#6 – Redução da pressão arterial 

Podemos perceber que os benefícios para a saúde são os mais variados, não é mesmo?! Além dos já citados, uma boa prática do pedal fixo aumenta a quantidade e melhora a qualidade dos vasos sanguíneos. Sendo assim, a pressão arterial é consideravelmente diminuída diante à rotina.

E aí, deu vontade de fazer umas aulas de spinning?! Lembre-se: se tiver alguma questão a ser avaliada por um médico antes, não hesite antes de começar, beleza?