Skip to main content

A TBC te mostra quais são as características ideais para que você possa viajar de bike sem medo!

Se viajar já é bom, imagina viajar pedalando? Sentir a liberdade com o vento batendo no rosto e apreciar diferentes paisagens com certeza torna única a experiência de viajar em duas rodas.
Mas, é preciso tomar alguns cuidados, como verificar se você possui a bike ideal para essa aventura, e o que é necessário para tornar sua viagem segura e tranquila. 

 Por isso, a TBC listou 5 dicas para você poder viajar de bicicleta sem preocupações. Confira: 

#1 – Pontos de fixação para bagagens

 Como geralmente em viagens as bagagens se fazem necessárias, é muito importante que o quadro da bike possua pontos de fixação para a instalação dos bagageiros. Tanto os tubos frontais quanto traseiros servem de pontos de fixação! De preferência, escolha uma bike que tenha suportes para caramanholas, afinal, impossível viajar sem se hidratar pelo caminho! 

#2 – Níveis de velocidade

É essencial que a bike escolhida para viajar possua um câmbio amplo, com força suficiente para enfrentar subidas, principalmente considerando o peso da bagagem. Uma sugestão é usar uma bike de três coroas (por volta de 26-36-28).

#3 – Quadro resistente

 Ainda no assunto “bagagens”, é indispensável que a bicicleta aguente o tranco e que o seu quadro não entorte com o peso extra. Portanto, realize testes na sua magrela antes de colocá-la na estrada! 

#4 – Geometria ideal

Diferente do que se pensa, não é apenas a geometria da bike que conta: a sua também! Antes de mais nada, você precisa encontrar uma posição bem confortável para pedalar, afinal, percorrerá trajetos longos. Portanto, precisa se cuidar e evitar que problemas de postura ou câimbras afetem sua viagem. Aí entra a escolha da bike: é imprescindível que seja adequada para grandes trajetos. A recomendação é que a magrela possua tubos traseiros maiores que os comuns. Além de garantir mais espaço para a bagagem, também oferecem uma estabilidade melhor. 

#5 – Rodas resistentes

Outro ponto que exige muita atenção e cuidado é a roda da bike, por conta do sobrepeso e a longa distância. O recomendado é que seja uma roda de no mínimo 36 raios, aros de paredes duplas e pneus com proteção contra furos (afinal, nesse tipo de viagem, sempre há obstáculos).

Acredite, não só pneu furado é um dos maiores problemas em viagens de bikes, raios quebrados também! Portanto, atente-se sempre.