Skip to main content

De uma coisa é certa, a alimentação adequada do ciclista potencializa o resultado sobre duas rodas. Porém, a rotina muitas vezes apresenta algumas dificuldades para manter a dieta. Por esse motivo, muitos atletas recorrem ao uso de suplementos. Para balancear o consumo de vitaminas, nutrientes e proteínas. Mas quais são os suplementos para ciclistas?

No mundo da bike, opções de suplementos para ciclistas não faltam! Eles podem ser um diferencial importante no seu desempenho na bicicleta. Mas não pense que é apenas isso.

Como o nome já diz, esses produtos funcionam como complemento alimentar. Feito para substituir algum componente alimentar que está em falta no seu organismo.

Por isso, antes de se suplementar, é preciso iniciar um acompanhamento com um nutricionista. Pois ele vai indicar a dieta mais adequada e o suplemento adequado a sua necessidade.

Para você entender os tipos de suplementos para ciclistas, por aqui você vai encontrar alguns dos mais usados a manter a boa saúde e forma física. Continue lendo!

1- Gel de Carboidrato

São ideais para garantir melhor manutenção de energia durante o pedal, evitando a fadiga.

Quando ingeridos após o treino, os carboidratos ajudam na recuperação muscular.

Aliás, também podem ser indicados para evitar fadiga e, também, que a performance seja prejudicada.

2- Multivitamínicos

Eles ajudam o nosso corpo a manter as quantidades certas de vitaminas e minerais. Os multivitamínicos podem ajudar e muito a rotina do ciclista, pois sua composição conta com diversos tipos de nutrientes.

Além de auxiliar no desempenho físico, eles aumentam a imunidade, que é ideal na prevenção de doenças

3- BCAA

São aminoácidos de cadeia ramificada que auxiliam na recuperação e construção da massa muscular. Além de evitar o catabolismo – perda de massa muscular – em treinos mais intensos.

4 – Probióticos

Esses suplementos são ideais para regular algumas das funções do organismo. Principalmente a flora intestinal.

No entanto, não são muito famosos pelo ganho de massa muscular.

Mas contribuem muito para uma vida mais saudável. Afinal, com eles a digestão será mais leve e rápida. Diminuindo a chance de problemas intestinais durante as pedaladas.

5 – Whey Protein

O Whey fornece importantes aminoácidos que contribuem para a recuperação pós-treino, evitando a perda de massa muscular. Esse é um dos suplementos mais famosos e utilizados ao redor do mundo.

Aliás, ele pode ser muito útil para quem planeja começar a pedalar por longos trajetos e não quer sofrer tanto com a adaptação. Além disso, também é indicado para quem busca o ganho de massa muscular durante o pedal.

6 – Glutamina

Durante as pedaladas intensas, é bastante comum haver prejuízo na função do sistema imunológico. A glutamina é ideal, pois estimula o bom funcionamento das células de defesa, prevenindo infecções.

7 – Bebidas isotônicas

Essas, são talvez uma das mais recorridas pelos ciclistas. Compostas por água, carboidratos e eletrólitos, como sódio. Além disso, auxiliam na recuperação de sais minerais perdidos através do suor.

Mas fique atento! A hidratação é um fator essencial para garantir um bom rendimento e a recuperação do atleta.

 

Como informamos no decorrer desse post, o suplemento serve para complementar a dieta do atleta. Indicado para suprir alguma necessidade de componentes alimentares no organismo. Portanto, não age sozinho.

 

Mas será que todo ciclista precisa se suplementar?

 

De modo geral, não! Para quem pedala como forma de rotina, sem percursos muito longos ou de alta intensidade. Ou para quem escolhe a bike como meio de transporte ou lazer, certamente não terá a necessidade de se suplementar. Caso mantenha uma alimentação adequada, claro.

No entanto, quem está em busca de tornar um verdadeiro atleta sobre duas rodas. Com pedaladas intensas, podem precisar recorrer ao uso suplementos alimentares.

Porém, não pode abrir mão de procurar um profissional da saúde indicado para recomentar o melhor suplemento e a quantidade correta para as necessidades nutritivas.

Ou seja, antes de pensar em complementos alimentares, procure um nutricionista e desenvolva um plano alimentar.

E já que estamos falando sobre saúde alimentar, vem conferir as Dicas de Nutrição Para Ciclistas. Clique aqui!

Acompanhe nosso instagram e fique por dentro de todas as novidades do mundo da Bike. @thebikeculture