Skip to main content

Imagine que você está buscando uma roupa para usar em uma ocasião muito especial. Você pode ir a uma loja e comprar a roupa pronta. Provavelmente ela pode ter a manga larga, ou a barra maior do que você esperava. Mas você ainda pode fazer alguns ajustes, levando em uma costureira. Mas se o momento é tão importante para você, o melhor mesmo será procurar uma costureira desde o início para fazer uma roupa exatamente como você imagina e precisa. Sua roupa será feita sob medida.  Se você preza tanto por algo, porque não pode adquiri-lo exatamente de acordo com seus desejos e necessidades? E quando essa escolha está diretamente relacionada à sua saúde, com certeza ela merece uma atenção especial, não concorda? É aí que entra o Bike Fit para aqueles que valorizam e prezam por um pedal de qualidade. Assim como a costureira, o profissional do Bike Fit irá pensar e desenvolver uma bike sob medida para você. 

A partir de uma avaliação detalhada das medidas do seu corpo, sua flexibilidade, força e desejos em relação ao que você quer no ciclismo, o bike fitter te oferecerá o modelo ideal, bem como as peças ideias para a sua bike.

Neste artigo, vamos te contar o que é o Bike Fit, seus benefícios e sua importância para um pedal sob medida para você. 

Fique por dentro do passo a passo de uma sessão de Bike Fit e tenha mais segurança na hora de buscar pelo seu profissional. 

A bike ideal para você

O Bike Fit é uma técnica que alinha as medidas do corpo do ciclista ao formato de sua bike. É um trabalho individualizado e cauteloso que busca o equilíbrio entre o máximo de conforto e o máximo de desempenho. 

Em outras palavras, o Bike Fit é uma técnica que visa melhorar a interação entre o ciclista e sua bike. Através dela você encontrará a bike ideal para suas necessidades corporais e de performance. 

Qualquer tipo de ciclista pode usufruir deste serviço, desde iniciantes até profissionais, passando por mountain bikers a ciclistas de estrada. Tem espaço para todos.  

Além de proporcionar conforto e melhorar sua performance, o Bike Fit pode ser um bom aliado na prevenção de lesões e dores causadas pelo mau uso da bicicleta. 

O Bike Fitter, profissional responsável pela técnica, deverá ser alguém já com uma formação prévia de educador físico ou fisioterapeuta. Só assim eles serão capazes de entender a biomecânica do corpo em movimento em contato com a bike. 

O ideal é que você busque por esse tipo de serviço antes mesmo de comprar sua bike. Dessa forma, o bike fitter indicará a bicicleta ideal para sua necessidade e desejo. 

Mas se você já tem sua bike e optar pela ajuda do profissional fitter, não tem problema. Nesse caso, serão feitos ajustes de forma a adaptar sua bike para suas necessidades. 

A sessão com o bike fitter pode ser dividida em 7 etapas. Passaremos por cada uma delas e, assim, poderemos ter uma ideia do que esperar dessa técnica.

Avaliação

Cada ciclista possui um corpo diferente. Portanto, o passo Nº 1 de uma sessão de Bike Fit é avaliar esse corpo. Confira alguns pontos avaliados:

  • ângulos entre articulações;
  • medidas dos ossos, das pernas e dos braços;
  • pisada e flexibilidade;
  • postura e força.

Não se estranhe se o bike fitter te observar durante alguns minutos na mesma posição. Ele não pode deixar passar nenhum detalhe.

Nessa etapa será realizada uma anamnese, uma série de perguntas sobre seu histórico com lesões, com atividades físicas, com dores e sobre seus desejos e objetivos no ciclismo.  

A avaliação física será fundamental para definir seu tipo de pedalada e quais serão os ajustes específicos para você.

Ajuste entre pés, sapatilhas, tacos e pedal

Esse é o momento em que o bike fitter fará o ajuste ideal entre os pés, as sapatilhas, os tacos e pedal. O objetivo é encontrar o ponto correto para posicionamento do taco na sapatilha. 

