Estar bem preparado para pedalar longas distâncias é o anseio de muitos ciclistas. Talvez seja o desafio mais instigante no ciclismo, pois é onde muitos superam os seus próprios limites, cumprem objetivos desafiadores e chegam a lugares incríveis.
O processo é um tanto mais “drástico” quanto mais longa for a duração da prova/treino. Por isso, a alimentação, suplementação e hidratação durante o esforço são essenciais para manter o desempenho do atleta.
Ainda assim, vejo muitos casos aqui no consultório de atletas que saem de casa com a alimentação e suplementação adequada para suprir de 3 a 5hs de prova/treino. Porém, não reabastecem o suficiente para mais 2 a 3 horas finais.
Nessas horas, o corpo já está muito desgastado e não pode faltar energia/carboidrato para te levar até o fim daquele treino/prova.
Portanto, é a hora de cuidar, organizar e dedicar para não chegar na última montanha fadigado.
A alimentação, suplementação e hidratação devem ser cuidados em todo o percurso. Saiba mais sobre os essenciais cuidados durante treinos/provas:
#1 – Alimentação
A má alimentação pode comprometer e muito no desempenho do atleta. Dessa forma, o ciclista precisa se alimentar corretamente, a fim de obter resultados positivos, evitando até mesmo problemas como gripes e lesões.
#2 – Suplementação
A suplementação esportiva potencializa radicalmente o desempenho. Além disso, auxilia na recuperação dos músculos de micro-lesões causadas durante treinos ou campeonatos. Os suplementos também intensificam a disposição e ajudam na reposição de minerais e vitaminas que são imprescindíveis para um bom funcionamento do organismo.
#3 – Hidratação
A falta de água no organismo prejudica diretamente o seu funcionamento, pois o corpo é composto por uma média entre 60% e 70% de água. Claro, depende da composição corporal, idade, tipo físico, etc. Ademais, a água mantém a temperatura interna e garante o transporte e a liberação entre os diferentes tecidos corporais e traz mais uma série de benefícios. Em suma, água é indispensável!
Em conclusão, essas dicas são principalmente para aqueles que forem fazer provas de etapas… Afinal, cada etapa está interligada na outra.