Viva o melhor da sua cidade com as 8 dicas para pedalar com segurança no trânsito!

 

Desbravar as ruas da cidade com sua magrela é extraordinário, mas alguns cuidados precisam ser tomados antes de se aventurar por aí. Por isso, a The Bike Culture preparou uma lista com as melhores dicas para pedalar com segurança no trânsito.

Vai começar a pedalar? Confira as melhores bikes para iniciantes!
A TBC te dá as melhores dicas de manutenção para sua bike!
A bike urbana ideal para abrir seus caminhos na cidade pela TBC!

A lista inclui equipamentos, além de cuidados e atitudes necessários no momento de pedalar. Confira!

 

1. Dicas para pedalar com segurança no trânsito 

Luzes

 

The Bike Culture - Dicas para pedalar com segurança no trânsito - Luzes

The Bike Culture – Dicas para pedalar com segurança no trânsito – Luzes

 

O uso de luzes para pedalar é obrigatório (conforme o Código de Trânsito Brasileiro) para que os motoristas consigam identificar o ciclista em seu campo de visão.

O ciclista urbano consciente preocupa-se com a utilização de uma luz vermelha para a parte traseira da bike e de uma luz branca para a dianteira, uma vez que muitos acidentes acontecem em cruzamentos.

Além disso, o CTB também obriga a iluminação da lateral e nos pedais bike.

 

2. Dicas para pedalar com segurança no trânsito

Nada de contramão!

 

Não pedale na contramão! Além de ser uma infração prevista no CTB, pedalar na contramão é muito perigoso, apesar de alguns ciclistas pensarem o contrário.

Na verdade, a prática atrapalha os motoristas que, muitas vezes, não conseguem visualizar a bike em curvas, aumentando o risco de um acidente. Pedalar na contramão também apresenta risco de atropelamento de pedestres por ciclistas, visto que poucas pessoas olham para os dois lados ao atravessar.

 

3. Dicas para pedalar com segurança no trânsito

A calçada é para pedestres!

 

The Bike Culture - Dicas para pedalar com segurança no trânsito - Riscos da Calçada

The Bike Culture – Dicas para pedalar com segurança no trânsito – Riscos da Calçada

 

Pedalar nas calçadas das ruas não só é proibido pelo CTB – salvo algumas exceções –, como também pode colocar a vida dos pedestres em risco. Caso se faça necessário, o correto é que o ciclista desça da bicicleta para trafegar pela calçada, sem colocar terceiros em risco.

 

4. Dicas para pedalar com segurança no trânsito

Sinalize suas ações

 

Assim como o uso da seta é importante para os veículos, os ciclistas também devem sinalizar suas ações no trânsito para pedalar com segurança. Sendo assim, antes de qualquer curva ou mudança de faixa, sinalize o movimento com o braço, para que os veículos possam antecipar seu trajeto.

 

5. Dicas para pedalar com segurança no trânsito

Não trafegue pelos canteiros

 

Embora possa parecer mais seguro, trafegar pelos cantos das ruas aumenta o risco de um acidente. Em primeiro lugar, esse espaço costuma ter bueiros, acúmulo de lixo e não são espaços planos.

Além disso, a margem que o ciclista tem para realizar alguma manobra em caso de uma eventual adversidade é menor, o que diminui sua segurança.

 

6. Dicas para pedalar com segurança no trânsito

 Sinalização de trânsito

 

As placas de “pare”, os semáforos e tantos outros sinais de alerta espalhados pela cidade foram colocados de tal forma que ajudam a reduzir o risco de acidentes. Por isso, é importante respeitá-los, esteja você num veículo ou não.

Ao cruzar um farol vermelho, por exemplo, o ciclista coloca-se em risco de chocar-se com um veículo que vem na direção contrária. O mesmo tipo de situação pode acontecer ao passar por um cruzamento sem antes respeitar a preferência de cada sentido.

 

7. Dicas para pedalar com segurança no trânsito

Música?

 

The Bike Culture - Dicas para pedalar com segurança no trânsito - Música

The Bike Culture – Dicas para pedalar com segurança no trânsito – Música

 

Mesmo que escutar música ao pedalar seja prazeroso, também é um hábito que deve ser evitada. Isso porque é preciso estar atento aos barulhos da rua, como buzinas, sirenes ou até mesmo para o alerta de algum transeunte ou motorista.

O melhor a se fazer é esperar chegar ao seu destino antes de tirar os headphones da mochila!

 

8. Dicas para pedalar com segurança no trânsito

Calçados seguros!

 

The Bike Culture - Dicas para pedalar com segurança no trânsito - Calçados Seguros

The Bike Culture – Dicas para pedalar com segurança no trânsito – Calçados Seguros

 

Atentar-se ao calçado usado para pedalar é de extrema importância para a segurança do ciclista. Só para ilustrar, sapatos com solado de couro escorregam com facilidade no pedal, por serem extremamente lisos. Bem como alguns tênis de corrida que possuem solado pouco emborrachado e por consequência, também escorregam nos pedais.

Ademais, sandálias e sapatos abertos também oferecem alguns riscos, por deixar os pés desprotegidos do meio externo.

Calçados e tênis baixos com solados emborrachados são ótimos para pedalar na maioria dos pedais, sapatilhas de ciclismo também são excelentes opções!

Seja como for, é importante sempre também conferir se os cadarços estão bem atados e empurrados para o interior do calçado antes de começar a pedalar.

 

 

A TBC já falou por aqui sobre o Kit do Ciclista Urbano, perfeito para compor nossas dicas para pedalar com segurança no trânsito!

Fique por dentro dos nossos conteúdos e boas pedaladas!