O Giro d’Itália está chegando, em maio vamos acompanhar um dos maiores torneios de ciclismo do mundo. Devido à pandemia da Covid-19, as informações não foram anunciadas pelos organizadores com a antecedência que é de costume. Mas esse problema acabou!
Nesse post, você vai encontrar todas as novidades para ficar por dentro de tudo que vai rolar na competição este ano. Se prepare, aí vem o 104° do O Giro d’Itália!
O que é o Giro d’Itália?
O Giro d’Itália é uma corrida de longa distância para ciclistas profissionais. A competição tem a duração de três semanas e é realizada na Itália durante o mês de maio, com um percurso diferente a cada ano. Considerada uma das mais importantes competições do ciclismo mundial, com mais de 100 anos de história.
Como vai ser a competição em 2021?
A 104ª edição do O Giro d’Itália acontece entres os dias 8 a 30 de maio de 2021. A Largada terá como anfitriã a cidade de Turim, capital do Piemonte, com a Grand Pertenza em um contrarrelógio com 9km de percurso.
O pelotão permanece em Piemonte nas próximas 2 etapas. A segunda de Stupinigi (Nichelino) a Novara (173 km), que oferece a uma parte dos ciclistas a chance de vitória precoce. E a terceira de Biella a Canale (187 km).
Após a semana inicial, os competidores seguem ao sul, através dos Apenidos centrais, Emilia Romagna e depois para a Puglia, antes de retornar ao norte pela strade bianche da Toscana. Depois, pedalam para o leste, para escalar o Zoncolan.
Piemonte volta a receber o pelotão na 19ª etapa do O Giro d’Itália, que terá como maior desafio a chegada ao alto em Alpe di Mera, em Valessia. No dia seguinte, avançam à Verbania, com um final ainda as ser determinado. Espera-se que a última etapa seja um contrarrelógio para o centro de Milão.
Etapas em destaque
- 8/05 – 1° Etapa: Torino > Torino TISSOT ITT, 9 km
- 9/05 – 2° Etapa: Stupinigi (Nichelino)> Novara, 173 km
- 10/05 – 3° Etapa: Biella> Canale, 187 km
- 28/05 – 19° Etapa: Alpe di Mera (Valsesia)
- 29/05 – 20° Etapa: Verbania
Curiosidades para a edição de 2021
- Turim receberá a Grand Pertenza pela terceira vez na história do Giro d’Itália, depois das edições de 1961, 2011, e agora 2021. A corrida celebrará os 160 anos da unificação Italiana.
- O Giro nunca começou uma etapa de Stupinigi antes (Etapa 2).A cidade de Novara (também estágio 2) sediou pela última vez uma etapa de finalização em 1968, vencida por Eddy Merckx, que conquistou sua primeira Maglia Rosa naquele dia.
- Biella sediará uma etapa de largada pela sexta vez (a primeira foi em 1963, a mais recente em 2007), enquanto a corrida nunca terminou uma etapa em Canale.
- O Giro também nunca terminou uma etapa no Alpe di Mera em Valsesia.
- Verbania está preparada para sediar uma partida de palco pela quarta vez em sua história, já tendo feito isso em 1952, 1992 e 2011.
Classificação nas montanhas
Ainda não há indícios sobre passagem das montanhas mais conhecidas, como em Stelvio, Gavia, Agnello ou Pordoi, mas o Colle dei Morti de 25 km é uma subida que pode ser vista no percurso.
A escalada de Morti possui três possíveis subidas, com estradas estreitas, e levam os pilotos até quase 2.500 metros acima do nível do mar. A subida que começa na cidade de Pradleves é de longe a mais difícil das três, com o grau raramente caindo abaixo de 10%.
Veja o recado de Paolo Bellino, CEO e Gerente Geral da RCS Sport, organizador do torneio:
“No 160º aniversário da unificação da Itália, nós só pudemos escolher Piemonte e Torino, a primeira capital italiana, para o Grand Partenza da 104ª edição do Giro. A prova terá início com três etapas que vão mostrar o Piemonte na sua totalidade, mesmos lugares que não costumam ser visitados na história do ciclismo, porque o Giro d’Italia não é apenas um fantástico evento desportivo mas também um excelente veículo de divulgação dos territórios tocado pelo Corsa Rosa. Existe uma relação de colaboração bem estabelecida com a Região do Piemonte.”
Você adora as histórias sobre competições de ciclismo? Veja aqui a lista dos 5 melhores filmes e documentários sobre bicicletas pela TBC!
Conheça o Tour de France e tudo que rolou na competição em 2020.
Gostou desse post? Compartilhe!