Skip to main content

Você é daqueles ciclistas que chega de um longão tira a sapatilha, joga em um canto e esquece até o próximo rolê? Se sim, pare de fazer isso imediatamente, você está danificando o seu equipamento. As sapatilhas de ciclismo, assim como outros acessórios precisam de bastante cuidado para te acompanharem por mais tempo nos rolês. Até porque não são produtos muito baratos, a menos que você queira trocá-los uma vez por ano. 

Muitos ciclistas pedalam por horas e horas, chegam em casa e simplesmente ignoram o fato de limpar a sapatilha. Às vezes, pedalam um ano inteiro e nunca nem se quer deram um banho na coitada. Acreditam que por não terem pego chuva ou lama – alguns ainda pegam -, o calçado não precisa ser limpo, tiram e guardam até o próximo uso. Não faça mais isso, assim como qualquer calçado, a sapatilha precisa ser lavada. 

Neste post vamos te ajudar a cuidar das suas sapatilhas de ciclismo com dicas bem práticas. Acompanhe! 

 

Como lavar as sapatilhas de ciclismo? 

 

Em primeiro lugar, você deve levar em consideração a modalidade na qual pedala. Acredite se quiser, ciclistas urbanos e de estrada acumulam muito mais pó e sujeiras que agridem os tecidos do que a lama e o pó dos estradões e trilhas de Mountain bike. Mas, isso não significa que esses resíduos das trilhas não sejam prejudiciais à durabilidade dos tecidos e compostos da estrutura da sapatilha. 

Sendo assim, para te ajudar, vamos tratar de forma separada, de acordo com a modalidade.  

 

Ciclistas de estrada e urbanos

 

Para essas modalidades, a lavagem deve ser feita quase que após todo uso. Mas fique tranquilo, não precisa ser uma lavagem a fundo. 

Um paninho úmido com sabão neutro já resolve o problema, pois ajudam na remoção de sujeiras que quase não vemos. Esse cuidado já é ideal para manter os tecidos por mais tempo, pois, em muitos casos, algumas partículas passam desapercebidas, e isso causa danos, como manchas e corrosões. Portanto, evitar que estes se acumulem já ajuda muito na durabilidade da sua sapatilha de ciclismo. 

Ciclistas de Mountain Bike 

 

Para quem pedala de Mountain bike a situação é um pouquinho diferente em relação aos resíduos ou poeiras que comprometem a durabilidade. No entanto, excesso de barro e outros resíduos não deixam de atrapalhar a conservação da sua sapatilha de ciclismo. 

Fora isso, o mau cheiro e resíduos ressecados, quando acumulados, podem contribuir com o desgaste e diminuir a qualidade dos materiais. 

Atenção 

Ao contrário dos materiais utilizados nas sapatilhas de estrada ou urbanas, as de Mountain Bike contam com composições de solados e tecidos capazes de suportar um pouco mais a sujeira. Mas a grande questão é que acumular ela no calçado pouco ajuda no cuidado do material.

Além disso,  o solado e tipo do taquinho, feitos para suportarem o acúmulo de barro, se não forem limpos e de certa forma lubrificados, podem acabar comprometendo o sistema de fixação.

Na hora de limpar as sapatilhas de ciclismo 

 

Como falamos anteriormente, a sapatilha de ciclismo de estrada ou urbano pode ser limpa com um pano úmido e sabão neutro, para fazer uma limpeza geral, uma esponja macia e sabão neutro é o suficiente. Já as sapatilhas de Mountain Bike, podem ser limpas com escovas, mas fique atento ao tipo das cerdas. Se forem muito duras podem riscar o couro, assim como se forem muito macias podem não limpar de maneira adequada. 

Sendo assim, escolha uma escova que seja mais indicada para o tipo de sujeira que você está acostumado a pegar no caminho, em alguns casos, uma boa esponja com sabão neutro também resolve o problema. 

 

Passo a passo para dar uma geral na sapatilha de ciclismo

 

Se nos últimos usos você só limpou a sua sapatilha de ciclismo e está sentindo que ela precisa de uma geral, então bora de passo a passo pra lavar seu equipamento. 

Passo 1: com o auxílio de um pano limpo, remova a sujeira mais grossa que cobre a sapatilha, seja lama, terra ou poeira. É uma limpeza mais superficial, para facilitar a lavagem. 

Passo 2: aqui você vai precisar de um balde com água e sabão e uma esponja. Passe com cuidado a esponja molhada em toda a superfície da sua sapatilha, mantendo as fivelas e encaixes. 

Muito cuidado, a resistência das sapatilhas de ciclismo nas estradas não é sinônimo de resistência em lavagens feitas de qualquer jeito. As peças também podem ser danificadas durante a higienização. 

Passo 3: após esfregar sua sapatilha, enxágue com água limpa. Em hipótese alguma use produtos mais fortes do que sabão neutro para limpeza de suas sapatilhas de ciclismo. A menos que você queira condená-las a  degradação. 

Passo 4: agora vamos para a secagem. Em primeiro lugar, remova as palmilhas das suas sapatilhas, isso fará com elas sequem mais rápido.  Afrouxe as línguas e tiras, para permitir maior circulação do ar.

Se quiser, coloque jornal amassado dentro das sapatilhas, pois o papel ajuda na absorção da umidade. 

Passo 5: após secar, retoque a graxa das suas sapatilhas. Você pode usar graxa ou cera líquida. No caso de sapatilhas feitas com couro sintético, a cera líquida já atende. A vantagem é que ela já vem acompanhada com aplicador, o que dispensa a necessidade de lustrar o calçado no final da aplicação. 

Sapatilhas de aspecto rugoso, fabricadas com materiais mais grossos que o couro sintético, o indicado é o uso da graxa. Para aplicar, basta usar um paninho ou escova de cerdas macias. 

 

Atenção 

Tanto a cera como a graxa podem ser transparentes ou possuir a cor do calçado, que normalmente é preto, branco ou marrom.

Após aplicar, espere entre 5 e 10 minutos para secar e lustre com a ajuda de uma flanela ou até mesmo discos de lã específicos para polimento.

 

Vale a pena usar produtos para manutenção das sapatilhas de ciclismo? 

 

Bom, algumas pessoas arriscam em usar alguns hidratantes para couro sintético, ou algum outro produto que ajuda na durabilidade. A verdade é que a parte externa da sapatilha de ciclismo é mais delicada de ser resolvida, pois, assim como na lavagem, o uso de materiais fortes podem degradar o material, esse tipo de manutenção também pode prejudicar a conservação. Pois, apesar de manter o couro hidratado, pode comprometer o solado, velcro e outras partes do equipamento.

É como se fosse passar óleo lubrificante nos discos de freio, mais atrapalha do que ajuda.

Já na parte interna, o uso dos famosos tira cheiro podem de fato ajudar na durabilidade das espumas e tecidos internos. Afinal, o mau cheiro, além de ser desagradável, também degrada a sapatilha. 

E se há mau cheiro, há resquícios de suor, e os resquícios de microrganismos presentes em nosso suor são destrutivos. 

Bom, agora você já viu tudo que precisa saber para cuidar das suas sapatilhas de ciclismo. Se seguir essas dicas direitinho, vai conservá-las por mais tempo e evitar trocas antes da hora. 

 

Mas, se as suas sapatilhas já está na hora de aposentar, veja aqui 4 dicas para escolher sua sapatilha de ciclismo

Aproveite e siga a The Bike Culture no instagram, por lá você acompanha tudo que rola no mundo do pedal.