Em uma etapa marcada por situações que fogem à normalidade, Primoz Roglic (BORA-Hansgrohe) venceu o Contrarrelógio da 1ª etapa da Volta ao País Basco. Jay Vine (UAE Team Emirates) terminou em 2º lugar e Mattias Skjelmose (Lidl-Trek) fechou o pódio na 3ª posição.
Situações anormais com importantes ciclistas
Antes mesmo da largada, a Ineos Grenadiers anunciou a queda e o abandono de Tom Pidcock, durante seu aquecimento. Logo após, o vencedor da etapa, Primoz Roglic, errou o caminho em direção ao pórtico de chegada e acabou perdendo preciosos segundos.
Para completar, o Campeão Mundial de Contrarrelógio, Remco Evenepoel, caiu logo após a largada e também teve seu tempo final prejudicado.
Juan Ayuso estabeleceu a primeira grande marca
Juan Ayuso, líder da UAE Team Emirates estabeleceu o primeiro grande tempo, com 12min 50 seg, que seria logo em seguida detonado pelo grande vencedor, ao estabelecer 12min 34 seg, que mesmo com o erro no final, não foi batido pelos principais adversários.
Jonas Vingegaard no 5º lugar
Jonas Vingegaard acabou decepcionando seus fãs, que acreditavam em uma posição Top 3. O dinamarquês finalizou a etapa, na 5ª posição, 15 segundos após seu grande rival (que poderia ser ainda melhor sem o erro no final).