Skip to main content

O Yuri Bogner – fera do MTB – explica melhor sobre a Balance Bike!

A Balance Bike ou Push bike, é uma bicicleta sem pedal que ensina as crianças a aprenderem se equilibrar em cima de uma bike. O equipamento é indicado para crianças de 18 meses até os 05 anos e, com a ausência de pedal, a criança usa os pés para ganhar velocidade, brecar com segurança e até mesmo pular com a bike. 

Além disso, a maioria das crianças fazem a transição para a bike com pedal sem usar rodinhas e até mesmo sem auxílio dos pais, não é incrível?

 

Balance bike – como funciona?

Apesar de popular em muitos países, no Brasil ainda se vê muitas crianças aprendendo a andar de bike com rodinhas, com bicicletas pesadas, com alegorias, rodinhas, freios e etc. Basicamente qualquer balance bike pode ensinar seu filho a se equilibrar, em geral essas bikes não possuem freio, isso porque os pés são muito mais intuitivos para frear, e pelo fato que a mãozinha da criança ainda não se desenvolveu a ponto de estar pronta para usá-lo.

Balance Bikes Caloi

No Brasil, a Caloi possui bikes Balance tanto masculina como feminina, mas outras marcas também comercializam. O tamanho é padrão, mas existem variações de material, cor, qualidade e preço.

A importância de auxiliar os filhos no aprendizado

Não deixe de ensinar seu filho a andar de bike com elas, porque crianças que já tiveram triciclos, bikes com rodinhas, motinhos elétricas com rodinhas tendem a ser mais resistentes ao uso das bikes balance. Isso se deve ao fato de que essas bikes exigem mais esforço de coordenação para aprender, mas os resultados são muito melhores e mais rápidos.

Sensação de liberdade

Depois de alguns dias de uso, as crianças já amam a independência da brincadeira e o senso de realização. E ao mesmo tempo, os pais podem ficar mais seguros de deixar o filho brincando, pois as quedas são muito mais fáceis de serem evitadas pelas crianças.

Por fim, não esqueça que com bom aprendizado a criança tende a identificar sua qualidade motora em cima de uma bike, aumentando suas chances de aderir a bike como estilo de vida por muito tempo. Afinal, gostamos de fazer o que fazemos bem.