Seja você um ciclista entusiasta, profissional ou amador, precisa saber o que é o Bike Fit e entender sua importância. Afinal, para uma boa prática do esporte, é necessário ter a chamada “consciência corporal”. Ou seja, saber se o seu corpo está se adaptando bem e se os equipamentos utilizados são realmente os ideais para você.
Com o crescimento considerável do ciclismo no Brasil, a busca por equipamentos melhores também aumentou. Essa nítida mudança de comportamento foi um dos motivos para novos investimentos na área de tecnologia. E consequentemente, na formação de novos profissionais, denominados bike fitters – técnicos especializados em ajustes milimétricos da bicicleta para o cliente.
#1 – O que é o Bike Fit?
É um ajuste ergométrico, cujo objetivo principal é estabelecer uma sintonia entre a bicicleta e o ciclista, de modo que ele possa aproveitar o máximo de proveito do equipamento. Isso proporciona conforto e segurança, melhorando o desempenho do atleta. Além disso, reduz o risco de lesões ocasionadas por irregularidades anatômicas.
#2 – Como é feito?
O Bike Fit é realizado em 4 etapas, são elas:
– Biótipo do ciclista e características biomecânicas – essa etapa envolve a mensuração dos membros inferiores e superiores, altura, amplitude das articulações, alterações cinesiológicas (de movimentos) por lesões ou desequilíbrios articulares, esqueléticos e/ou musculares.
– Características da bicicleta – nessa segunda parte, é feita a identificação do tipo da bike – road, mountain, urban, time trial, etc.; tamanho do guidão, do canote, do quadro e da mesa e, por último, do selim e angulação da mesa.
– Características do ciclista + bike – na terceira etapa, é realizado um ajuste harmônico, considerando as duas primeiras etapas e a forma que o ciclista utiliza a bicicleta. Dessa forma, é possível potencializar ainda mais o conforto para um passeio. Ou até mesmo deixar a bike mais preparada para um treino pesado ou competição.
– Últimos detalhes – na quarta e última etapa, são realizados os últimos ajustes para que tudo esteja perfeitamente alinhado – posição dos tacos na sapatilha, angulação e altura dos manetes de freios e selim, além, é claro, dos câmbios.
#3 – Benefícios do Bike Fit para os atletas
Os atletas são os maiores beneficiados com essa prática. Portanto, necessitam de um bike fit bem feito e muito preciso. Afinal, passam muito tempo com a bike, seja em treinos ou competições, submetendo o equipamento ao seu limite.
Nessas situações, os ajustes e detalhes possuem o dobro de relevância, pois todo o esforço do ciclista tende a transferir para o aproveitamento do equipamento. Ademais, esses detalhes fazem a diferença entre um bom desempenho com resultados satisfatórios ou um treino interrompido por dores ou lesões.
#4 – De quanto em quanto tempo o Bike Fit deve ser feito?
Não há uma regra exata quanto à frequência da realização do Bike Fit. Geralmente, é altamente recomendado quando há algum tipo de alteração considerável no equipamento ou no ciclista. Por exemplo, quando o ciclista sofreu uma séria lesão, ou comprou alguma peça nova com características diferentes.
Além disso, é importante frisar a troca de bicicleta. Mesmo que as medidas da bike anterior estejam “decoradas”, não é garantido os mesmos benefícios do bike fit antigo para a bike nova.
Não espere mais para ajustar sua bike!
Aqui na TBC, o bike fit é feito com os melhores profissionais aliado ao melhor custo-benefício.