Skip to main content

O equipamento ideal melhora ainda mais a experiência de pedalar!

Uma dúvida muito comum entre os ciclistas é: qual o selim ideal? São várias questões que envolvem a escolha desse equipamento indispensável, como diferenças anatômicas, sexo, modalidade e afins.

Pensando nisso, a TBC abordou 4 pontos muito importantes para escolher o selim ideal para sua bike, seja você um ciclista profissional ou amador. Afinal, usar um equipamento inadequado pode prejudicar seu corpo e tornar sua experiência desagradável.

Confira a seguir os pontos para escolher o selim ideal para a sua bicicleta:

#1 – Mulheres e homens possuem necessidades de adaptação diferentes

Algumas pessoas desconhecem essa informação, mas, realmente existem diferenças entre o selim feminino e o masculino. A mulher possui o quadril mais largo, portanto, o ísquio (osso que constitui a zona inferior da pélvis e apoia o corpo enquanto sentado) é mais distante, comparado ao homem. Por isso, geralmente o selim para a mulher é mais largo e possui uma ponta menor. 

#2 – Qual o formato ideal?

Um dos critérios para a escolha da peça, além dos citados anteriormente, é a posição na bike. Se você pedalar de uma forma mais “agressiva”, a melhor opção é um selim plano e estreito; mas, caso a sua posição de pedalar for mais vertical, o indicado é o selim almofadado e mais curvo.

#3 – Um selim muito acolchoado não significa que é ideal, nem o mais confortável

Diferente do que muitos pensam, nem sempre o selim mais acolchoado é o mais confortável. Profissionais que pedalam muitas horas por dia preferem o de carbono, com um couro sintético bem mais fino. Isso ocorre porque caso você pedale por muito tempo em um selim acolchoado, ele tende a se deformar, causando dores e desconforto.

#4 – Selim por modalidade

Para cada modalidade, há um tipo específico a ser indicado e isso deve ser seguido. Confira algumas modalidades e o selim ideal para cada uma delas: 

• Mountain bike – geralmente possui uma camada de preenchimento na região superior, seja de espuma, gel ou outro material, isso garante conforto para o atleta. Normalmente é feito com um material mais resistente. Alguns atletas optam pelo selim vazado, para reduzir a pressão nas veias e nervos mais sensíveis.

• Triatlo – Para essa modalidade, recomenda-se um selim mais estreito, com “nariz” longo e plano, uma vez que os triatletas passam muito tempo pedalando na ponta, em uma posição horizontal.

• Bike urbana – geralmente os trajetos da bike urbana são menores e não exigem muita velocidade. Portanto, recomenda-se um selim mais macio e confortável, com uma ponta mais curta. 

• Bike de estrada – para esse tipo de bike, o selim possui formato V, são mais estreitos e lisos. Isso permite que o atleta faça movimentos de forma livre, evitando atritos com a parte inferior das coxas.