Será encontrado primeiro o ponto de pisada em uma palmilha posicionada rente ao chão, a partir dos pontos de contato do primeiro e do quinto metatarso. 

Logo em seguida, com os tacos posicionados, é o momento de colocar a sapatilha em uma ferramenta de alinhamento, ou cópia de posicionamento. Ela permite que uma sapatilha fique igual a outra, e que ambas fiquem alinhadas. 

Análise da pedalada 

Essa etapa é bastante importante. Você subirá em uma bicicleta e simulará uma pedalada. O bike fitter pode analisar o seu pedal de duas formas, 2D ou 3D.

O 2D é realizado através de uma câmera e um software específico. A sua imagem é reproduzida em uma tela do computador e o software calcula medida e ângulos do corpo em relação à bike. 

No 3D serão instalados sensores em pontos estratégicos de seu corpo oferecendo dados das medidas em tempo real. É o modo mais rápido, porém mais caro de realizar a análise. 

Após uma primeira tomada de medições, o bike fitter irá definir os ajustes a serem realizados. 

Ajustes na Bike

A partir das medidas coletadas e dos dados analisados pelo bike fitter, será o momento de ajustar a sua bike com ângulos e posições corretas. Se você já tem a bike, o ajuste será realizado logo em seguida da análise.

Mas se você optou por comprar a bike após a sessão de Bike Fit, você receberá um documento contendo os modelos recomendados. Após comprar a bike recomendada, você voltará no profissional que fará os últimos ajustes e alinhamentos. 

Entre os componentes que podem ser ajustados estão:

  • taco;
  • selim;
  • guidão;
  • manetes de freio;
  • trocador de marcha;

Medição final e orientações físicas

Com os ajustes realizados é hora de conferir se tudo está dentro do planejado. Se as medidas estão batendo, se os ângulos da sua pedalada estão dentro do esperado e se você já pode sair para o seu pedal. 

Além disso, será o momento de ouvir as dicas finais, principalmente sobre o que você deve prestar mais atenção enquanto pedala (a partir do seu histórico apresentado lá no início da sessão).

O profissional do bike fit também te indicará qual a melhor forma de posicionar o seu corpo para que haja esforço na medida certa, sem lesões e com preservação da saúde física. 

Haverá ainda a necessidade de um retorno para verificar se os objetivos foram alcançados. O prazo será definido entre profissional e cliente de acordo com a forma de trabalho. 

Importância, benefícios e onde encontrar

Após passar por todas essas etapas você pode começar ou continuar o seu pedal tranquilo. Pode ser que você busque mais conforto e leveza na sua prática, ou então queira melhorar sua performance de atleta, não importa. Qualquer que sejam os seus objetivos, o bike fit pode ser indispensável. 

É importantíssimo descobrir, por exemplo, onde está o maior peso do seu corpo enquanto você pedala. O ideal para quem busca conforto é que ele esteja mais em cima do selim, para aliviar a força dos braços no guidão. 

E não é porque você é um profissional experiente (com uma musculatura fortalecida), que você está livre de lesões. Pode ser que o seu giro não esteja ideal para o que você busca na sua performance, ou que a altura e regulagem do seu selim esteja te atrapalhando por questões de milímetros. 

O importante é prolongar o seu tempo como ciclista e prezar por sua saúde, buscando cada vez mais um alinhamento entre o seu corpo e sua bike. 

A técnica do Bike Fit é relativamente nova e tem crescido ao longo dos anos, e na The Bike Culture, você pode contar com os serviços de um Bike Fitter especializado. Tudo o que você precisa é entrar em contato pelo telefone 0800-200-1041 e agendar um horário conosco. Estamos na Alameda Ministro Rocha Azevedo, 1068, Cerqueira César – SP.

Não espere mais para adicionar conforto e performance à sua rotina de ciclista!