Skip to main content

Prolongue a duração das suas roupas de ciclismo!

As roupas de ciclismo geralmente são produzidas com altas tecnologias, para ter uma boa aderência ao corpo do ciclista, tratamentos anti-bacterianos e algumas vantagens especiais que não custam pouco. Por isso, é tão importante manter as roupas conservadas – entre os passos para mantê-la eficiente é saber como lavá-las.

Por isso, a The Bike Culture listou algumas dicas para lavar as roupas de ciclismo sem estragar. Confira!

 

#1 – Não deixe as roupas de ciclismo sujas por muito tempo

Quando a roupa fica suja por muito tempo, as bactérias presentes ficam cada vez mais impregnadas e mais difíceis de sair. Isso significa inclusive que há a possibilidade de que o cheiro não saia mesmo lavando.

Claro, nem sempre é possível lavar assim que chegar de um treino ou de um dia quente. Mas, o importante é não deixar a roupa embolada e jogada em algum lugar úmido. O ideal é que se você não pode lavar, ao menos pendure as roupas úmidas em um ambiente aberto e arejado até a hora da lavagem.

#2 – Leia atentamente às instruções da etiqueta

Geralmente, os fabricantes inserem na etiqueta algumas informações bem importantes a respeito do modo de lavagem, resistência do tecido, etc. Portanto, recomendamos que leia bem essas recomendações antes da primeira lavagem. Como por exemplo, não utilizar alvejante, nem utilizar água quente em roupas de látex ou nylon – no máximo água morna. 

Tudo vai depender exclusivamente do tecido, então tenha sempre muito cuidado. Lavar com água fria sempre é sem erro.

#3 – Não misture as roupas de ciclismo com itens que contenham velcro

Quando o velcro entra em contato com outras peças, acaba danificando pela sua força e abrasão. Sabe aquele aspecto de roupa surrada e desgastada? Geralmente, itens como luvas possuem velcro, portanto é bom evitar lavar tudo junto.

#4 – Procure utilizar produtos específicos

Já existem detergentes próprios para a lavagem de roupas de alta performance. Esses produtos possuem ação anti-bactericida e evitam as temidas manchas. Contudo, eles são mais caros do que os comuns facilmente encontrados no mercado. 

O que não recomendamos em hipótese alguma, é o uso de alvejantes, água sanitária, ou outros produtos pesados (com vários componentes químicos), porque é certeza que vai danificar o material. Além disso, amaciantes também não são indicados, uma vez que eles removem a película resistente à água, em casos de peças impermeáveis e anti umidade. Também danificam o elastano e os demais tecidos sintéticos.

#5 – Roupas de ciclismo com zíperes

Nos casos de roupas que possuem zíperes, é muito importante que eles sejam fechados na hora da lavagem. Isso porque eles podem acabar ‘enganchando’ na máquina de lavar, ou enroscando em alguma outra peça.

#6 – Cuidados ao lavar na máquina

Por aqui, estamos reforçando uma certa fragilidade nas roupas de ciclismo… mas não queremos dizer necessariamente que é proibido lavar em máquinas. É permitido, mas o recomendado é que as roupas ao menos sejam colocadas em “sacos de malha” – próprios para a lavagem. Dessa forma, não entram em contato direto com a agitação da máquina e evita problemas com a peça.

#7 – Evite secadores de roupas!

O calor ocasionado por essas máquinas secadoras podem levar ao encolhimento das peças, podendo até mesmo queimar as fibras. 

Esses tecidos costumam secar bem rápido, portanto prefira sempre o método natural – secar ao ar livre no varal. Em casos de urgência, utilize um secador com muita cautela – sempre na potência mínima, e observando como a peça está reagindo ao calor.

E aí, curtiu as dicas? Temos certeza que a partir de agora suas roupas de ciclismo durarão muito mais!