Skip to main content

Marcella Toldi nos conta sobre sua experiência ao andar de bike fora do Brasil!

Agora que estou em Miami há um pouco mais de tempo, comecei a explorar mais os parques e atividades disponíveis nos arredores.
 A comunidade do ciclismo é enorme por aqui, existem vários grupos tanto no ciclismo de estrada quanto no mountain bike, com treinos oficiais organizados toda semana e muitas provas ao longo do ano.

Assim que cheguei, conheci melhor um grupo de brasileiros que treina e compete por aqui, a Galera do Pedal. Como não poderia deixar de ser, a Galera do Pedal é um grupo de coração quente e que agita está presente em todas as provas que acontecem no sul da Flórida. 

Eles me acolheram também e fizeram com que eu me sentisse em casa já no primeiro mês da mudança. Posso dizer que tenho uma família aqui, são o tipo de gente que ajuda com qualquer coisa e certamente não irão te deixar na mão se precisar de uma boa companhia para treinar. Se quiser conferir mais detalhes da uma olhada nos perfis do Instagram e Facebook deles @galeradopedalflorida.

Eu já sabia que Miami e o toda a região do sul da Flórida tem um clima ideal e uma cultura muito inclusiva para os ciclistas, com ciclovias por toda a parte e leis que obrigam os veículos a darem preferência na pista da direita para a bike, o que favorece muito a prática do esporte. 

O que eu não imaginava é que, além da ajuda por parte da iniciativa pública, existe também uma infinidade de opções de grupos e locais para ciclistas de estrada e mountain bikers, com muita informação disponível na internet. Eu pessoalmente já testei muitos grupos abertos e trilhas e ainda tenho uma lista enorme que pretendo explorar nos próximos meses.

 

Se você está planejando vir para cá e não sabe bem onde pedalar, uma forma fácil de encontrar algum grupo que funcione para ciclismo de estrada é através do site The Miami Bike Scene. Lá você vai encontrar uma lista com vários “group rides” abertos, spanididos por distrito (Miami, Broward, Palm Beach e Florida Keys). 

 

Eles colocam o dia da semana, horários, nível do grupo e endereço do ponto de encontro. A maioria dos grupos tem um link que te direciona para um grupo privado no Facebook ou algo do tipo. Se algum grupo te interessar, clique no link, procure mais informações e não tenha medo de entrar em contato. 
Um bom grupo certamente vai te responder e confirmar os detalhes disponíveis no site. Só tenha em mente que esses grupos são geralmente para quem quer treinar. Você precisa ter experiência em pelotão e uma atitude de respeito com todos os integrantes.

 

Para a galera do mountain bike, o que não falta são opções de trilhas incríveis em spanersos parques. A administração dos parques costumam cobrar uma taxa de 1 a 5 dólares por pessoa durante os finais de semana mas as trilhas são muito bem cuidadas, todos os parques têm estacionamento, banheiros, são muito seguros e limpos e geralmente oferecem também um espaço fechado com estradas pavimentadas para um pedal mais curto, além de outras atrações como Wake board, frisbee-golf, caiaques e stand-up paddle e muito mais. 

 

Existem spanersos sites na internet que disponibilizam informações sobre parques e trilhas e cada parque tem também um site próprio com mais detalhes. Eu costumo olhar um site famoso nos Estados Unidos para quem pedala de mountain bike, o Single Tracks. Lá consigo ver fotos, avaliações, uma descrição das trilhas, endereço de cada parque e muito mais.  Ultimamente tenho pedalado bastante no Virginia Key North Point, Markham Park, Quiet Waters, Amelia Earhart, West Delray Regional Park e o Oleta River State Park. 

 

 Se está procurando novas experiências e gosta de explorar os lugares que visita, o sul da Florida é o lugar perfeito para as suas férias.