Skip to main content

Quem já pedala em grupo sabe que a experiência vai muito além da técnica. Treinar em grupo pode, no mínimo, aumentar seu círculo de convivência e amizades. Mas pedalar dentro de um pelotão é a melhor forma de aumentar sua performance.

Existem algumas regras sociais e técnicas que são fundamentais para que o ciclismo no pelotão aconteça de forma prazerosa, segura e eficaz. 

Elas vão desde a simpatia, educação e pontualidade, regras de ouro para qualquer experiência em grupo, até a atenção para um posicionamento técnico, como não cruzar as rodas ou sinalizar suas ações. O importante é entender que o ciclismo é um esporte coletivo e um pelotão, mesmo em competições, precisa trabalhar em harmonia para rodar bem.

Veja a seguir algumas regras básicas para você entender melhor como pedalar dentro de um pelotão, ser sempre bem vindo e zelar sempre pela sua segurança e das demais pessoas. 

Antes do pedal

É importante prestar atenção antes mesmo de subir na bike. Use equipamentos de segurança para qualquer tipo de ciclismo. Alguns pelotões não aceitam ciclistas sem capacete, óculos ou até luvas. 

Ao chegar no grupo, seja simpático. Busque se apresentar, conversar e socializar. Pedalar vai muito além da parte técnica. Falando em simpatia e boas maneiras, evite se integrar a algum pelotão sem ser convidado. Ao ver um grupo na rua ou estrada, não entre de repente sem aviso. 

Seja pontual e chegue com antecedência se for novo no grupo. Talvez se você já estiver com pessoas já conhecidas, ou amigos, não tem tanto com o que se preocupar. Mas nunca é legal atrasar a saída. 

Por último, conheça o tipo de pedal praticado pelo pelotão do qual você fará parte. Esteja preparado para se encaixar. Se você está chegando, as regras já estão estabelecidas. Cabe a você segui-las. 

Durante o Pedal

Encontrou a galera, busque se orientar sobre qual o ritmo que o pelotão pretende seguir naquela pedalada. 

Talvez naquele dia o objetivo seja fazer um treino de base. Não rola se você assumir a ponta e puxar o grupo. Busque se enquadrar no desejo comum dos atletas e, se quiser propor algo diferente, avise antes e não durante o pedal. 

Atenção à segurança

A prática em pelotão é totalmente coletiva. Ou seja, se um cai, quase todo mundo cai junto. Você é responsável por si e pelo grupo. Qualquer pequeno vacilo pode se tornar perigoso. 

Por isso, avise quando surgir algo no caminho, como pedras, buracos ou objetos jogados na estrada. Quem está na ponta deve dizer com antecedência o que está por vir para todos se prepararem e desviarem.

O aviso prévio também vale para qualquer problema com você ou sua bike. Não pare de uma vez. Levante o braço e vá para o lado para mostrar o que está acontecendo. É imprescindível que você sinalize tudo. Não deixe nada passar e não tome nenhuma decisão sem antes compartilhar com o pelotão.

Ande sempre em linha reta e calcule um palmo de cada lado de distância de outros ciclistas para segurança, caso você precise fazer algum pequeno desvio. Se o pelotão está todo no acostamento, não tente ser diferente e vá para a pista. Pelotão eficiente é aquele que anda junto. 

Muito importante: não tire a mão do guidão durante o pedal. Além de gerar insegurança para quem está ao lado, esse erro pode provocar acidentes. Dentro de um pelotão, é preciso estar preparado para frear a qualquer momento. 

Vá para o fundo do bloco se, por algum motivo, você precisar tirar a mão do guidão.

Um erro a ser evitado a todo custo

O cruzamento de rodas é um dos erros que mais irritam os ciclistas experientes, porque além de ser bastante perigoso, é facilmente evitável. 

“Cruzar roda” significa que sua roda está bem na lateral da roda de trás do ciclista à sua frente. Qualquer desvio que um dos dois ciclistas faça, gera impacto. E como já dito antes, se dois caem, todos os outros cairão. 

Você pode até ficar exatamente ao lado de outro ciclista, mas nunca deixar a só a sua roda ao lado da roda de outra bike. 

Dicas e curiosidades

  • A prática do treino em pelotão é importante para aprender a lidar com os ventos. Quem se posiciona no meio dele economiza até 40% de energia em relação a quem está nas pontas.
  • Ao mesmo tempo, estar nas beiradas é uma forma de saída fácil para se livrar das quedas. 
  • É melhor andar do meio do pelotão para frente. Quem está ali normalmente tem uma preparação melhor e sabe se posicionar.
  • A possibilidade de queda é muito maior atrás do pelotão do que na frente.
  • As quedas normalmente acontecem quando o pelotão está em baixa velocidade.
  • É importante buscar as pessoas do pelotão que mais se identificam com seus interesses de performance e estar sempre ao lado delas durante o pedal.

Depois de ler essas dicas, com certeza você estará mais preparado para se juntar a um pelotão, ou se posicionar melhor dentro de algum que já frequenta. Lembre-se da importância de fazer parte de um na prática do ciclismo e que seguir as regras só vai te favorecer ao pedalar dentro de um pelotão.