Você sabe como trocar a corrente da bicicleta? Sim, todo ciclista irá precisar trocá-la um dia, assim como qualquer outro equipamento ou peça da sua bike. Talvez por desgaste ou por uma emergência. Mas, qual a necessidade de aprender a trocar a corrente sozinho?
Corrente
A corrente precisa de atenção especial, porque é uma das partes mais importantes da sua bicicleta, assim como o pedal. É ela a responsável por gerar energia para o funcionamento da bike. A potência colocada nos pedais é transmitida para o cassete, que fica localizado na roda traseira. Essa peça é uma roda dentada de metal, por onde a corrente desliza.
Você só consegue se movimentar de bicicleta por conta da corrente. Portanto, em uma situação emergencial, você não vai conseguir continuar a pedalar. Sendo assim, será preciso trocar a corrente, ou terá que voltar para casa, empurrando a bike.
Além de economizar, caso haja uma situação emergencial, você ser capaz de trocar a corrente da bicicleta sozinho é importante para conhecer a bike.
Como saber que a corrente deve ser trocada?
A corrente da bike se desgasta durante o uso. Os elos também conhecidos como links, vão se alargando. Portanto, é importante saber quando a corrente emite sinais de que precisa ser trocada.
Ao pedalar, você pode notar que a corrente parece não estar encaixada nos dentes. Fique atento, isso é um sinal de que ela deve ser trocada. Além disso, ao pedalar você pode perceber alguns “trancos” e isso também é outro sinal de que a corrente precisa passar por uma revisão.
Tipos de correntes
Entretanto, antes mesmo de aprender como trocar a corrente da bicicleta, você precisa saber quais são os tipos de correntes existentes. As correntes possuem pino, placa interna, externa e rodilha. Elas são fabricadas em dois tipos de material: liga de aço ou níquel.
As correntes para bike são de duas larguras, 1/8”, que mais grossas e 3/32”, que são mais finas. Aliás, fique atento também aos modelos, que são diferentes.
Ferramentas
Agora que você já sabe como a corrente funciona, quais os seus componentes e de que material é feita, você precisa conhecer quais são as ferramentas utilizadas para trocar a peça.
Para fazer a troca ou manutenção, você vai precisar de pino de corrente, chave extratora de pino de corrente e fio de aço curto. Portanto, tenha atenção para dois pontos.Veja abaixo:
- O pino de corrente, assim também como a corrente para a troca, deve ser da mesma marca e modelo dos componentes.
- Além disso, o pino deve ser na medida referente à velocidade das marchas da sua bicicleta.
Como trocar a corrente
Finalmente chegou a hora de aprender como trocar a corrente da bicicleta. A troca pode ser apenas de um ou mais elos com problema ou da peça por inteiro.
Em primeiro lugar, para trocar a corrente por inteiro, meça a nova na antiga. Outra forma de medir corretamente é passando o item na maior engrenagem, por fora do câmbio. Do outro lado, passe a corrente na maior coroa. Em seguida, aumente mais dois elos da corrente ao tamanho. Agora corte a corrente nova. Para finalizar, dispense a antiga e faça a troca.
Para trocar apenas os elos, use a ferramenta específica para abrir o elo defeituoso. Retire-o. Troque para o elo novo.
Com a corrente presa da maior engrenagem até a maior coroa, una as extremidades com um fio de aço curto em formato da letra “v”. Dessa forma, é possível trabalhar com segurança, para que a corrente não escape das suas mãos. Fechando os elos, solte o fio de aço e a sua bike está pronta para rodar!
Gostou das dicas? Então aproveite outros posts em nosso blog para se informar cada vez mais sobre as especificidades da bicicleta.
Quer adotar a bike como estilo de vida? Acesse o instagram da The Bike Culture.