Skip to main content

Embora regular a marcha da bike seja uma tarefa muito simples em meio aos ciclistas, essa ainda é uma dúvida muito comum, principalmente entre os iniciantes. Aliás, uma das coisas que mais incomoda na hora de pedalar, é quando a marcha fica desregulada e é preciso parar para ajustar.

Como citamos acima, não é uma missão complicada regular a marcha, no entanto, é importante entender corretamente como fazer e quais ferramentas são utilizadas.

A marcha da bicicleta é responsável por deixá-la mais leve e facilitar as pedaladas, principalmente em morros, serras e montanhas. Ela também contribui na hora de dar aquele impulso para pegar velocidade com a bike.

Além disso, pedalar com os câmbios desregulados pode causar danos ao equipamento. Mas claro, isso pode ser evitado com o ajuste correto dos câmbios e das marchas. E é sobre isso que vamos falar neste post, como regular a marcha da bike. Continue lendo!

 

Entenda mais sobre o passador de marcha da bicicleta

 

O sistema de troca de marchas da bicicleta é composto por câmbios traseiros, câmbios dianteiros (opcional) e passador de marcha. Sendo assim, os câmbios são responsáveis pelo movimento da corrente sobre as engrenagens – chamadas de cassete, na roda traseira – e coroas  – na pedivela -. A combinação entre as engrenagens do cassete e a coroa, é o que torna possível uma pedalada com mais giro e menos força ou o oposto. A eficiência de um sistema marcha esta na rapidez, suavidade e precisão com que as mudanças são feitas.

 

Por que ajustar o câmbio da bike?

 

Bom, após a chegada dos câmbios indexados, é bem complicado pedalar em uma bicicleta com a marcha desregulada. Além do barulho desagradável, temos sempre a sensação de que a bicicleta mudará de marcha a qualquer momento, o que pode gerar insegurança e claro, tirar completamente o prazer de pedalar.

O ajuste no câmbio traseiro é o mais importante. Pois, se não for feito da maneira correta, há o risco de a corrente ir além do pinhão, fazendo com que o câmbio traseiro entre no meio dos raios da bicicleta. Consequentemente, podendo ocasionar uma queda, além da quebra gancheira do quadro e do componente.

 

Câmbio simples ou indexado?

 

O sistema de câmbio pode ser simples ou indexado. Os sistemas rapid-fire normalmente são indexados. Os outros sistemas podem ser indexados ou não.

No câmbio indexado, conforme você troca de marcha nos passadores, a corrente “pula” para o lugar exato onde ela deve ficar para que a próxima marcha entre. Já no sistema mais simples, é você quem tem que acertar o ponto da corrente para ela entrar na posição correta ao passar a marcha. Você sabe que ainda não está na posição correta se estiver fazendo barulho.

 

Como saber a hora de regular a marcha da bike? 

 

Antes de mais nada, você deve entender o momento de regular a marcha da bike. Se você está sentindo que as marchas não estão entrando com facilidade, demoram para subir ou descer — ou ainda é preciso de uma “ajuda” com o trocador, então é sinal que está na hora de ajustar o câmbio.

Outro sinal claro é o som da corrente tentando encaixar, o famoso “tlec tlec tlec”.

 

Como Regular a Marcha da Bike?

 

Está notando todos os sinais de que a marcha da sua bike está desregulada? 

Então chegou o seu momento… Em primeiro lugar, não se desespere, pois, você pode tirar isso de letra. É claro que, em alguns casos, será necessário contar com a ajuda de um mecânico, que tem as ferramentas especializadas.

Ferramentas

 

Para realizar os ajustes em casa, você vai precisar de algumas ferramentas como chave phillips, chave de boca de 9mm e chave allen 5mm.

 

Veja o passo a passo para ajustar o câmbio traseiro

 

1) Em primeiro lugar, apoie a bike de forma que as peças fiquem visíveis e coloque a marcha na alavanca esquerda no número 1 e na alavanca direita no 6, 7, 8, 9 ou 10;

2) Olhando por trás do câmbio traseiro, confira se ele está perpendicular a engrenagem menor;

3) Caso não, use a chave phillips no parafuso H para alinhar, girando no sentido horário para ele entrar do lado esquerdo da cassete ou no sentido horário para entrar do lado direito;

4) Após alinhá-lo à engrenagem menor, você deve o colocar na engrenagem maior para fazer o mesmo processo. Gire o parafuso com a letra L no sentido horário para o câmbio ir para a direção do cassete ou anti-horário para ir na direção dos raios.

 

Tensão do cabo

 

Um dos problemas mais comuns é a tensão do cabo, que pode estar frouxa demais, atrapalhando de você subir a marcha, ou esticado demais, atrapalhando que você desça a marcha. Aprenda agora como resolver:

1) Tente encontrar o regulador do cabo. Ele pode estar em dois lugares, na marcha traseira ou na parte da frente da bicicleta;

2) Se não resolver, solte o parafuso que prende o câmbio ao cabo;

3) Em caso de cabo frouxo, puxe-o até ele ficar tensionado, e aperte o parafuso novamente;

Se o cabo estiver muito esticado, faça o contrário, solte-o até que ele fique com a tensão correta;

4) Troque de marcha para ver se funcionou. Aumente ou diminua a tensão com o regulador até a marcha entrar, gradualmente.

 

Veja o passo a passo para ajustar o Câmbio Dianteiro

 

O processo para regular o câmbio dianteiro é similar ao traseiro, saiba mais:

1)  Em primeiro lugar, você deve deixá-lo disposto na menor engrenagem do pedivela. Já o cambio traseiro, na maior engrenagem do cassete;

2) Veja a distância entre a corrente e a placa interna do câmbio. O correto é que ela passe a meio milímetro de distância.

3) Caso ela esteja mais próxima, gire o parafuso L em sentido anti-horário. Caso o contrário, gire no sentido horário;

4) Agora, com o câmbio dianteiro na maior engrenagem do pedivela e o traseiro na menor da cassete, observe a distância que a corrente passa da placa externa;

5) Se ele estiver muito próxima à placa externa, gire o parafuso H no sentido anti-horário, já se ela estiver passando longe, gire em sentido horário até a distância fique em 0,5mm;

 

Tensão do Cabo

 

O câmbio dianteiro também pode ser desregulado pela tensão do cabo, para verificar a tensão correta, siga mais um passo a passo:

1) Deixe o câmbio dianteiro na engrenagem do meio e o câmbio traseiro na engrenagem menor.

2) Observe a distância entre a corrente e a placa externa do Câmbio dianteiro;

3) Se ela estiver muito próxima à placa externa, mova o regulador do cabo no sentido anti-horário. Já se a corrente estiver muito distante, gire o regulador no sentido horário até que a distância fique em 0,5mm.

 

E aí, pegou o jeito? Com certeza agora você não vai mais errar na hora de regular a marcha da bike. Mas, se ainda assim você tiver dificuldades ou sentir que sua bicicleta não ficou 100%, então o necessário é buscar a ajuda de um profissional especializado. Pois, existem outras regulagens, como o alinhamento da gancheira, que apenas um mecânico pode resolver. 

Fora isso, pode ir curtir o rolê sem medo! E se você está começando no pedal, veja os erros mais comuns entre iniciantes e saiba como corrigir. 

Siga a The Bike Culture no instagram e fique por dentro de todas as novidades do mundo do ciclismo. 

Close Menu